quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Crespo X Liso: Celso Kamura e Max Weber dão dicas para cuidar

Nos últimos desfiles de moda brasileiros o cabelo crespo foi anunciado como forte tendência para o verão. Ainda assim, o liso não está muito atrás e continua associado à sofisticação e elegância. Tendências à parte, uma coisa parece certa, o importante é aceitar o cabelo que tem e mantê-lo em dia. Pelo menos é o que afirmam os top cabeleireiros Celso Kamura e Max Weber. “No verão, o ideal é manter o cabelo o mais natural possível, assumir como ele é e valorizá-lo com produtos específicos para cada tipo”, diz Celso.

Max Weber também defende os fios como realmente são. O cabeleireiro inclusive resolveu assumir o seu cabelo natural recentemente. Há cerca de um ano e meio abriu mão dos alisamentos e aderiu ao crespo. “Eu sempre falei que as pessoas deviam se aceitar como são e me dei conta de que pregava isso, mas fazia o contrário”, afirma Max. O que ele achou da mudança? “Adorei, mas ele dá um pouco mais de trabalho”.

Seja crespo ou liso, o importante é manter os fios bonitos e saudáveis. “O cabelo tem que ter vida”, destaca Celso Kamura. Veja como:

Crespo
Vantagem

Segundo Max Weber, o cabelo crespo ajuda a disfarçar imperfeições. “Acho que o crespo faz uma moldura mais bonita e rejuvenesce”, diz Max.

Desvantagem

Ele exige mais cuidados. Precisa de muita hidratação e tem que ser lavado diariamente. De acordo com Max, os cabelos enrolados costumam ser mais opacos, pois a oleosidade natural dos fios não chega até as pontas. “Ele é mais problemático para lavar, para controlar e para ajeitar. Se você dorme, ele acorda amassado e precisa ser lavado”, afirma o cabeleireiro.

“O importante é aceitar o cabelo como ele é e aprender a controlar volume e definição de cachos”, afirma Celso Kamura.

Principais cuidados

– “Muita hidratação!”, enfatiza Celso.
– O corte certo para o tipo de cabelo. “Recomendo os que tenham um pouco mais de volume, como os repicados. Ele todo reto fica pesado”, diz Max.
– Uso de produtos adequados para esse tipo de fio. Para finalizar o visual, leave-in e óleos são indicados.
– Secar com difusor. “Isso ajuda a modelar os cachos”, afirma Celso.

Se o seu cabelo não é assim…

Você pode fazer um permanente, famoso nos anos 80. “Dá para fazer com o babyliss, mas só dura um dia”, diz Max.

Quem pode ter

De acordo com Celso Kamura, a única restrição é para quem tem o cabelo muito fino. “Além do resultado não ser muito proveitoso, pode danificar os fios”, diz o cabeleireiro. “Na verdade, o que segura o cabelo é a personalidade”, afirma Max Weber.

Liso
Vantagem
É mais prático, fácil de arrumar e brilhante. Quando tingidos, as cores aparecem mais. “O liso seduz. Você jogar o cabelo para lá e pra cá”, brinca Max Weber.

Desvantagem

De acordo com Max, o liso chama um pouco mais de atenção às imperfeições ou falta de proporção do rosto. Esse tipo de fio também precisa ser cortado com mais frequência.

Principais cuidados

- Hidratação. Sim, ela é essencial para a beleza e saúde de qualquer tipo de cabelo.
- Cortar a cada três meses, no mínimo. “Se quiser manter realmente bonito tem que cortar as pontas todo mês. A tesoura é o melhor tratamento”, diz Max.
- “Usar produtos específicos para manter o brilho, encorpar e dar movimentos aos fios”, diz Celso Kamura. “O protetor térmico que facilita a escovação e protege os fios”, diz o cabeleireiro.

Se o seu cabelo não é assim…

Pode fazer alisamentos, escova e/ou chapinha. “O ideal é buscar um método seguro, sem formol ou substâncias prejudiciais à saúde”, diz Celso. Ele também recomenda procurar um profissional que saiba qual o procedimento adequado para cada tipo de cabelo.

Quem pode ter

Segundo Celso Kamura, as pessoas com cabelos muito crespos podem ficar com um efeito artificial, diz Celso Kamura. “Tem que ficar natural. Cabelos chapados, colados na cabeça e sem movimento não são bacanas”, diz o cabeleireiro. “O ideal é ter a consciência do que fica melhor para cada mulher, respeitando a sua naturalidade.”

Crespo ou Liso - Qual é o seu?

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário