segunda-feira, 15 de outubro de 2012

'Dia do Professor: com carinho, ao mestre das letras e dos sonhos'

Novo Hamburgo  - Seja com as mãos sujas de pó de giz ou com calos nos dedos de segurar a caneta que escreve no quadro, são eles, os professores, que assumem, em boa parte do dia, o papel de pai, mãe, avô, avó e amigo da garotada. E hoje é o dia do mestre, aquele que ensina além das disciplinas escolares, daquele que muitas vezes descobre nas crianças o dom que elas próprias desconhecem.

O 15 de outubro reverencia esse profissional, fonte de inspiração, de exemplo e dedicação, por isso o NH foi às ruas para que a comunidade pudesse falar da importância do professor em sua vida. De cabelos brancos ou garotinhos inocentes, gente de todas as idades reconhece a presença marcante do professor em suas vidas. Alguns como uma marca do passado que norteou o futuro, outros ainda vivenciando a experiência de contar com o carinho que abre as possibilidades para a vida.

E de todos eles, o reconhecimento aos mestres, que em meio a classes e olhares curiosos, esquece os problemas e entraves comuns ao ser humano e se dedica de maneira mais intensa a cada dia, que se mostra sempre disposto a transmitir conhecimento com o amor de uma mãe, com a cumplicidade de uma velho amigo e, ainda, faz sobrar tempo para as brincadeiras e regalias tão presentes na figura dos avós. Fermento na medida certa.
Menos interessados na profissão
De acordo com um estudo feito pela Fundação Carlos Chagas, de São Paulo, tem diminuído a procura, por parte dos jovens, pela profissão de professor. A pesquisa elaborou os principais fatos para que a profissão volte a despertar interesse nos jovens:
- Intervenções midiáticas e outros movimentos que resgatem no imaginário social a valorização do professor e do ensino público.
- Desenvolvimento de maior valorização dos cursos de licenciatura e seu fortalecimento
- Realizar e dar importância pública a ações e políticas que mostrem que os anos iniciais de ensino não são mero “cuidar”, mas, um processo de educar, o que requer preparo adequado do profissional que trabalha com as crianças.
- Urgentemente, definir mais claramente o conhecimento específico da docência, de modo que se combata a ideia de que “qualquer um pode ser professor” ou de que é preciso apenas ter “dom” para exercê-la.
- Embora o cuidado também esteja presente nas características da docência, isso não significa que, por isso, ela deva ser exercida majoritariamente por mulheres. Daí a relevância de políticas públicas.
*Colaboraram: Alice Adams, Claucia Ferreira e Kika Cayser
Leia a matéria completa na edição impressa do Jornal NH
Por Marcelo Kervalt*
http://www.diariodecanoas.com.br/educacao/418822/dia-do-professor-com-carinho-ao-mestre-das-letras-e-dos-sonhos.html

Feliz Dia do Professor
e Parabéns SOMENTE àqueles que exercem, de verdade e com amor
a sua verdadeira função!

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário