segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Difícil ser amigo dela?'Saiba por que mesmo a atração sendo um “fardo” na amizade entre os sexos a maioria ainda gosta da ideia'

Não é de hoje que a amizade entre homens e mulheres é um assunto que costuma levantar sobrancelhas. Em vista da atração natural entre os sexos, é de se esperar que alguns caras optem por esse recurso numa modalidade de sedução do tipo “comer pelas bordas”. Por outro lado, cientistas alertam: a atração por um amigo do sexo oposto geralmente é mais penosa do que vantajosa.

Numa pesquisa realizada pela Universidade de Wisconsin-Eau Claire, eles descobriram que o sentimento tende a trazer mais “dor de cabeça” do que um bônus na relação. Quando participantes foram orientados a listar os benefícios e as desvantagens em manter uma amizade desse tipo, 32% deles consideraram a atração algo negativo, enquanto apenas 6% afirmaram encarar o sentimento como uma vantagem.

As mulheres se mostraram mais propensas a classificar a atração como inconveniente. Cerca de 47% delas entre 18 e 23 anos listaram a atração como um “risco” em ter um amigo, enquanto somente 22% deles declararam o mesmo. Segundo os pesquisadores, a amizade entre sexos opostos também podem prejudicar relacionamentos amorosos; 38% das mulheres e 25% dos homens entre 27-50 disseram que o ciúmes dos parceiros amorosos era um dos “custos” de se manter uma amizade desse tipo. “A atração é comum nesses casos, mas promovem consequências pontecialmente negativas para os indivíduos envolvidos em parcerias de longa data”, afirmaram os autores num artigo publicado pelo Journal of Social and Personal Relationships.
Num estudo separado, 88 mulheres e homens universitários foram entrevistados com seus respectivos amigos do sexo oposto. Os participantes tiveram que classificar o nível de atração que sentia por eles numa escala de 0 a 9. Em média, os homens responderam 5, enquanto elas ficaram no nível 4. Já quando a amiga ou amigo está envolvido num relacionamento amoroso, ambos os gêneros registraram patamar de atração similar.

Os cientistas sugerem que a simples interação entre os sexos instintivamente desencadeia estratégias de sedução que evoluíram dezenas de milhares de anos atrás. Estas estratégias poderiam influenciar o grau de envolvimento com o indivíduo numa amizade entre sexos opostos, ou ascender sentimentos platônicos. 

A conclusão é que a atração pode ser ao mesmo tempo um fardo e um benefício para o mesmo indivíduo em amizades diferentes -- ou ser as duas coisas na mesma relação, porém em momentos divergentes.

O recado é claro: quem já se apaixonou por uma amiga e pensou que tudo seria mais fácil por conta da amizade sabe o quanto pode doer uma saudade. 

E na sua opinião -
Existe ou não amizade entre homem e mulher?

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário