segunda-feira, 15 de julho de 2013

'Descubra como os truques dos mágicos conseguem enganar seus olhos'

Enganar o público e transformar meros truques de cartola em verdadeiros atos de mistério é uma regalia só dos mágicos. Por mais que saibamos que não há, supostamente, poderes sobrenaturais nas ações desses ilusionistas, sempre ficamos com aquela pulga atrás da orelha e pensamos: como é que ele fez isso?
Os mágicos utilizam algumas falhas do nosso cérebro para ajudar no desempenho e sucesso de suas performances.  Confira quais são os itens que colaboram com os truques e os transformam em legítimas mágicas para nós, desde que os ilusionistas sejam suficientemente habilidosos:

Focos e distrações

O nosso cérebro não consegue se focar em uma tarefa por muito tempo, pois somos altamente suscetíveis aos diferentes tipos de distrações. Quando um mágico está fazendo truques na nossa frente, normalmente prestamos atenção nos elementos mais claros e óbvios da mágica, fato que faz com que certas ações passem despercebidas – como os populares truques de manga. Sem falar que eles falam por boa parte da apresentação, principalmente para tentar desviar a atenção do público, seja com bom-humor ou com uma história interessante.

Escolha uma das cartas

Usualmente em truques que utilizam cartas os mágicos pedem que escolhamos uma carta qualquer em meio ao baralho. Em quase todos os casos temos a triste ilusão da escolha, pois de algum modo ou de outro o mágico estimulou a seleção que ele quis desde o começo – seja por cartas duplicadas, frases ambíguas ou outros fatores.

Ilusão dos próprios olhos

Um efeito chamado pós-imagem pode enganar seus olhos com certa facilidade. Ao olhar fixamente para um local e instantes depois para outro, podemos perceber resquícios das imagens anteriores – como aqueles truques em que temos que olhar para um ponto específico e depois para uma parede branca. Um mágico pode fazer uso dessa falha para mudar itens de mãos sem que você perceba.

Atenção do cérebro

Toda vez que o cérebro vê algo diferente ou emocionante ele passa a analisar o elemento com maior importância. Esse processo é chamado de captura de atenção oxógena e faz com que olhemos para certas coisas com maior cuidado, esquecendo-se dos outros elementos que ocorrem na mágica – uma ótima brecha para truques escondidos.
As técnicas apresentadas nesse artigo são só alguns dos artifícios que os mágicos podem utilizar, porém não todos. Mágicos com o Mister M já se encarregaram, há algum de tempo, de desvendar os segredos mais complexos de truques maiores. Os métodos exemplificados são mais direcionados aos truques pequenos e que fazem uso das mãos. E você, conhece alguns truques para enganar os olhos das pessoas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário