terça-feira, 18 de setembro de 2012

'7 dúvidas sobre queda de cabelo e fios que não crescem'

1 – Meu cabelo não cresce. O que acontece?
A velocidade de crescimento varia de pessoa para pessoa, mas, em média, é de 1,2 cm por mês, segundo Valcinir Bedin, dermatologista, tricologista – especialista em cuidados com o cabelo – e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo

Se uma alteração for notada, seja de queda ou de crescimento, é necessário procurar um médico. Pode ser um distúrbio hormonal, nutricional ou metabólico. “O não crescimento do cabelo é apenas um dos sintomas de algo que não está certo”, diz o dermatologista. E se não há um problema a ser corrigido, é preciso estimular o nascimento dos fios. “É possível até dobrar o crescimento.” Como? Com medicamentos, tomados por via oral, que contêm nutrientes responsáveis pelo crescimento do cabelo. Os principais são os sais minerais, o ferro, o zinco, o selênio e as vitaminas do complexo B, presentes, principalmente, no leite e em carnes vermelhas.

“Não adianta tomar um polivitamínico geral”, afirma o dermatologista. “O corpo pode usar esses nutrientes para outras necessidades e não fazer cabelo.”


2 – Como sei se a queda está dentro do normal?
Muita gente confunde queda com quebra. Segundo Bedin, às vezes os fios estão danificados, quebram e caem. Para diferenciar, observe se o fio caído tem um pontinho branco no fim. “Esse ponto branco é como uma cola que temos na cabeça, a mucina. Quando ela é notada no fio que cai é porque há queda e um problema maior.”.


O normal é cair por dia cerca de 0,1% dos fios. Assim, quem tem mais cabelo perderá mais e vice e versa. Se há cerca de 80 a 90 mil fios, cairão de 80 a 90 fios por dia. Como é praticamente impossível calcular com precisão, algumas situações podem ajudar nessa avaliação. Muitos fios no travesseiro ao acordar, na escova, no computador do trabalho, no ombro ou nas costas, além da diminuição no volume – o tamanho da piranha e as voltas do elástico mudaram? – são indícios de que há queda. “Como regra geral, se vir o cabelo caindo é porque a queda é além do normal”, afirma o dermatologista.


3 – Xampu antiqueda funciona?
Depende. De acordo com Bedin, ele só é eficaz para quebra de cabelo: “Não existe xampu que evite a queda. Hidratação ou cauterização deixam o cabelo mais bonito, mas é um embelezamento temporário”.


O importante, de acordo com a tricologista Sônia Mesquista, do Espaço Sônia Mesquita, é lavar bem o cabelo, massageando o couro cabeludo. “O acúmulo de gordura e sujeira na raiz forma uma placa que impede o crescimento”, diz Sônia. Ela recomenda lavar o cabelo todos os dias, aplicar o xampu duas vezes e o condicionador apenas uma, sempre enxaguando muito bem. “É importante massagear com força para ativar a circulação. Pode até usar a unha, desde que não machuque a cabeça”, diz a tricologista. O estímulo deve durar entre dois e três minutos.


4 – Posso tingir?
Sim. De acordo com Bedin, tintura, ou qualquer tratamento, não interfere no crescimento dos fios: “O que é feito externamente não faz nem bem nem mal. Tintura resseca, pode quebrar os fios.”



5 – Estresse pode mesmo causar queda?
Sim. “O estresse aumenta a adrenalina e o estradiol, hormônios que competem com os nutrientes do cabelo. Eles impedem esses nutrientes de entrar nas células dos fios e influenciam a queda”, diz Bedin.


Excesso de exercício e dietas malucas também podem fazer com o que o cabelo caia. “Como ele não tem nenhuma função fisiológica vital para o corpo, nosso organismo entende que não é prioridade.”


6 – Cortar nas fases da lua ajuda?
Segundo Bedin, não há nenhuma comprovação científica.



7 – Os fios caem mais em determinado momento do ano?
Sim. No verão, quando os dias são mais longos e há mais luz, a queda é menor. “Temos sensores que fazem com que o cabelo fique mais tempo na cabeça quando exposto à luminosidade”, diz o dermatologista. “Brinco que, se quiser ter mais cabelo, acorde mais cedo.” Já no outono o cabelo cai mais justamente porque não caiu no verão.

Um comentário:

  1. Ah! O grande vilão é a quebra imperceptível dos fios. Realmente parece que os cabelos não estão crescendo e tecnicamente existe mesmo um período que isso acontece, mas não com todos os fios ao mesmo tempo. Alguns estão crescendo e outros em (digamos) hibernação. O que precisa é deixar os fios fortes e com camada de proteção pra diminuir as agressões do dia-a-dia.

    Olha, eu recomendo esse link http://equilibriopravoce.com.br/blog/por-que-os-meus-cabelos-estao-quebrando/ que também tem informações sobre o assunto e maneiras de corrigir.

    ResponderExcluir