O perfil de humor "Dilma Bolada", que faz publicações no Facebook e Twitter com uma interpretação divertida da presidenta do Brasil, ganhou, pela segunda vez consecutiva, o Shorty Awards, conhecido como o Oscar das mídias sociais, na categoria "Melhor Uso das Redes Socias". A cerimônia, que aconteceu na noite desta segunda-feira (08) no Times Center, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, também premiou PC Siqueira - que recebeu o prêmio pelo "Dilma Bolada" -, considerado o melhor videoblogger de 2012 e Cauê Moura, na categoria YouTube Star.
O evento realizou sua quinta edição este ano e premiou os melhores usuários do microblog - celebridades, organizações e marcas -, que estavam divididos em 26 categorias oficias, além das criadas pelos próprios usuários. Criador do "Dilma Bolada", Jeferson Monteiro, de 23 anos, não consegue disfarçar a felicidade de ter recebido o prêmio novamente.
"Foi uma surpresa. Estava fora de casa e sem bateria no celular. Quando cheguei e carreguei, apareceram um monte de mensagens dando os parabéns. Fui no site oficial, na categoria Brasil, e vi que o perfil era o vencedor. Concorri com muita gente boa. Tava no fim da lista de votos e acabei ganhando. É um reconhecimento internacional muito importante", disse.
"Foi uma surpresa. Estava fora de casa e sem bateria no celular. Quando cheguei e carreguei, apareceram um monte de mensagens dando os parabéns. Fui no site oficial, na categoria Brasil, e vi que o perfil era o vencedor. Concorri com muita gente boa. Tava no fim da lista de votos e acabei ganhando. É um reconhecimento internacional muito importante", disse.
Importante para o perfil e para o próprio Jeferson. É que ele trocou o curso de Administração na metade para se aventurar na Comunicação, mais especificamente em Publicidade. "Vi que tinha a ver comigo. Devia ter começado mais cedo, mas tudo tem sua hora. Ainda não é tarde. O sucesso do 'Dilma Bolada' me abriu muitas portas. Consegui um emprego e sou chamado para vários eventos", observou.
O perfil, amado por uns e odiados por outros - incluindo políticos -, conta com quase 100 mil seguidores no Twitter, onde começou, e 260 mil no Facebook. Mas começa a alçar novos voos. "Vou lançar o blog da 'Dilma Bolada'. Já estamos na fase final. Vai ser um espaço mais livre e vem para acrescentar. Lá, vou poder postar vídeos, fotos, links externos e textos mais longos, em um espaço só do personagem. Tenho mais liberdade nesta plataforma, mas não vou sair das redes sociais", avisou.
Jeferson também falou sobre a possibilidade de o perfil ir parar nas prateleiras das grandes livrarias. "Recebi propostas de criar um livro com os posts da página, algo que falasse sobre esse cotidiano imaginário da presidenta, mas ainda não é certo. Estou estudando as possibilidades, vendo se é isso mesmo que eu quero e se é o momento certo", declarou.
Sobre a opinião de Dilma Rousseff a respeito do blog, Jeferson afirma não saber o que ela pensa, mas que gostaria muito de conhecer e ter um retorno da presidenta. "Eu sei que ela sabe da existência do perfil, mas não sei o que acha. Acredito até que, com o blog, será mais fácil ela ter acesso ao trabalho. Admiro a Dilma e acho que ela se tornou a pessoa perfeita para inspirar o personagem, pelo jeito durona de ser. É divertido brincar com isso", disse.
O criador do perfil afirmou ainda passar longe de ser muito ligado à política. "Sei o que preciso saber como cidadão. Mas é claro que, com o perfil, aprendo muito mais. Fico ligado em tudo que tem o nome da Dilma e aprendo sobre o assunto para fazer a piada".
Como começou o "Dilma Bolada"
Assim como a maioria dos grandes sucessos da web, o "Dilma Bolada" começou como uma brincadeira que, ao longo do tempo, foi virando coisa séria. "O perfil era meio largado. Ficou uns oito meses largado no Twitter até eu começar a postar direito. Depois veio o Facebook e ele estourou de vez. Acho que isso aconteceu porque eu falo de um assunto chato e polêmico, que é a política, de forma divertida e fácil de entender", observou.
O universitário disse ainda que não esperava tanto retorno do público. "Muita gente curte e comenta. Ministros, celebridades e internatutas interagem o tempo todo com o perfil. O 'Dilma Bolada' já virou atécase de monografia, tese de mestrado e artigo de doutorado!", falou.
Ele comentou ainda sobre o jargão utilizado nos posts da personagem, que quase sempre termina suas publicações com a hashtag #sambando (em uma de suas últimas publicações, Dilma Bolada disse: "sambei na cara dos rebeldes"). "O Twitter é o termômetro das coisas do momento. Muita gente começou a falar isso e eu achei que tinha tudo a ver com a Dilma, já que ela é presidenta do país do samba", explicou.
Por conta do tempo - que divide entre a faculdade, o trabalho em uma produtora carioca e o "Dilma Bolada" -, Jeferson exclui a possibilidade de lançar novos personagens por agora. "Tenho algumas ideias sim, mas ainda não é a hora. Tem muita coisa acontecendo com o 'Dilma Bolada' e eu não teria tempo para dar conta de tudo. Sem tempo, o trabalho não é tão legal e eu gosto de fazer direito", concluiu o futuro publicitário. Enquanto Jeferson não cria novos personagens, o 'Dilma Bolada' vai crescendo - e sambando - nas mídias sociais.
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/04/dilma-bolada-vence-novamente-o-shorty-awards-o-oscar-das-midias-sociais.html
#arrasou!
Andreh Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário