sábado, 22 de setembro de 2012

Tatuagem íntima - Não sabe mais onde gravar seu corpo? Conheça os mitos e riscos reais de se fazer uma tattoo peniana e saiba como se previnir


Já se cansou daquela velha tatuagem sem noção que você fez escondido dos seus pais na adolescência? Acha ela inofensiva? Pois saiba que se você estivesse no Egito por volta de 3000 a.C, alguém provavelmente pensaria que você faz parte de alguma seita estranha. Mais à frente, se você acordasse na Idade Média com a sua tatto, seria apontado como um verdadeiro demônio. Já em Londres, no século XIX, você não passaria de um criminoso fugitivo.

Mesmo com a liberdade parcial que desfrutamos para exibir nossas tattos hoje em dia, algumas pessoas estão realmente dispostas a arriscar tudo pela originalidade. Recentemente, no Irã, um jovem de 21 anos fez uma tatuagem no pênis e pouco tempo depois  começou a sofrer uma ereção permanente, ou priapismo. No membro do garoto estava estava inscrito "borow be salaamat", ou "boa sorte com suas aventuras", em tradução livre, além da inicial de sua namorada. 

De acordo com o jornal médico norte-americano Journal of Sexual Medicine, que reportou o caso como sendo a primeira vez em que uma dermopigmentação causou esta condição a alguém, o tatuador utilizou agulha de costura para tatuar o jovem iraniano, e que por causa disso não foi possível controlar a profundidade de entrada na pele.

"A agulha penetrou muito profundamente no pênis, provocando uma ferida arteriovenosa, que dificultou o processo de cicatrização", explica Charles Rosenblatt, doutor em urologia e mestre em Ciências da Saúde pela USP. Segundo ele, não há qualquer contraindicação em tatuar o pênis, muito embora ele já tenha recebido pacientes com "infecção na pele prepucial do pênis" em decorrência de uma tatuagem. Nesses casos, o tratamento é feito com "antibióticos e higiene rigorosa", comenta Rosenblatt.

A tatuagem peniana segue os mesmos procedimentos de uma tatto comum, mas por se tratar de uma região íntima "a higiene deve ser redobrada na recuperação", recomenda Carlos, tatuador de um grande estúdio do ramo em São Paulo que não quis ser identificado. Curiosamente, "o piercing é mais procurado do que a tatuagem" na genitália, comenta ele.

Mesmo assim, a cultura das tattoos conquistou milhões de adeptos em todo o mundo desde sua criação, e embora ela esteja em alta no universo da moda, ainda falta muito tempo até que o preconceito desapareça. No início deste mês o zagueiro brasileiro Breno de 22 anos foi punido pelo Bayern de Munique por fazer uma tatuagem enquanto deveria se recuperar de uma gripe, de acordo com a agência internacional AFP. 

Lembrando que a imagens acima não são do caso citado!

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário