sexta-feira, 19 de abril de 2013

SAÚDE:Levantamento de peso ajuda no aumento do gasto calórico após o treino?


Exercícios como supino, agachamento e outros movimentos de musculação ajudam a sentir aquele sensação de “queimar” o músculo. Porém, estes exercícios ajudam a eliminar calorias pós- treino?
Estudos mostram que exercícios cardio (como corrida e ciclismo), podem criar um efeito de queima de gorduras pós-treino, sendo responsável por 200 calorias perdidas de forma adicional e mantendo o metabolismo elevado em até 14 horas após o exercício.
Mas, será que a musculação pode ter um efeito semelhante ao treinamento de cardio?
O conceito de GASTO CALÓRICO pós-exercício INTENSO é conhecido como aumento/excesso do consumo de oxigênio depois do mesmo, ou seja, o chamado EPOC. No início do exercício intenso cardio, o corpo aumenta a necessidade de oxigênio, forçando o organismo trabalhar em “horas extras”, mesmo após o treino, para compensar o consumo exacerbado de oxigênio. Isso significa que, mais calorias serão queimadas após o treino e, consequentemente, se for assistir televisão quando chegar em casa, seu corpo estará em constante trabalho.
Um estudo feito com levantamento de pesos, musculação, mostra que o metabolismo também aumenta após o treino. A pesquisa consistiu em treinos de musculação com exercícios para diferentes grupos musculares e exercícios diferentes para os mesmos grupos musculares. Depois de 10 repetições máximas para 6 exercícios, os pesquisadores descobriram que o aumento de gasto calórico e metabolismo podia perdurar além de 1 hora após o treino.
Mas, quanto de carga devo utilizar para obter um aumento do gasto calórico pós-treino? Para você ter uma noção, duas séries de 8 repetições com 85% de carga pode significar um aumento do metabolismo em até 2 horas após o exercício.
Assim: - Os exercícios visando grupos musculares maiores, como os quadríceps e isquiotibiais, ajudam a queimar mais calorias pós-treino do que as alternativas de grupos isolados e pequenos.
- Para maximizar o gasto calórico, tente exercícios que trabalhem grupos grandes e opostos (Exemplo: peito/costas).
- Descanso entre as séries também é um fator imprescindível para aumento do metabolismo. Alguns estudos mostram que intervalos mais curtos podem levar a uma maior queima de calorias. Como o tempo é muito complexo, segue uma sugestão: utilize períodos de descanso suficientes para manter a intensidade constante durante os exercícios.
- Saiba que o nível de condicionamento também pode desempenhar um papel fundamental. Indivíduos treinados que têm uma rotina de musculação obtém uma recuperação mais rápida quando comparado aos amadores.
O que você deve lembrar é que o EPOC auxilia na perda de peso EM UM CONJUNTO, já que o maior gasto calórico acontece DURANTE o treino. Esta é uma forma de desfrutar de cada benefício do treino e melhorar ainda mais o gasto calórico.
Consulta: Greatist.com
E vamo que vamo
Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário