sexta-feira, 21 de outubro de 2011

POLÊMICO:Filme ‘Do Começo ao Fim’ (Aluizio Abranches)

Do Começo ao Fim é um filme brasileiro que estreou no dia 27 de Novembro de 2009, estrelado por Fábio Assunção, Júlia Lemmertz, Gabriel Kaufmann, Lucas Cotrim, João Gabriel Vasconcellos e Rafael Cardoso.
O filme é considerado de baixo orçamento, não devendo ultrapassar 2 milhões de reais. 
Aluizio Abranches, criador e diretor do filme, levou sua idéia para muitos empresários, alguns deles chegaram a sugerir que fosse uma relação entre um casal de irmãos heterossexuais ou, se tivesse que ser homossexual mesmo, que fosse uma relação entre primos, mas Abranches foi fiel à sua idéia e não desistiu de rodá-la, até que conseguiu um pequeno patrocínio da produtora de Marco Nanini.
O diretor do filme alega que não pretende, de maneira alguma, levantar bandeiras com esse filme. Apesar de o filme tratar de dois tipos de relação que costumam ser considerados "tabus" (homossexualidade e incesto), Abranches afirma que a única intenção dele foi mostrar uma história de amor, independente das condições.
Sinopse

§  1986 - Tomaz nasce com os olhos fechados e assim permanece durante várias semanas. Julieta, sua mãe, não se preocupa e diz que quando o filho estiver pronto, que quando ele quiser, ele abrirá os olhos. Foi assim, nos primeiros dias de vida que Tomaz aprendeu o que era livre arbítrio. Um dia, sem mais nem menos, Tomaz abre os olhos e olha direto para Francisco, seu irmão de 5 anos.
 §  1992 - Julieta é uma mulher e uma mãe amorosa. É médica de um hospital e trabalha no setor de emergência. É casada pela segunda vez com Alexandre, pai de Tomaz. Pedro, seu primeiro marido e pai de Francisco, mora na Argentina. Julieta e ele continuam bons amigos. Durante a infância, os irmãos são muito próximos, talvez próximos demais, segundo Pedro, que passa uma temporada com eles em Buenos Aires.
 §  2008 - Anos mais tarde, quando Francisco tem 27 anos e Tomaz 22, Julieta morre. Os irmãos se tornam amantes e vivem uma extraordinária história de amor.
 Elenco
§  Júlia Lemmertz - Julieta (mãe dos meninos)
§  Fábio Assunção - Alexandre (pai de Tomaz)
§  Jean Pierre Noher - Pedro (pai de Francisco)
§  Louise Cardoso - Rosa, a melhor amiga de Julieta
§  Gabriel Kaufmann - Tomaz criança (com 6 anos)
§  Lucas Cotrim - Francisco criança (com 11 anos)
§  Rafael Cardoso - Tomaz na fase adulta
§  João Gabriel Vasconcellos - Francisco na fase adulta
Repercussão
O vídeo promocional do filme foi colocado no YouTube e atingiu, conforme o diretor do filme, mais de 400 mil visualizações, gerando comentários variados, desde a indignação até o entusiasmo. No Orkut, já foram criadas inúmeras comunidades sobre o filme, com um número incalculável de membros, de todas as idades. 
O filme atraiu mais de 10 mil espectadores em seu fim de semana de estréia. Em cartaz em apenas nove salas (contra mais de 600 de Lua Nova e 550 de 2012), o filme mostrou fôlego ao estrear em sexto lugar.
Crítica

O filme recebeu, mesmo antes de seu lançamento, algumas críticas, tanto de críticos quando do público. No dia 13 de Novembro de 2009, o crítico Heitor Augusto, do site CineClick, elogiou a ousadia de Aluizio Abranches pela idealização do filme, contudo, ele diz que o filme "vai do começo e não chega sequer no meio", pois, não conflito "culpada pela falta de verdade no filme". 

 Heitor ressalta que o filme é "iluminado" todo o tempo, e pergunta: "Quem é que vive... Num mundo em que tudo está perfeito e iluminado 24 horas por dia?", ele diz que não há demonstração de conflitos, ainda mais, por se tratar de irmãos, cujo "amor é sexualizado" e que o filme é apolítico, em um tema essencialmente político.
Túlio Moreira, do site Cinema com Rapadura, não economizou em críticas negativas, ele disse que o autor desperdiçou um tema delicado para priorizar a "profusão sem sentido de cenas picantes e diálogos de sala de estar de madame". 
Moreira ainda diz que a burocracia do filme lembra as telenovelas da Rede Globo e algumas produções mexicanas.
 O crítico ainda afirma que o filme trouxe um retrocesso para o cinema brasileiro, que tem, segundo ele, "experimentado caminhos estéticos e soluções criativas bastante interessantes", além disso, ele diz que os dois parecem viver em um relacionamento perfeito, pois, "o casal se dá muito bem, não enfrentando nenhum problema (o parentesco é solenemente ignorado) e vive um cotidiano marcado por juras açucaradas de um amor virtuoso e insosso".
 Em relação à trilha sonora do filme, Moreira diz que é melodramática, além de afetada e desmedida, para um filme que aborda um tema tão complexo. Finalizando sua crítica, Túlio diz que o filme é apelativo. Em meio as críticas, Túlio diz que a mãe, Julieta, personagem interpretada porJúlia Lemmertz, é a única digna de nota.
 O site CinePop, por sua vez, lançou duas críticas ao fime, ambas positivas. A primeira, feita por Rodrigo Soares, ressalva que o filme traz uma verossimilhança, e "busca inserir no espectador a esperança de que o mundo real pode ser complicado, mas ainda há como tudo dar certo". Soares defende o filme argumentando que é injusto falar que ele é distante da realidade de dos temas tão "espinhosos".
 Ele diz que em Do Começo Ao Fim, o "tratamento é dado quase como em tom de conselho: “as adversidades existem, mas há como dar certo". Rodrigo diz que questões como "Como pode uma família aceitar tão bem o relacionamento dos dois?" e "Como podem os dois irmãos não se questionarem quanto ao que sentem um pelo outro?" são respondidas nitidamente na infância, quando em vários momentos vemos a angústia e dor dos pais ao perceber a aproximidade dos filhos, além disso,
 Rodrigo Soares diz que o maior conflito está entre a projeção e o espectador, que por sua vez, pode estranhar um relacionamento afetivo entre dois irmãos, que é posto como um "tabu" vivido "naturalmente", o grande trunfo da película.

Leonardo Campos, escreveu, no mesmo site, que "filmes onde homens se beijam e dançam nus ainda causam risinhos e cutucadas de constrangimento no cinema, vide que as pessoas ainda não estão preparadas para tal", defendendo que não há nenhum tipo de problema na narrativa do filme, mas, critica a parte em que os dois se despem, além disso, ele diz que o filme poderia ser muito mais interessante, se tivesse uma abordagem mais realista do que romântica.

Origem: Wikipédia

Tudo bem que o filme não é tão atual assim...
Mas eu já assisti, e recomendo, o filme é lindo e sem apelos sexuais
Trata muito bem de dois assuntos polêmicos, ou não, 
ao mesmo tempo: A homossexualidade e o encesto...
E com uma dupla de atores lindos como esta,
É ver pra conferir.
#ficaadica

#amanhaodiatodonoenem#fiscal 

Valeu amores!

Andreh Carvalho

Um comentário:

  1. Como diria seu Ladir "o filme é mara" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkko cinema brasileiro ja foi uma porcaria hj só temos grandes classicos como esse, e eu como tenho uma otima visão sobre temas como esse amei o filme e parece q ja aconteceu comigo...

    ResponderExcluir