sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"Erros de Português"

Alguns erros de diferentes naturezas que, chamam mais a atenção, ou por sua curiosidade ou por sua freqüência diária:
Super-interessante:
Na famosa revista está grafada a palavra Super- acima de -interessante. Dado o desconto por tratar-se de um nome, uma marca, deve-se chamar a atenção: a palavra superinteressante escreve-se sem hífen. E, portanto, não teria essa divisão silábica, mas esta: su-pe-rin-te-res-san-te.


Um agravante, um atenuante:
Agravante e atenuante são palavras femininas. Portanto, uma agravante, uma atenuante. Sempre.
Todo mundo:
Todo o mundo erra essa. Todo o mundo precisa saber que o correto é “todo o mundo” em qualquer situação.

Qualidade que você gosta:
Outro erro comum nos reclames diários. Quem gosta, gosta de alguma coisa, portanto, a marca de que você gosta,
11 livros eróticos de que você vai gostar.
O banco que você confia:
Quem confia, confia em alguma coisa. Portanto, o banco em que você confia.

A janta está na mesa:A janta está quase consagrada pelo uso, como se costuma dizer nos meios gramáticos. Mas, se você preferir uma forma mais correta, diga sempre que o jantar está na mesa.
Desculpe a nossa falha:
Se você der alguma informação errada em seu blog, não diga “desculpe a nossa falha”. Quem desculpa, desculpa alguém de (ou por) alguma coisa. Então: desculpe-nos pela falha.

Pronúncia
Os erros de pronúncia são vários. Algumas palavras ficam até esquisitas se pronunciadas da maneira correta e você corre o risco de ser considerado uma criatura exótica, mas – fazer o quê? – vamos a alguns deles:
Uma xeróx
Tire sempre uma xérox (o acento, nos dois casos, é ilustrativo). Na dúvida, peça uma fotocópia.
Féche a porta
A pronúncia correta é fêche a porta, com o e fechado (o acento é ilustrativo).

Incêsto:A pronúncia correta é incésto (o acento também é ilustrativo).
Toráxico:
Escreva e pronuncie torácico.

Aerosol:Escreva e pronuncie aerossol.
Comprar no Éxtra:
O “e” é fechado. Faça compras no Êxtra (novamente, acento meramente ilustrativo). Acho que nas propagandas a pronúncia usada é com o e aberto.
Sintaxe pronunciada sintakse:
Essa é para os programadores de plantão. O seu código não está com problemas de “sintakse”, está com problemas de “sintásse“. As grafias entre aspas são meramente ilustrativas. A grafia correta é sintaxe.
Subzídio:
Escreve-se subsídio e pronuncia-se subcídio.

DÚVIDAS:

Alguém pode ficar esperando uma pessoa na porta?
Se for inteligente, preferirá ficar esperando à porta: é bem menos complicado. O caro leitor já viu alguém  na porta, dentro dela?

Há as que dizem: "O ônibus passa na parta de casa". Passar na porta é passar por cima dela! Apesar de ser uma porta - convenhamos - ela não tem culpa!...


Devo sentar na mesa?
Não! gente educada, civilizada, elegante, sentar-se à mesa já que o verbo é sentar-se, e não simplesmente sentar, e quem está encostado, perto da mesa, está à mesa, e não na mesa.
Na mesa ficam, pratos, talheres, toalhas, etc...

Posso dizer que valo muito?
Quem diz "valo muito" não vale coisa nenhuma. quem diz "valho muito" pode até valer. Espero que, de fato, valha.
Certa vez pegamos em flagrante uma garota per­guntando ao espelho nestes termos,depois de olhar-se de  alto a baixo, contemplando o seu belo corpo: "Será que  não valo nada?".  Valia ?

Menas é bom?
Menas é péssimo! Nossa língua só possui menos: menos complicações, menos gente, menos casas, menos despesas, etc.
Um ex-candidato à Presidência da República, todavia, vive com o menas na boca e, certamente, dorme com ela. Certa vez, durante a campanha, disse: "O que o Brasil precisa é de menas safadeza, menas incompetência e menas maracutaia". O que mais ardentemente queremos é menos tudo isso aí...

Posso dizer que estou quites com o serviço militar?
Não. Quites é do plural; por isso, diga: "Estou quite com o serviço militar", "Nós estamos quites com o serviço militar"



Os brasileiros querem explorar a Antártida. Vai dar certo?
Se depender da língua, vai dar errado. Convém que eles mudem o rumo e se dirijam à Antártica, que é região existente no planeta. Ir à Antártida é fria...

Posso namorar com?
Não, prefira apenas namorar: é mais saudável e não compromete a língua. Por isso: Nunca   namorei essa garota. (E não: Nunca namorei com essa garota.)  Você quer me namorar? (E não: Você quer namorar comigo?)



Existe febre alta?
Nem baixa. A temperatura do corpo é que fica alta ou baixa; a febre é intensa, amena, etc. Ninguém tem, ainda, muita ou pouca febre. Febre não se mede; ignorância, talvez...

Torço para o Corínthians?
 Não. Prefira torcer pelo Corinthians: o verbo torcer pede por, e não para; Corinthians se escreve com th e sem acento, apesar dos jornalistas (palmeirenses, por certo), que escrevem Coríntians, corrompendo o nome do clube. O adjetivo se escreve sem h (corintiano).
Posso dizer que amanheceu o dia?
Se acha que é razoável dizer " amanheceu a noite", pode usar à vontade essa redundância de assustar jegue. Basta dizer amanheceu. Já não se entende que foi o dia?
Certa vez lemos no pára-choque de um desses camioneiros folgados da vida: "Quer você acorde ou não, o dia amanhecerá" . Camioneiros de todo o Brasil, acordai!...

É mesmo asneira usar um antes de mil?
Das grossas! Quem usa um (ou hum, o que é bem pior) antes de mil, não sabe a grossa asneira que está cometendo: um é singular; mil é plural. Assim, quem usa um mil ou uma mil está misturando as estações; ou seja, está cometendo a mesma asneira de quem toma um chopes. Pessoas sadias, como já vimos, preferem tomar um chope, que este não sobe...

Por isso, nem mesmo em cheques use um mil ou hum mil, a pretexto de evitar fraude. Podemos evitar fraude num cheque, sem corromper a língua.


Pois é galerinha,
este é o nosso famoso PORTUGUÊS...kkk
uma fera ruim de ser domada! rs.

Espero q tenham tirado algumas dúvidas.
Bjos.

Obrigado*

By Andreh CarvalhO*
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário