segunda-feira, 20 de maio de 2013

Tirando Dúvidas: “Devo realizar exercício aeróbio antes ou após do treino de musculação”?


Bom, o treino aeróbio ANTES ou APÓS da musculação depende MUITO do seu objetivo e respeitando, sempre, a individualidade biológica.
Exercício Aeróbio ANTES da Musculação
O exercício aeróbio antes do treino pode ser para necessidades de melhora de resistência física e capacidade cardiopulmonar, redução de medidas de membros inferiores ou um simples aquecimento.
- Resistência Física: quando praticamos o exercício aeróbio exigimos mais dos nossos metabolismos, fazendo com que o corpo trabalhe mais e aumente o consumo de oxigênio muscular. Isto faz com que treine a resistência, aumentando o tempo no exercício e recrutando diversas vias metabólicas.
- Capacidade Cardiopulmonar: ao realizar um exercício aeróbio, consequentemente, você aumenta a frequência ventilatória mais do que em um exercício anaeróbio, exemplo musculação. Isto porque as suas vias metabólicas utilizadas (principalmente o ciclo de Krebs) necessita de um aporte maior de oxigênio para seu funcionamento. Assim, a inspiração e expiração aumenta em grande velocidade.
Para a melhora e prevenção de problemas cardíacos e de pressão arterial, as recomendações das Diretrizes de Atividade Física é que realizem exercícios antes do treino de musculação em baixa intensidade e com duração máxima de 45 minutos.
- Redução de Medidas de Membros Inferiores: o enfoque no exercício aeróbio antes do treino é ótimo, já que está com um maior pique em alternar o ritmo do exercício variando as intensidades com pequenos intervalos de recuperação, treinando, logo em seguida, a musculação e, consequentemente, fortalecendo os músculos e reduzindo medidas.
- Aquecimento: o aquecimento é ótimo para melhorar o desempenho no treino e preparar a musculatura para o estresse que virá. Isto inclui exercícios aeróbios, como uma simples caminhada ou um minuto saltitando no mini-trampolim.
Exercício Aeróbio DEPOIS da Musculação
Se seu objetivo for perder peso, ganhar massa muscular ou um simples desaquecimento, esta opção é a melhor.
- Perder Peso: antes do treino também é bom, porém seu corpo leva certa de 25 minutos para esgotar todo seu estoque de glicogênio e com, mais ou menos, 30 minutos começa a utilizar os estoques de gordura. Então, se realiza a musculação antes do treino, você fortalece mais os músculos utilizando e depletando os estoques de glicogênio como fonte de energia. Assim, logo que termina o exercício de musculação, já está pronto para iniciar o trabalho aeróbio com seu metabolismo quase que totalmente direcionado para a queima de gorduras. Além do mais, seu corpo, após o treino de musculação, aumenta o consumo de oxigênio, estimulando o metabolismo de gordura.
- Ganhar Massa Muscular: se seu objetivo maior for aumento no volume muscular, você deve realizar a musculação primeiro para evitar que o exercício aeróbio consuma toda a energia imediata que realizará para a hipertrofia. Assim, evitará que seus músculos fiquem fadigados e você terá uma melhor força e resistência para o treino de musculação.
- Desaquecimento ou volta à calma: para “soltar” os músculos tensionados na musculação, uma caminhada ou uma simples pedalada na bike de 10 minutos é ótima para desaquecer os músculos e prepará-los para um alongamento, evitando lesões e fadiga pós-treino intenso.
O que você deve fazer, então, é FOCAR no seu objetivo e pedir auxílio para um Professor de Educação Física que te oriente de acordo com sua meta e exercício.
Agora já sei! kkk
Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário