Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2012

ESTUDOS:Compulsão alimentar e vício em drogas são ativados pela mesma região cerebral

A obesidade tem crescido tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Muito atribui-se ao sedentarismo, ao consumo de “comfort foods”, a falta de tempo em se cuidar, enfim, a vida desregrada.
Porém, está mais que descrito na literatura, que a obesidade é uma enfermidade crônica e multifatorial, que pode ser controlada com uma reeducação no estilo de vida e, se não tratada, pode levar a diversas doenças sérias como diabetes, doenças cardiovasculares, depressão, dentre tantas outras.
Em 2010, um estudo publicado pela Revista Nature Neuroscience, mostrou que partes do cérebro que controlam o prazer são deterioradas a medida que o alimento é ingerido, sendo uma resposta ao auto-controle cada vez menor. A pesquisa foi realizada com camundongos que consumiam cada vez mais e mais alimentos compulsivamente. Outros camundongos, induzidos a consumir drogas em excesso, tiveram um aumento exacerbado na produção e liberação de dopamina no cérebro, aumentando a sensação de prazer (a mesma quando comparada a comida, sexo ou drogas). Quando comparados a ingestão de comidas gordurosas, notaram um processo semelhante.
Uma pesquisa mais recente, realizada no final do ano de 2012 no Texas e Arizona, sobre a “Correlação Neuronal da Dependência Alimentar”, publicado no Archives of General Psychiatry, foi a primeira que concentrou os correlatos neurais do comportamento viciante dos alimentos e sua possível relação com a ativação neural a dependência de substância tóxicas.
O estudo, diferente do primeiro, foi realizado com mulheres saudáveis, com diferentes faixas de peso e que passaram por questionários e avaliações para detectar sinais de vício em comida, correlacionando a atividade cerebral. Os resultados mostraram que a dependência alimentar NÃO ESTÁ ASSOCIADA AO PESO, sendo que muitas mulheres com peso normal apresentaram sinais de compulsão alimentar. Observaram também que, quando as voluntárias olhavam para imagens de doces, como sorvete, ocorria uma maior atividade de regiões do cérebro associadas ao prazer (amígdala cingulada anterior e córtex orbitofrontal medial), as mesmas regiões que são ativadas em viciados em drogas. Também constataram, como no estudo anterior, que, em mulheres compulsivas, há uma redução na região do cérebro responsável pelo auto-controle (córtex lateral orbitofrontal)
Por isto, procurem exercitar o auto-controle e não se deixem influenciar pela compulsão. Se notar algum sintoma, procure seu médico.
Fonte: http://www.rima.org/
http://kilorias.virgula.uol.com.br/2012/02/compulsao-alimentar-e-vicio-em-drogas-sao-ativados-pela-mesma-regiao-cerebral/
É só procurar o auto controle, meu povo!
#achojusto


Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário