quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Como Costumizar e Reformar seu ABADÁ


“O abadá (camisa estampada e com o símbolo de segurança do bloco) é a fantasia que possibilita a identificação dos associados do bloco.
Todo mundo quer ser único e estar vestido com algo que seja a sua cara. Os abadás costumam ser grandes e desajeitados e nada melhor que usar a customização para adaptá-lo ao seu estilo e estar linda para curtir as micaretas e o carnaval.




01) Materiais:
1 camiseta mais larguinha,
1 tesoura pequena de ponta fina
4 fitinhas finas de cetim ou veludo cortadas no tamanho de 30 cm cada. (nós usamos as fitinhas que prendem o tag nas camisetas Mary Jane!)

02) Vista a camiseta e marque 4 pontos abaixo dos seios. A distância dos pontos pode variar conforme a sua preferência, mais ou menos acinturada.

03) Marque dois pontos em cada manga.

04) Faça os furos com a ponta da tesoura conforme a marcação. Muito cuidado para não fazer furos muito grandes, a malha pode ceder com a lavagem e estragar sua produção!
05) Faça os furos nas mangas.

06) Transpasse as fitas nos furinhos com a ajuda da tesoura.
07)Faça os lacinhos.

08) Repita a operação nas mangas.

09) Resultado final: A pence abaixo dos seios valoriza a cintura e “aumenta” o volume do colo! (Do site MaryJane)

Veja o passo-a-passo como para customizar o abadá:
 Faça lindos modelos de camisetas de camarotes dos shows. Importante: Alguns abadás, como o do carnaval em Salvador, não podem ser cortados marcas de patrocinadores e nem o nome do bloco, por isso veja até que ponto poderá mudar o seu abadá conversando antes com o bloco.
  • Corte as mangas e as golas para deixar a camiseta ou abadá mais fresquinha;
  • Depois ajuste o comprimento da camiseta ou abadá. Se quiser mostrar a barriguinha, corte cerca de 20 centímetros;
  • Corte cerca de 50 centímetros de 3 ou mais fitas coloridas. Você pode usar duas fitas de cetim normais de cores diferentes, e uma fita com lantejoula a metro;
  • Com as 3 fitas juntas, dê um nó em uma das partes de cima da manga;
  • O resto das fitas ficam livres para serem enroladas ao redor do tecido. Depois faça um segundo nó para prender o restante das fitas;
  • Com cola colorida, de preferência com glitter, cubra os desenhos existentes na camiseta ou abadá. Se a camiseta for lisa, use imaginação para criar desenhos.”


Abadá Masculino:
Os abadás costumam ser grandes e desajeitados. Mesmo as camisas masculinas precisam  ser ajustadas para que fiquem mais charmosas.


A customização do abadá masculino não precisa  ser muito complicada.  Simples ajustes na lateral para acertar o tamanho e aumento das cavas e golas para fugir do calor,  já fazem toda a diferença. Também é importante acertar a altura da barra, os abadás masculinos não precisam ser muito compridos.


Seguem diversos modelos, o mais comum é o modelo nadador. Você também pode fazer  um corte  na gola em forma de V  para deixar seu abadá super estiloso!


·         “As camisas podem ser refeitas de acordo com o gosto desejado. De modelo “tomara-que-caia” ou “alça única”, podem ainda ser decoradas com paetês, miçangas, broches ou argolas.
·         Uma das sugestões é amarrar fitas de cetim coloridas na alça do abadá. Outra opção é adicionar lacinhos à camisa. Para isso, basta fazer dois furos, bem pequenos, na parte de trás da camisa,e em seguida transpassar as fitas. Por fim, basta amarrar o laço.
·         Outra dica é fazer vários cortes, na horizontal, na parte da frente e usá-lo com outra camisa por baixo. Desta forma, os cortes irão deixar à mostra a camisa que está por baixo. Ele ficará bem diferente.
·         Com a ajuda de uma costureira, é possível ter um abadá com modelo “frente única”. O detalhe está em amarrar um nó em cada uma das alças, ou ainda, em forma de “x” na frente.
·         Com os paetês, contorne a marca do evento. Use cores diferentes para cada estampa do abadá, assim, além de brilhante, ele ficará no clima do Carnaval.”

Depois de o ABADÁ está costumizado e à sua cara
agora é só cair na FOLIA
e se divertir pra caramba.

Bjos amores!

Andreh CarvalhO*

2 comentários: