quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CURIOSIDADES:'3 fatos sobre o corpo masculino'


1. Lactação masculina
‘Para que servem os 
polêmicos mamilos dos homens?’ Com certeza não é para produzir leite. Mas, em algumas situações, homens já passaram por períodos de lactação sim. “Então você quer dizer que homens podem dar leite?” Dependendo das condições, podem sim. Em tratamentos hormonais, quando estão em jejum extremo* ou quando passam por estimulação mecânica (bombinha), por exemplo. Estudos também mostraram que pode acontecer quando algum medicamento altera o funcionamento do hipotálamo, região do cérebro que controla a glândula pituitária, fonte da prolactina (hormônio que estimula a produção de leite). Confira aqui alguns casos em que isso aconteceu. Vale lembrar, no entanto, que esse fenômeno é diferente do aumento dos seios no homem, que acontece devido a desequilíbrios nos níveis de testosterona e estrogênio.
2. Se o tamanho importa para você…
…saiba que não dá para prever o tamanho de um pênis ereto apenas analisando a sua versão flácida. Há aqueles que ficam maiores e há aqueles que permanecem com o mesmo tamanho, de acordo com uma publicação noInternational Journal of Impotence Research. No entanto, a mesma pesquisa afirma que (e essa descrição vai parecer estranha) esticar levemente o pênis flácido, consegue ter uma estimativa do seu tamanho quando ereto. Também vale comentar sobre a história de que o tamanho do pé ou dos dedos da mão denuncia os meninos. A verdade é que o gene que controla o tamanho dessas estruturas é o mesmo (nas moças, ele controla o tamanho do clitóris), mas nenhuma relação direta já foi verificada.
3. Perfume de amor
Homens têm odores mais fortes que as mulheres. Isso porque existe mais androsterona em sua urina e em seu suor. A androsterona é um hormônio que acaba agindo como um feromônio nos mamíferos, sinalizando informações sociais e sexuais para outros animais. Nós, humanos, somos comprovadamente capazes de sentir o cheiro da androsterona, mas sua função entre nós ainda não é clara. E, mais, o cheiro dela pode variar – o aroma vai desde baunilha até cheiro de xixi. Tudo depende do organismo do sujeito.
*Muitos leitores questionaram a ideia do homem poder produzir leite quando está em jejum extremo – em outras palavras, passando fome. O que acontece é que, por não estarem se alimentando corretamente e em uma situação de stress, a glândula pituitária fica com o funcionamento comprometido, produzindo hormônios em concentrações diferentes. No fim da 2a. Guerra Mundial, por exemplo, muitos homens saídos de campos de concentração produziam leite – claro que não da mesma forma que uma mulher grávida.
** O que determina o cheiro da androsterona é a sua genética e não a alimentação. Tanto que ela seria útil na hora de atrair parceiras por revelar informações, através do cheiro, sobre sua carga genética. Se ela ‘combina’ com a da fêmea, acontece a atração (em teoria).
Estudos via LiveScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário