terça-feira, 6 de novembro de 2012

Lady Gaga no Brasil: Relembre a trajetória da cantora de A-Z

Lady Gaga, a maior sensação da música pop que surgiu nos últimos anos, chega ao Brasil nesta sexta-feira (9) com a turnê The Born This Way Ball para três apresentações no país: Rio de Janeiro, São Paulo (11) e Porto Alegre (13).

A norte-americana, que estourou na paradas de sucesso em 2008 com o hit Just Dance e seu clipe nada convencional, na verdade atende pelo nome de Stefani Germanotta e antes da fama foi uma adolescente comum de Nova York.  Em apenas quatro anos de carreira, Gaga bateu inúmeros recordes: foi a primeira artista a conseguir 30 milhões de seguidores no Twitter, além dos 50 milhões de fãs que conversa no Facebook. 

Os números são sempre impressionantes: a cantora vendeu 90 milhões de singles, 15 milhões de cópias do disco The Fame e 6 milhões do álbum Born This Way. Foi eleita pela revista Forbes a Mulher Mais Poderosa do Mundo em 2011 a a personalidade mai influente da internet pela respeitada publicação Time.
Antes de Gaga chegar ao Brasil, o Virgula Música preparou um especial que relembra em A-Z a vida e carreira da mais promissora cantora pop dos últimos anos.
ALEJANDRO - Todo clipe de Lady Gaga é um acontecimento: ela prepara cuidadosamente o lançamento de cada vídeo e tenta inserir a música em um contexto estético mais amplo. O vídeo de Alejandro, lançado no ano passado, causou polêmica por cenas de insinuação sexual e referências militaristas. -

BORN THIS WAY - No dia 23 de maio de 2011, a cantora lançou seu último álbum, intitulado Born This Way. Nada modesta, Lady Gaga afirmou que foi o melhor disco do século.

COCAÍNA - Em diversas entrevistas, a cantora afirmou que foi viciada em cocaína e chegou a passar dias trancada em seu antigo apartamento apenas consumindo a droga. 

DAVID BOWIE - Gaga deve muito ao David Bowie, artista em que se inspirou para compor sua imagem ousada e performance nos palcos. "Quando eu era mais nova, passava horas em frente ao espelho tentando imitar as maquiagens incríveis que Bowie fazia. Ele é meu ídolo", afirmou Gaga em entrevista à MTV.

EXÉRCITO - A norte-americana participa de diversos movimentos para ajudar na luta os direitos civis dos homossexuais. Em 2010 se engajou na luta pelo fim doDon't ask, don't tell (não pergunte, não conte), lei que proibia que gays assumidos servissem no exército dos EUA.

FASHION - O interesse de Lady Gaga pela moda é explícito. Além de participar ativamente da criação de grande parte de seus figurinos, a cantora estreou o single Bad Romance em um desfile de Alexander McQueen e atacou de modelo em um desfile de Thierry Mugler.

GRACE JONES - Em entrevista ao jornal The Guardian, a cantora Grace Jones afirmou que Lady Gaga não é uma artista original. De acordo com a publicação, Gaga teria convidado Jones para participar do clipe de Telephone. "Eu disse não. Prefiro trabalhar com alguém que seja original, e não com uma cantora que copia tudo que eu já fiz", afirmou ela. A crítica foi particularmente polêmica porque Lady Gaga é fã assumida de Grace Jones.

HAUS OF GAGA - Inspirada pela Factory, estúdio de Andy Warhol, Lady Gaga criou a Haus of Gaga, que reúne toda a sua equipe criativa. É esse time que produz as turnês, cria figurinos e cuida da imagem da cantora.

IRON MAIDEN - Além de citar artistas como David Bowie e Grace Jones entre suas grandes influências, Lady Gaga também é metaleira. Em entrevista à Kerrang!, a cantora afirmou que sua banda do coração é o Iron Maiden.

JUST DANCE - Foi o primeiro sucesso de Lady Gaga e o principal single de seu álbum de estreia, The Fame. A música foi escrita por Gaga, o produtor RedOne e o cantor Akon. É um dos singles mais bem-sucedidos de todos os tempos, com mais de sete milhões de cópias vendidas.

KE$HA - Depois do sucesso de Lady Gaga, a porta para outras cantoras pop extravagantes estava aberta. A que melhor soube aproveitar essa oportunidade foi a norte-americana Kesha, que foi na onda das melodias grudentas com uso de sintetizadores e auto-tune e emplacou hits como Tik Tok e Blah Blah Blah.

LITTLE MONSTERS - Little Monsters é como Lady Gaga chama seus fãs mais fiéis, que acompanham todos os passos de sua carreira. Segundo ela, eles "vão algum dia criar um mundo livre de preconceitos".

MADONNA - Apesar de ser uma grande influência para Lady Gaga, Madonna não é muito fã de sua 'pupila'. Em sua nova turnê, a Rainha do Pop faz a introdução da clássica Express Yourself e emenda o refrão do hit de Gaga, Born This Way, que soa como uma bela provocação. Para deixar a intenção de alfinetar a 'concorrente' ainda mais clara, a Madonna completa o medley com um trecho de She’s Not Me, do álbum Hard Candy, em que fala de mulheres que nunca serão iguais a ela.

NICOLA FORMICHETTI - O stylist de Lady Gaga é o responsável pela escolha de seus figurinos, que vão de looks caprichados a roupas completamente absurdas (como a vez que usou um vestido feito de carne bovina)

OVO - A chegada de Lady Gaga à cerimônia do Grammy Awards 2011 não poderia ter sido mais surreal: a cantora resolveu passar pelo tapete vermelho dentro de um ovo.

PAPARAZZI - Em um de seus clipes mais criativos, Lady Gaga faz piada com a indústria de celebridades e explora o lado macabro da própria fama.

POKER FACE - O olhar misterioso da cantora e a dificuldade de decifrar suas intenções é o significado por trás de Poker Face (em inglês, gíria que pode ser traduzida como "cara de paisagem"). O refrão "Can't read my poker face" é um dos mais famosos de sua discografia.



QUEEN - O nome de Lady Gaga veio de uma música do Queen, Radio Gaga. A banda é uma das principais influências da cantora, que sempre afirmou ser apaixonada pela voz e pelo jeito performático do vocalista Freddie Mercury. -

REDONE - O produtor RedOne é praticamente um Midas da composição. Quase todas as músicas que escreve para artistas pop viram hits. No caso de Lady Gaga, RedOne escreveu Poker Face, LoveGame, Bad Romance, Alejandro e Just Dance.

STEFANI GERMANOTTA - Antes de se transformar em Lady Gaga, Stefanie Germanotta era morena, tímida e cantava rock e heavy metal.

TELEPHONE - O lançamento do videoclipe de Telephone foi tão esperado que a cantora fez até uma contagem regressiva para a estreia. No vídeo, dirigido porJonas Akerlund, Gaga se une a Beyoncé em um thriller inspirado pelos filmes deQuentin Tarantino.

VIDEO MUSIC AWARDS - O VMA de 2009 trouxe Lady Gaga sangrando e se enforcando no palco durante a execução da música Paparazzi.

UNIVERSIDADE DE NOVA YORK - Ela formou-se na Escola de Arte Tisch (Tisch School of Arts)

WARHOL - Andy Warhol é a grande referência estética de Lady Gaga. Foi a partir das reflexões do artista sobre fama e indústria de celebridades que a cantora criou algumas de suas obras, como o clipe de Paparazzi.

X FACTOR - A cantora foi ao programa em dezembro de 2009 apresentar o singleBad Romance.

YOUTUBE - A cantora é uma das artistas com mais views no Youtube, perdendo apenas para o rapper Eminem, que já contabiliza um bilhão de views em seus clipes.

ZEBRA - Lady Gaga tinha tudo para não dar certo. Ao contrário de outras estrelas do pop, a cantora não é incrivelmente bonita, não teve muita sorte com gravadoras (aos 19, assinou com a Def Jam e foi dispensada após três meses) e não faz o tipo gostosona. Mesmo assim, conseguiu a façanha de dominar as paradas musicais, criar uma personalidade única no mundo pop e se tornar referência de moda e estilo.
http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/lady-gaga-2012/2012/11/05/312622-lady-gaga-no-brasil-relembre-a-trajetoria-da-cantora-de-a-z#0

Esta é a minha LADY GAGA,
Um ícone do Pop que tem o seu próprio espeço
mas mesmo assim incomoda até quem se diz rainha insubistituível!
#gagadiva

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário