Ingredientes
O refrigerante Coca-Cola normal tem como ingredientes, aromatizantes naturais, água gaseificada, açúcar, cafeína, extrato de Noz de cola, corante caramelo IV, acidulante Ácido Fosfórico (INS 338). É um produto não alcoólico, sem glúten e não contém quantidades significativas de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fibras alimentares.
A fórmula exata da Coca-Cola é um segredo industrial protegido por várias patentes, e nem sequer são conhecidas quais as matérias-primas usadas. Segundo a revista Veja “a Coca-Cola mantém equipes de degustadores que retiram de quinze em quinze minutos garrafas de refrigerante da linha de produção para beber um gole e checar se o sabor está de acordo com as especificações da bebida”.
Modelo de produção
A produção e distribuição da Coca-Cola segue o modelo de franchising. A The Coca-Cola Company produz o concentrado de xarope, que é vendido à empresas engarrafadoras franqueadas do mundo inteiro.
A Produção da Coca-Cola é realizada através da mistura do concentrado de xarope com água gaseificada filtrada, passa-se ao engarrafando e posteriormente, à venda e distribuição para o varejo.
Embalagens
A Coca-Cola é comercializada no Brasil em:
- Embalagens de vidro de 200 ml, 237 ml, 290 ml, 350 ml, 500 ml, 600 ml, 1 Litro e 1,25 Litro.
- Garrafas Pet de 400 ml, 500 ml, 600 ml, 1 Litro, 1,25 Litro, 1,5 Litro, 1,75 Litro, 2 Litros, 2,25 Litros, 2,5 Litros e 3 Litros.
- Latas de alumínio de 250 ml, 350 ml e 470 ml.
- Copos “Post Mix” de 300 ml, 500 ml e 700 ml.
Anúncios
Os anúncios da Coca foram sempre muito penetrantes e influentes, já que um dos objetivos de Woodruff, que comandou a empresa por 60 anos era o de assegurar que todo mundo no planeta experimentasse a Coca-Cola e a tornasse uma bebida preferida.
Em alguns lugares, anúncios da Coca-Cola são quase onipresentes, especialmente em áreas mais ao sul da América do Norte, como em Atlanta, onde a Coca-Cola surgiu.
Durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1996 que ocorreram em Atlanta, a Coca-Cola acabou recebendo uma publicidade gratuita mundial, em virtude de possuir a sua logomarca em praticamente todas as principais vias da cidade.
Coca-Cola em letras de canções
Na música brasileira, o refrigerante Coca-Cola já foi utilizado como referência de forma não-comercial da marca.
Grupos e cantores que fizeram menção à Coca-Cola em canções que acabaram virando parte da história da música popular brasileira.
- Caetano Veloso – Alegria, Alegria.
- Capital Inicial – Geração Coca-Cola (versão).
- Cássia Eller – Geração Coca-Cola (versão).
- Charlie Brown Jr. – Geração Coca-Cola (versão).
- Cidade Negra – Geração Coca-Cola (versão).
- Daniela Mercury – Itapuã ano 2000. (canção do álbum – Sol da Liberdade).
- Daniela Mercury – Você não entende nada. (canções do álbum – O Canto da Cidade).
- Elis Regina – Conversando no bar. (canções do álbum – Saudades do Brasil).
- Engenheiros do Hawaii – Crônica. (canção do álbum – Longe Demais das Capitais).
- Legião Urbana – Geração Coca-Cola. (canção do álbum – Legião Urbana).
- Lulu Santos – O último romântico. (canção do álbum – Tudo Azul).
- Nara Leão – Laranja da China. (canção do álbum – Millennium: Nara Leão).
- Raul Seixas – Teddy Boy, Rock E Brilhantina.
- RPM – Revoluções por minuto. (canções do álbum – Revoluções Por Minuto).
- Sandy & Júnior – Eu quero é mais. (canções do álbum – Pra Dançar com Você).
- Tim Maia – Chocolate. (canção do álbum – Vou pedir pra você voltar).
- Tequila Baby- Coca Cola
- Titãs – Babi índio. (canção do álbum – Titãs0 e Pavimentação. (canção do álbum - Televisão
- Quinto Andar - Melo da Propaganda (canção do álbum - Piratão)
- Voz da Verdade - A Alegria do Senhor (O Espelho,1999,Faixa 7)
Cantores internacionais como Julio Iglesias (Ron Y Coca Cola) e Cyndi Lauper (Right Track Wrong Train) e os conjuntos musicais U2 (Billy Boola), The Beatles (Come Together), Red Hot Chili Peppers (Desecration Smile), Bee Gees (Another Cold And Windy Day) Oasis (Come Together), entre outros já fizeram referências do refrigerante Coca-Cola em suas canções.
A Coca-Cola é comercializada em mais de 200 países. Na grande maioria ela é a líder em vendas.
Popularidade conforme o país
A Coca-Cola é a bebida mais vendida na maioria dos países, mas não em todos. Entre estes, podemos citar:
- Escócia, onde a bebida local Irn Bru é a líder de mercado;
- Argentina, onde a Pepsi é a líder do mercado;
- Em duas províncias do Canadá: no Quebec e na Ilha do Príncipe Eduardo;
A Coca-Cola também é menos popular em países do Oriente Médio e Ásia, como os territórios palestinos e a Índia — por um lado devido ao sentimento anti-ocidental, por ser extremamente popular em Israel e, por outro, por não ter condições de ser fabricada. Há poucos anos, a Mecca-Cola,uma versão "islamica" da Coca-Cola, tem feito grande sucesso no Oriente Médio.
Coca-Cola e o Papai Noel / Pai Natal
A publicidade da Coca-Cola tem tido um impacto significativo na divulgação da cultura norte-americana, sendo freqüentemente creditada à bebida a "invenção" da imagem moderna do Papai Noel (português brasileiro) ou Pai Natal (português europeu) como um homem idoso em roupas vermelhas e brancas, justamente as cores da Coca-Cola. Apesar disso, a companhia começou a promover esta imagem de Papai Noel (português brasileiro) ou Pai Natal (português europeu) somente na década de 1930, nas suas campanhas de inverno, mas a imagem do Papai Noel, com os mesmos traços já havia sido publicada em um artigo do “New York Times” em 1927, sem os créditos da Coca-Cola.
Colecionismo
Uma das grandes estratégias da Coca-Cola no Brasil é o colecionismo, apesar de não se algo forte como nos Estados Unidos, Canadá e França. Os itens são praticamente os mesmos em todo o mundo, com pequenas diferenças culturais que favorecem as propagandas e os slogans criados em cada país.
No Brasil, os itens mais colecionados são os anúncios originais de época, garrafas, latas, tampinhas, pôsteres e réplicas.
Um dos primeiro itens promocionais lançados no Brasil foi a réplica do caminhão que entregava as bebidas na década de 40, e que atualmente está valendo cerca de R$ 1500,00. Outro item de grande destaque são as miniaturas de garrafinhas em um engradado (Promoção Tampinhas por Garrafinhas).
Outros brindes e artigos de coleção lançados no Brasil:
- Ioiôs (1985).
- Coleção Turma da Mônica Coca-Cola, que consistia em cinco revistas com os personagens de Maurício de Sousa (1990).
- Abridor de garrafa com formato de uma garrafa de Coca-Cola (anos 80).
- Série Retro Histórica 120 Anos: seis garrafas retratando a evolução no design (2006).
- Bola de futebol Coca-Cola (Copa de 1998).
- Engradado de mini-garrafas (1983).
- Coleção Mini-Craques da Copa do Mundo (1998).
- Garrafa prateada Coca-Cola (1998)
Entre outros produtos, como latas com temas. Em 1995 as primeiras latas com tema Papai Noel e Natal foram lançadas no Brasil. Em 2007 foi lançada em edição especial a primeira lata de Coca-Cola na cor azul, criada para o Festival de Parintins que acontece no Amazonas.
Slogans no Brasil |
|
Polêmicas, lendas e controvérsias
Segundo a “The Coca-Cola Company” o refrigerante Coca-Cola contém menos ácido do que uma laranja.
Controvérsia sobre acidez
A Coca-Cola tem vindo a ser alvo de acusações, principalmente pelo seu suposto grande nível de ácido (seu valor pH é 2.5, entre vinagre e suco gástrico, resultando em que, devido a essa grande acidez, não seria recomendável ingerir o refrigerante durante as refeições). Alguns factos pitorescos e não-comprovados são alegados para ilustrar a acusação, como por exemplo, o de que a Coca-Cola poderia dissolver um dente de 24 a 48 horas ou desentupir um ralo.
A empresa defende-se afirmando que seu produto não é mais perigoso que outros refrigerantes, e que ele contém menos ácido cítrico do que uma laranja havendo também evidências nesse sentido, apresentadas em inúmeros casos judiciais contra a Coca-Cola Company desde os anos 1920 .
Controvérsia sobre danos à saúde
Muitos nutricionistas afirmam que "refrigerantes, comidas ricas em calorias e pobres em nutrientes não fazem parte de uma boa dieta". O consumo de qualquer substância em excesso pode comprometer a saúde, particularmente em crianças jovens, cujo consumo de refrigerante compromete, ao invés de complementar, uma dieta balanceada. Estudos demonstram que aqueles que bebem refrigerantes regularmente têm menos quantidade de cálcio (o que pode contribuir para a osteoporose), magnésio, ácido ascórbico, vitamina B2 e vitamina A
Lendas urbanas
Atualmente, as lendas urbanas estão sendo difundidas por e-mails em formato de spam, que contam histórias que acabam ganhando até as páginas dos grandes jornais.
Uma lenda urbana diz que apenas dois executivos têm acesso à fórmula, com cada um deles tendo acesso a apenas metade da fórmula.
Há diversas outras curiosidades folclóricas sobre a bebida, obviamente falsas ou sem comprovações e que acabam virando lendas:
- Consumir Coca-Cola Light ou Zero com a bala Mentos matou X pessoas.
- Coca-Cola é ótima para limpar banheiros e vasos sanitários.
- Prego imerso em Coca-Cola se dissolve com o tempo.
- A primeira Coca-Cola tinha cor verde.
- A imagem moderna do Papai Noel foi criada pela Coca-Cola.
- Coca-Cola como pesticida.
- O refrigerante ainda contém extrato da folha da coca nos ingredientes do xarope, o que poderia causar dependência no consumo frequente e o principal motivo do segredo do fabricante.
É gostosa, a mais famosa, vicia...
com gelo e limão, nem se fala!rs
E eu em particular, já até tentei,
mas não consigo viver sem ela...kkk
é tuuudo...Não é mesmo Taianara?!!? Rsrs
AmO*
Bjos, amores!
Andreh CarvalhO*
Nenhum comentário:
Postar um comentário