quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Bem, Bom, Mal, Mau

Por Antônio Inácio Ribeiro (*)
(...) Para tanto seria importante entender os seguintes conceitos:                  
                           BEM                             MAU
                                                X
                           BOM                             MAL
            Alguns até confundem os seus sentidos e os usam inadequadamente, muitas vezes errando.

Pense: BEM é o antônimo do MAL e BOM é o antônimo do MAU. São parecidos os pares, mas distintos os conceitos, levando a algumas confusões.
                                   BEM, é um substantivo que, no dicionário ajuda a confundir mais: é tudo o que é bom.
                                  BOM, é um adjetivo que se diz de quem possui qualidades adequadas a sua finalidade.
                                  MAL, substantivo, tudo que se opõe ao bem, prejudica, incomoda e até pode ser imoral.
                                  MAU, adjetivo, que não é de boa qualidade, maldade, prejudicial, ruim, que causa mal.
Se no dicionário, bem é tudo de bom e mau, que causa mal, imagine na cabeça de muitos a confusão que existe, embora aparentemente os conceitos sejam simples, claros e as palavras de uso cotidiano.

           Conhecer estas diferenças é o caminho para se posicionar pelo bem e assim buscar tudo o que é bom. Evitar o que é mal e quem é mau. O que não pode acontecer é errarmos por desconhecimento de um e outro.
            Nestes tempos em que muitos estão travestidos de bem e só fazem mal, é importante identificar fácil quem é bom e não faz mau. Reconhecendo nos outros, será mais fácil ver em nós mesmos o que é bom e faz bem.
            Se você deseja só coisas boas e não quer se confundir com estas questões da língua portuguesa, pense só no bem e procure só o que achar bom. Este é o meu segredo, que imagino tenha me ajudado, por fazer o bem.
 (*) Antônio Inácio RIBEIRO, Doutorando em Marketing pela ULR / Espanha, Mestre Executivo em Administração de Negócios / ISAE / Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Marketing pela PUC-PR, Pós-graduado em Marketing pela ADVB-SP, Administrador pela Universidade Mackenzie / SP, Diretor da New / Odontex; autor de 29 livros, tendo já publicados mais de 800 artigos e colunas, sendo 200 no Brasil e 600 no exterior, ministrador de 220 cursos e palestras, dos quais, 30 no exterior. Colunista-titular do Portal Brasil na seção de "Marketing". E-mail: ribeiro@odontex.com.br.

Sempre regrinhas aqui
para tirar dúvidas do tal: "Português"

Bjos, amores
Obrigado
Andreh CarvalhO*

Nenhum comentário:

Postar um comentário