sexta-feira, 23 de novembro de 2012

DICAS:'Saiba o que fazer para prolongar a bateria de seus aparelhos eletrônicos'

Espere seu notebook ou celular descarregar completamente antes de recarregá-lo. Assim sua bateria não fica “viciada” e dura mais. Certo? Errado. Essa regra funcionava para as antigas pilhas de níquel-cádmio, mas não faz o menor sentido no caso das modernas, de íon-lítio, usadas na maioria dos gadgets de hoje. 
Esse é apenas um dos mitos que circulam por aí sobre como preservar a vida de suas pilhas. Livre-se deles com as dicas que GALILEU apurou com especialistas e fabricantes para evitar a morte prematura de seus brinquedinhos eletrônicos.

Salve as baterias 
Veja dicas para elas durarem mais:
1) Fique frio Fato: Calor é um veneno para sua bateria. Se a carga for feita sempre a 30 ºC, ela vai pifar bem mais cedo do que se for feita a 15 ºC, por exemplo. 
Dica: Evite deixar seus gadgets embaixo do sol, em locais quentes ou em superfícies que não permitem circulação de ar, para garantir uma boa ventilação e um refresco para sua bateria. O calor brasileiro já é ruim o suficiente para ela. 

2) Carga oficial
Fato: Carregadores genéricos não vêm com as definições dos fabricantes e pequenos excessos na voltagem que geram podem reduzir muito o número de ciclos que sua bateria resiste. 
Dica: Use os carregadores fornecidos pelo fabricante do seu aparelho. Se você perdê-lo, não corra para um camelô. A economia pode sair cara. 

3) Pare nos 80% 
Fato: Ciclos profundos de carga e descarga — zerar a bateria e carregá-la completamente — acabam com a bateria mais rapidamente. 
Dica: Crie o hábito de carregar a bateria apenas até os 80% da carga. Assim será mais fácil desplugá-la antes de chegar aos 100%. Além de fazer ciclos mais curtos, você diminui a chance de causar o superaquecimento que acontece quando ela passa do tempo 
na tomada. 

4) volte nos 50% 
Fato: Quanto menor a carga de sua bateria, maior a corrente que circula por ela no recarregamento. Isso a faz esquentar mais e, logo, durar menos. 
Dica: Esqueça a história de zerar a bateria. A dica é da Universidade da Bateria, empresa americana que faz testes para fabricantes. Seus resultados mostram que recarregar nessa faixa faz a pilha ficar mais tempo a 100%. Se você troca seu gadget uma vez por ano, porém, essa regra (nada prática) não vai fazer diferença. 


5) Calibragem
Fato: Algumas baterias modernas de íon-lítio são “inteligentes”: mostram o quanto de carga ainda está disponível. Só que elas perdem a calibragem se passam muito tempo sem descarregar completamente. 
Dica: Uma vez por mês, use a bateria até zerar. Assim, você calibra o sistema que lhe informa a carga disponível e pode seguir com mais precisão a regra de carregar até 80% e recarregar a partir dos 50%.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI319772-18537,00-SAIBA+O+QUE+FAZER+PARA+PROLONGAR+A+BATERIA+DE+SEUS+APARELHOS+ELETRONICOS.html
Ótima dicas, vou seguí-las a partir de agora!
Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário