sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sintaxe da língua Portuguesa - Por Marilurdes Carvalho

Quando pensávamos que já tinha visto e passado por tudo neste curso, vem Marilurdes e muda toda essa realidade...Morfologia? Morfossintaxe da Língua Latina? Estrutura e Funcionamento da Educação Básica? Nada disso, estamos falando da ‘vilã’, da ‘pior do bando’: SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA.
Há dias ela (Marilurdes),  que foi minha professora de Ensino Fundamental, que tanto amava, vinha me avisando no trabalho que iria lecionar a tal disciplina, e que iria botar quente em mim, mas o ‘quente’ eu não sabia que era o fogo total, devido à disciplina, o amor do fundamental virou antipatia do superior, rs.
Logo no primeiro dia chego atrasado e já viro exemplo para a aula “Andreh é um acadêmico atrasado”... Começou de mansinho, assunto sendo bem explanado, detalhado, se alguém não entendesse voltava a explicação novamente, e olha que isso ela faz como ninguém, talvez a melhor que já passou por aqui até agora.
Primeiro ‘falamos’ da Organização e Constituição da Frase, Suas estruturas, Seus tipos obrigatórios, Subtipos, Facultativos, com todos os seus SN’s, SP’s, SA’s, SPA’s, Determinantes, Modificadores, e todas as suas transformações, vejam bem: Isso tudo em se tratando de Frases Simples, aff!
Primeira avaliação? Um trabalho de dupla, Tema? Diagrama Arbóreo, que fora logo apelidada (esclareço que não foi criado por mim) de “Disgrama Diabólico”, por toda sua dificuldade e efeito alucinógeno, foi uma loucura total só era gente correndo pro lado e pro outro pra terminar de responder ... Em meio a tudo isso o coitado do Juju se acidenta, Deus que me perdoe mas não sei se foi azar, ou foi mesmo pura sorte, por ter se livrado duas semanas de tanta dor de cabeça.
Vem então a segunda avaliação, que foi “A SENHORA AVALIAÇÃO”, chego à faculdade, e quando vou entrando lá está Rose, quase que com os dedos ensanguentados de tanto discar no celular tentando ligar pro Gleyson e até então eu não sabia o por quê?  E não é que a avaliação seria em dupla e como, diferente de mim, ele manja no assunto, ela que não é besta nem nada tratou de agarrá-lo...E eu gente? O que seria de mim?...
Antes de entrar na sala, ligo pro Felipe e ele naaada de chegar, e não é que Deus é tão bom e me põe na frente nada mais nada menos que Gi-dal-thi, rs, Geeente, a prova tava tão difícil, mas tão difícil que, mesmo sendo em dupla ela sentiu piedade e liberou a pesquisa na apostila, e isso foi o bastante? Claro que não! Ficamos perdidos do mesmo jeito... Deu 7, deu 8, deu 9, deu 10 horas e o povo, quase que em grupão, ainda corriam desesperados pra lá e pra cá, kkk, pode uma coisa dessas?!?
E passamos então pra etapa final da Disciplina Sintaxe, e agora adivinhem?!? As Transformações em Frases ‘Com-ple-xas’, parece brincadeira né?! e como se não pudesse piorar, nós é que teríamos que explicar todo o assunto, através de Seminário e com Plano de aula e tudo...ela é demaaais!!! kkk.
Mas estamos aqui, ‘entre trancos e barrancos’ chegamos até o fim, sobrevivemos a tal, essa aqui certamente é mais uma daquelas que não vai sair da mente, e aviso logo uma coisa: “- Se houver ainda pela frente Disciplina pior do que essa, que Gidalthi digite logo minha Desistência, porque sinceramente, eu não aguento não”.
Brincadeiras à parte Mary, você, que é admirada e muito elogiada, exala conhecimento por onde passa, tem que se desdobrar para as inúmeras funções que exerce, que por sinal as exercem muito bem, e, sem exageros, com uma bagagem de dar inveja a qualquer reitor de Faculdade.
Gostaria de dizer que a Disciplina, com o perdão da palavra, foi o cão, mas em compensação Deus nos mandou uma professora para lecioná-la que dispensa comentários. Obrigado por tudo, e fique à vontade pra voltar, DESDE QUE NÃO SEJA COM UMA DISCIPLINA DESSE TIPO, Ok?!
Valeu!
Beijos de Andreh Carvalho e de todos os Acadêmicos do Curso de Letras Prog. Darcy Ribeiro - Polo São Mateus do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário