terça-feira, 12 de abril de 2011

8 Mitos do SEXO*

Ducha vaginal pode? Gozar nas coxas engravida? Desvendamos essas e outras dúvidas comuns

1. HOMEM QUE TEM PÉS (OU MÃOS) GRANDES TEM PÊNIS AVANTAJADO?
-Todo mundo já ouviu falar nessa comparação e arregalou os olhos perto de um homem que calça 44 bico largo. Segundo Mark Leyner e Billy Goldberg, em vão. \"Não há evidências de que o tamanho das mãos ou dos pés esteja relacionado com o tamanho do pênis\", afirmam, mencionando um estudo publicado no British Journal of Urology, em que urologistas mediram o comprimento peniano de 104 homens e relacionaram esta medida com o tamanho do pé de cada um deles. \"Descobriram que não há nenhuma relação entre os dois”, afirmam Mark Leyner e Billy Goldberg no livro \"Por que os homens têm tetas?\".
Crédito: Jupiter Images

2. PÍLULA DO DIA SEGUINTE FUNCIONA?
 -\"Sim, funciona\", afirma a ginecologista e terapeuta sexual Glene Rodrigues. Sua eficácia é maior quando tomada o mais rapidamente possível após a relação sexual de risco. “A pílula do dia seguinte não deve ser usada como método contraceptivo e sim apenas em situações de emergência, devido aos efeitos colaterais, pois uma alta dose de hormônio é dada de uma só vez”, ressalta. Dra. Glene explica que o medicamento torna o meio uterino hostil à presença do espermatozóide, dificultando o encontro com o óvulo, e provoca uma descamação do útero, prejudicando a implantação. Mas nem todas as mulheres podem usar o recurso. “É contraindicado para quem tem risco de tromboembolismo, mulheres hipertensas e que têm obesidade mórbida”, avisa a sexóloga. Os efeitos colaterais mais comuns são dor de cabeça, dor nas mamas, enjôo e vômito. “Se ocorrer vômito ou diarréia nas primeiras duas horas após a ingestão da medicação, é necessário repetir”.
Crédito: Dreamstime

3. SOJA AUMENTA A FERTILIDADE?
- Segundo Oswaldo Rodrigues, do Instituto Paulista de Sexualidade, a soja contem substâncias que se associam a maior produção de estrógenos, o que é bom para a mulher e não para os homens. \"A melhor alimentação será aquela com variedade em vitaminas e sais minerais, sem negligenciar gorduras animais e em especial proteínas. O que menos fará sentido são carboidratos\", ensina. Oswaldo Rodrigues chama atenção para o fato de a fertilidade depender da frequência coital. \"Quanto mais vezes se faz sexo a cada semana e em todas as semanas do ano, maior a chance de se ter uma gravidez. Infelizmente muitos casais buscam fertilização assistida sem que tenham atividades sexuais frequentes. Por não considerarem sexo algo importante, pensam que existe uma falha orgânica e por isso buscam o auxílio médico. O que precisam é de um psicoterapeuta sexual para desenvolverem o desejo de sexo\".
Crédito: Stock Xchange

4. É POSSÍVEL QUEBRAR O PÊNIS?
- Por essa ninguém esperava: não é que dá para quebrar o negócio? Com a palavra, Mark Leyner e Billy Goldberg: \"Apesar de não existirem ossos no pênis, mesmo assim dá para rompê-lo – uma lesão chamada fratura peniana\", afirmam, explicando que, se ele estiver ereto, um choque repentino ou uma flexão exagerada podem quebrar a camada que envolve o tecido do corpo cavernoso, responsável por produzir a ereção. \"Isso acontece mais freqüentemente durante o ato sexual e requer uma cirurgia de emergência para prevenir futuras disfunções sexuais\", ensinam Mark Leyner e Billy Goldberg no livro \"Por que os homens têm tetas?\".
Crédito: Stock Photos

5. GOZAR NAS COXAS PODE ENGRAVIDAR?
 - Oswaldo Rodrigues do Instituto Paulista de Sexualidade explica que o espermatozóide tem vida curta. \"Apesar de poder sobreviver até 72 horas em ambiente favorável com umidade, alimento e temperatura do corpo, fora do corpo, como por exemplo na coxa, a temperatura é menor e a umidade diminuirá em menos de uma hora\", afirma ele. Ou seja, é muito difícil, mas não impossível. \"Muitas pessoas juram que foi assim que engravidaram. Embora improvável, existe alguma possibilidade que devemos respeitar\", conclui.
Crédito: Getty Images

6. PISCINA DE MOTEL É SEMPRE SUJA?
- Não! O psicólogo do Instituto Paulista de Sexualidade, Oswaldo Rodrigues, lembra que as piscinas de motéis são frequentadas por poucas pessoas, o que por si só já deveria permitir afirmar que são piscinas de menos riscos à saúde do que as piscinas de clubes e outras piscinas públicas. “Além disso, muitas vezes percebemos que a piscina do motel contém mais cloro que as outras, de modo que não representa problemas para a saúde física ou sexual de ninguém”, afirma.
Crédito: Getty Image

7. O ESPERMA É NUTRITIVO? ENGORDA?
 - No livro campeão de vendas nos Estados Unidos “Por que os homens têm tetas?”, Mark Leyner e Billy Goldberg afirmam que o esperma não apresenta particularidade nutritiva ou que faça engordar. “Uma ejaculação normal – cerca de uma colher de chá – contém entre duas e três centenas de espermatozóides”, explicam, esclarecendo que na mesma quantidade de esperma há, no total, cinco calorias. “Essas calorias derivam de proteínas, incluindo enzimas e açúcares, secretados no sêmem pela glândula prostática. Outras substâncias no sêmem incluem água, vitamina C, ácido cítrico, fosfato, bicarbonatos e zinco”, garantem.
Crédito: Getty Images

8. DUCHA VAGINAL DEPOIS DO SEXO: PODE?
- Segundo a ginecologista e terapeuta sexual Glene Rodrigues, a ducha vaginal não é recomendada, pois toda mulher tem uma flora vaginal – conjunto de microorganismos que a protegem naturalmente contra infecções – que pode acabar sendo destruída ou prejudicada. “A flora vaginal normal protege a mulher pois regula o pH e a acidez vaginal. Para higiene de vulva, recomenda-se o uso de sabonetes neutros no uso diário”, diz a ginecologista, lembrando que todo corrimento patológico deve ser tratado pelo médico, mas há mulheres que têm mais ou menos secreção e que isso não pode ser confundido com doença. “A ducha vaginal não previne gravidez”, finaliza Dra. Glene.
Crédito: Dreamstime
por Rosana F.
Espero que tenhas esclarecido alguma dúvida que você tivesse...
Bjs
Bom dia!
Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário