Os alimentos diet e light são alimentos atualmente largamente produzidos pelas indústrias alimentícias e que vem atraindo cada vez mais consumidores, principalmente aqueles que buscam a boa forma, a redução de peso e de medidas.
Porém é importante esclarecer que existe diferença entre o alimento diet e light, e que mesmo que existam menos calorias, reduzidas quantidades de carboidratos ou de gorduras, seu consumo não é liberado e não deve ser à vontade, pois podem fornecer calorias extras quando ingeridos em excesso.
Para esclarecermos melhor a diferença entre um e outro, segue abaixo a definição de alimentos diet e light segundo a ANVISA:
Alimentos Diet: são aqueles alimentos os quais são retirados algum nutriente específico (carboidrato, açúcar, sal, lactose ou gordura). São recomendados para pessoas que possuem algum distúrbio de metabolismo, como por exemplo, portadores de diabetes, hipertensão, etc.
Alimentos Light: são aqueles alimentos que apresentam redução de no mínimo 25% das calorias ou de algum nutriente específico (gordura saturada, gordura total, colesterol total, sódio ou açúcar) comparado ao alimento convencional.
Segue abaixo alguns exemplos práticos das quantidades de nutrientes comparando um alimento diet e light com o seu similar convencional:
Neste exemplo, o pão de forma light apresenta uma redução na quantidade de calorias, de carboidratos e de gordura total. No gráfico de baixo, ao compararmos o sal tradicional com o sal light, verifica-se uma redução importante da quantidade de sódio, o que pode ser muito vantajoso o uso para pacientes hipertensos.
Em relação ao alimento diet, abaixo podemos comparar as quantidades de nutrientes de um chocolate tradicional com a sua versão diet. Neste caso, a versão diet apresenta uma redução na quantidade de calorias. Entretanto, cabe pontuar que em alguns casos, e como observado neste exemplo, alguns alimentos diet podem apresentar aumento na quantidade de gordura total e saturada.
Desta forma, é muito importante que quando você for as compras em busca de alimentos menos calóricos, mais saudáveis ou adequado às suas condições fisiológicas, observe atentamente o rótulos dos alimentos, e veja se ele atende as suas necessidades específicas.
Contato: Nutricionista Deborah C. L. Masquio
CRN 3: 29371
Agora sim, ficou mais claro, não é meu povo
Andreh Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário