quinta-feira, 16 de maio de 2013

Editorial que caracteriza criança negra como escrava de modelo branca causa polêmica

A estilista paquistanesa Aamna Aqeel acaba de se meter em meio a um turbilhão de críticas graças a uma sessão de fotos que vem sendo considerada extremamente racista. A designer, que produziu um editorial intitulado "Be My Slave" (“Seja meu escravo”, em tradução livre) para a revista britânica “Diva”, mostra uma modelo branca sendo servida por uma criança negra vestindo roupas e adereços que a caracterizariam como escrava.

Publicações ao redor do mundo criticaram o ensaio. O The Huffington Post escreveu: “Desde quando a escravidão se tornou uma estratégia de marketing adequada? Estamos chocados tanto quanto como qualquer pessoa que coloca os olhos sobre estas imagens deve estar”. 
O International Herald Tribune publicou: “As imagens são repulsivas com conotação racista e colonialista. O fato de que o escravo seja uma criança torna as imagens muito mais indesculpáveis”.

Segundo a publicação, a designer nega que tenha feito o ensaio com teores racistas e declara que pretendia trazer à tona a questão do trabalho infantil. Em sua defesa, ela ainda relatou estar envolvida com caridade para crianças e o ensaio visava destacar como as madames da alta sociedade empregam trabalho infantil em suas casas.

Apesar das explicações, os críticos encararam o ensaio como um triste jogo de publicidade e uma grande prova de insensibilidade em curso na indústria da moda quando se trata de representações de raça e status social.

Publicadas também na fanpage da estilista, as fotos vem recebendo comentários enfurecidos de internautas. 
“Você deveria ter vergonha de si mesma. Qual parte de sua mente fez você pensar que essa campanha não seria degradante, ofensiva e desagradável! Como se atreve a colocar uma criança em uma posição na qual teria que manter a cabeça baixa e ser submissa a uma mulher branca? Vender seus produtos valem mais a pena do que perpetuar esse absurdo?”, escreveu um dos usuários.
O editorial “Be My Slave” segue a onda de outro que gerou bastante polêmica recentemente. A edição de março da revista "Numéro" publicou um editorial em homenagem à África nomeado de "Rainha Africana". Para as fotos, a modelo americana Ondria Hardin, passou por um processo demaquiagem e edição de imagem para ficar com a pele negra, já que ela é naturalmente loira.


Racismo sempre trazendo polêmicas

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário