segunda-feira, 31 de março de 2014

'Encarando o preconceito – Por que tanta gente discrimina homens bissexuais?'

“Isso é perversão é indecisão pura, sabe? Não gosto de homem assim. Tenho horror a isso.” Essa frase poderia ter saído de um diálogo sobre signos em que a pessoa em questão descreve um libriano. Poderia ter sido sobre o ex-namorado da minha amiga ou sobre alguém que ela não vai muito com a cara. Que nada. Era só, friso bem com ironia o só, um comentário sobre um rapaz com quem ela tinha saído recentemente. Bonito, gente boa, educado, inteligente, mandava bem na cama e parecia combinar perfeitamente com ela. Mas sabe qual foi o grande “porém” dela pra sair correndo do cara? Ele era bissexual. E pra minha amiga e muita gente com quem ela anda, isso era uma atrocidade sem fim.

Engraçado tratar disso porque a maioria das pessoas concorda com ela. Pra eles, ser mulher bissexual é ok, tá certo ou não tem problema, afinal de contas todo homem precisa de um ménage uma vez na vida, certo? Beijar meninas tá tranquilo, sexo entre mulheres é brincadeirinha pra sair da rotina, dizem eles, mas se o papo inclui um cara, ele é um monstro. Esse é o papo torto – machista e carregado de preconceito – de quem jura de pés juntos que o mundo da sexualidade se define no preto e branco. E não são só os heterossexuais que olham com desconfiança para um cara bi, os gays também ficam com pé atrás e protestam: decidam-se, rapazes!

Sexualidade não é um tema fácil e muito menos é tranquilo de se explicar e entender. Já ouviu falar na Escala de Kinsey? Kinsey era um teórico que estudava o comportamento sexual da humanidade e, pasmem, descobriu que a sexualidade humana pode raramente ser representada por dois pólos isolados (heterossexualidade e homossexualidade). Segundos os estudos do cara, existem outras faixas que incluem pessoas atraídas ocasionalmente, raramente, eventualmente ou predominantemente por alguém do mesmo sexo (o que não descarta a atração pelo outro). A divisão do mundo em dois pólos ainda exclui as expressões de gênero como os transexuais e outras resoluções de identidade que não constam na escala.

Essa escala mostra que muita gente por aí esconde seus desejos e suas vontades sexuais por medo ou vergonha, por pura repressão social, por pura caretice. Sexo é, antes de tudo, fundamental pra saúde física e psicológica de alguém. Se até o Renato Russo gostava de meninos e meninas, por que você não pode? O cara não pode se sentir mal por algo que é natural dele, nem tem que embarcar nessa onda de achar que as coisas que sente são erradas. Se a gente começa a pensar que tudo o que a gente sente tá errado, daqui a pouco amar vai ser o suficiente pra levar metade do planeta Terra prum Tribunal de Causas Puras. Pense nas vantagens, amigo: você aumenta em 100% a sua área de atração (na vida e no Tinder) e tem mais chances de conhecer alguém legal.

Isso nos leva ao segundo ponto: as pessoas acham que o cara bissexual é pervertido e só faz isso pra pegar geral e fazer auêauê como se a vida fosse um eterno carnaval. Não funciona assim, caro leitor. Ele só consegue se sentir atraído por mais gente, o que não significa que ele não possa firmar compromisso sério com alguém, amar alguém, ser leal e fiel a esta pessoa e tudo mais que os gays ou héteros podem fazer. Ele também não é indeciso. Ele sabe muito bem o que quer: os dois. Ele gosta de pessoas no geral e não se importa (como a maioria das pessoas parece se importar) com o que o outro tem no meio das pernas. Não é uma desculpa pra esconder a possível homossexualidade ou coisa do tipo. É realmente a condição sexual com a qual ele veio ao mundo.

Desmistificando essas histórias de que homens bissexuais não existem na fauna e na flora sexual de muita gente, fica meu conselho à amiga cuja fala deu origem a este texto: você perdeu uma puta chance de ter um cara legal do seu lado por insegurança. Talvez você tivesse medo de ser trocada por um homem, talvez você tivesse só se sabotando. Talvez você tivesse sido idiota por não ter uma visão mais ampla da coisa e tratar o cara bem, afinal de contas, vocês não combinaram tanto e o sexo não foi bom? O que mais faltava nessa relação? Pois é, nada. Você que encheu o guri de defeitos inexistentes que você mesma criou. Talvez, e nesse caso eu só posso supor, tenha sido você quem perdeu.

Por Daniel Oliveira
http://www.casalsemvergonha.com.br/2014/03/21/encarando-o-preconceito-por-que-tanta-gente-discrimina-homens-bissexuais/

Muito interessante! Vale a pena ler!

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário