sexta-feira, 15 de abril de 2011

Quinta Categoria - MTV*


Quinta Categoria é um programa de televisão que começou a ser exibido em 2008 pela MTV. O programa é dividido em vários jogos inteiramente feitos de improviso, todos com temas sugeridos pela platéia. 

No início, o programa teve o comando de Marcos Mion e Cazé Peçanha, o programa era uma espécie de show de calouros. 
Em 2009, Mion sugeriu a reformulação do Quinta Categoria, que passou a ser baseado no programa britânico Whose Line Is It Anyway?
Cazé e todo os outros do elenco (Dani Calabresa, Willian BomBonner, Mister Ludico e outros) foram retirados do programa e foram inseridos os integrantes do grupo teatral Os Barbixas (Anderson, Daniel e Elídio). 
Em 2010 o programa alterou seu elenco, novamente, pois Marcos Mion mudou de emissora e foi para a Record e os "Barbixas" foram para a Band
Atualmente o programa é apresentado por Paulinho Serra, Rodrigo Capella e Tatá Werneck (Todos do grupo teatral "Deznecessários"). 
Em 2011, o programa passou a ser exibido aos sábados e ter 45 minutos de duração.

Ficha Técnica
O programa é dirigido e escrito por Ivan von Simson. Tem na equipe de produção William Alencar e Marcelo Pizante. Atualmente o programa é apresentado por Paulinho Serra, Rodrigo Capella e Tatá Werneck.

Horários
  • Sábado - 20h00. (Inédito)
  • Domingo - 18h45. (reprise)
  • Segunda Feira - 16h30. (reprise)
Jogos
No programa são realizadas várias provas de improviso que são referidas como "jogos". Os mais comuns são:
Frases
É um jogo no qual aparecerá uma frase num telão e os jogadores terão que improvisar, encenando a primeira coisa que lhes vier à cabeça, desde que seja relacionada ao tema que está no telão;

Perguntas
A platéia escolha um tema ou uma frase e dois jogadores fazem um dialogo de perguntas,se um dos dois jogadores responder a pergunta o jogador é subtituido por 

Senhor do Tempo
Neste jogo, os três jogadores fazem o cena com tema escolhido pela plateia ,enquanto um que faz o papel de senhor do tempo vai mudando os momentos da cena podendo ir para o passado e para o futuro : Ex: 40 minutos depois, 2 dias antes.
Professor de mão boba
(não foi exibido normalmente em 2010)
Neste jogo, três dos quatro jogadores participam e cada um fará uma função. O primeiro fará o professor, que pode ser de qualquer coisa, como culinária, arte ou maquiagem. O segundo jogador fará as mãos do professor, daí o nome "Professor de Mão Boba". O terceiro jogador fará o aprendiz ou aluno, que geralmente fará perguntas ou "anotações" em seu caderninho de anotações imaginário. Geralmente o professor acaba o jogo muito sujo.

Roubando a fala
Dois jogadores de um lado e os outros dois de outro, a plateia sugere temas/lugares diferentes para cada dupla. Então eles fazem uma cena improvisada e, quando tocar a buzina, os jogadores que estão em cena param e os outros dois recomeçam usando a última fala da outra dupla.

Mentira
Três dos jogadores fazem uma cena com o tema sugerido pela plateia e o outro ator os "atrapalha" dizendo "mentira" quando ele quiser que a pessoa mude a última coisa feita ou falada. Foi eleito o melhor jogo de 2009 no especial de ano novo.

Competição de Quinta
Nesse jogo, dois jogadores estão trabalhando em alguma profissão mas que na verdade eles estão competindo para ver quem é o melhor. Os outros dois ficam narrando a disputa como se fosse uma final de campeonato.

Dublês
Dois jogadores fazem uma cena de um filme de ação ou algo parecido; quando a cena ficar perigosa, eles "chamam os dublês", que são os outros dois jogadores e depois volta a cena ao normal, com os dois primeiros jogadores.

Propaganda surpresa
Deve-se fazer uma propaganda de 30 segundos sobre um produto, sendo que o jogador é surpreendido com as mais bizarras coisas a serem propagandeadas.

Candidatos
Os jogadores têm que conquistar uma vaga de emprego com objetos dentro de uma caixa.

Homem objeto de cena
Enquanto dois jogadores fazem a cena, de acordo com o tema dado pela plateia, outros dois se fazem de algum objeto presente na cena.

Cena com Falas sorteadas
Dois jogadores improvisam a cena, de acordo com o tema dado pela plateia, e ao decorrer da cena eles têm que sortear falas que os espectadores escreveram antes do programa começar, mudando o rumo da cena.

Jogo do ABC
Números de jogadores e situação são determinados pela produção.Os jogadores fazem uma cena que cada um tem que começar sua frase com uma letra do alfabeto.

Super Heróis de Quinta
Um super herói é sugerido pela plateia e também um problema a ser resolvido; depois, o jogador que está em cena deve pensar em algum super herói para o próximo jogador e assim sucessivamente. O jogo acaba quando o problema é resolvido ou quando todos saem de cena.

Entrevista ao contrário
O próprio nome já diz: é literalmente uma entrevista ao contrário. Neste jogo, será feito um talk show que não existe; um jogador fará o apresentador deste talk show e o segundo fará o entrevistado, que terá uma profissão ou ocupação escolhida pela plateia. Após isso feito, eles começam a entrevista mas com os agradecimentos finais ou a chamada para os comerciais e termina com os bastidores do programa. Além disso, o entrevistador terá de se basear na resposta do entrevistado para formular uma pergunta rapidamente, o que prova que esse jogo é um grande teste para o cérebro.
Tradução Simultânea
Neste jogo, os quatro jogadores jogam, sendo que dois deles farão um filme que não existe e com um idioma incomum, como aramaico ou srilankês, sugerido pela plateia. O título do filme também será sugerido pela plateia. Enquanto o filme acontece, os outros dois jogadores farão a tradução simultânea desse filme, de forma bem humorada.

Transforma
Nesse jogo dois começam,o jogador de fora quando diz:Transforma,congela-se a cena;e o outro jogador tem que aproveitar a expressão do outro jogador.

Toque Sonoro
Nesse jogo os jogadores deverão fazer uma cena sugerida pela plateia, três dos jogadores só poderão falar se estiverem encostados no jogador escolhido.

Pilar
Dois jogadores devem improvisar uma cena com um tema sugerido pela plateia. Duas pessoas da plateia são convidadas a assistir esses jogadores completando a cena com qualquer coisa que lhes vier a cabeça, quando os jogadores pedirem.

Telejornal de duas cabeças
Todos jogam. Neste jogo, dois jogadores deverão ser o âncora e os outros, o repórter. Com um tema sugerido pela plateia, cada um só deve falar uma palavra e seu companheiro tenta completar com outra.

Fala que eu te dublo
Uma dupla improvisa uma cena com o tema sugerido pela plateia, enquanto a outra dupla fará a voz de quem está encenando.

Rima
Semelhante ao jogo das perguntas. Os jogadores devem conversar rimando com a fala de seu oponente. Se errar são substituídos pelos companheiros de dupla.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

-Enfim, é um programa divertidíssimo,
assisto sempre que posso e recomendo!!!
Diferente de muios, eh um humor inteligentíssimo, 
espontâneo e improvisado!

Parabéns pro elenco E PRA DIREÇÃO DO PROGRAMA!

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário