quarta-feira, 2 de março de 2011

1. Heterossexualismo

Heterossexualidade (também algumas vezes identificada por heterossexualismo) refere-se a atração sexual e/ou romântica entre indivíduos de sexos opostos, e é considerada a mais comum orientação sexual nos seres humanos.
 A utilização corrente do termo tem as suas raízes na abrangente tradição da taxonomia da personalidade no século XIX. Esta continuou a influenciar o desenvolvimento do conceito moderno de Orientação sexual, sendo associada ao Amor romântico e identidade adicionalmente ao seu exclusivo significado sexual.
 O adjetivo heterossexual é usado para descrever relações íntimas e/ou sexuais entre indivíduos do sexo masculino e do sexo feminino, os quais podem ou não identificar-se como heterossexuais.
 A heterossexualidade tem sido identificada, ao longo da história e na maioria das civilizações, como a "normal" ou "natural", decorrendo directamente da função biológica relacionada com o instinto sexual reprodutor sendo tudo o resto "anormal" ou "anti-natura".
 Contudo, tem-se verificado uma mudança na forma como o assunto é abordado pela opinião pública, comunidade científica e poder político, reforçando-se hoje em dia a diferença entre "maioria" (a heterossexualidade) e a "naturalidade" (inerente a qualquer orientação sexual).
 Organizações feministas e LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) têm vindo a afirmar, em alguns casos até mesmo com vaias em diversos meios que o comportamento heterossexual foi, essencialmente, apresentado como único socialmente aceitável ao longo de gerações, motivado por costumes familiares, sociais e religiosos.
Heterossexualidade, como quaisquer formas de identidade é muito subjetivo. Na sociedade ocidental, é geralmente pensa-se como heterossexual, se o indivíduo direciona quer todos ou a grande maioria dos seus desejosos e/ou a estimulação sexual de uma pessoa do sexo oposto.
 Em outras culturas de forma pré-conceituosa e errada, um homem heterossexual podem se envolver em relação homossexual desde que ele mantenha o papel tradicionalmente atribuído ao seu sexo durante a relação e seu gênero durante o decorrer do relacionamento ou ainda, a heterossexualidade é demotada ao homem, que mesmo que ele assuma qualquer papel durante uma relação homossexual, enquanto atividade social, desde que mantenha uma relação com uma mulher na sua vida familiar, nesse caso a heterossexualidade é vista como um estilo de vida social e não como uma orientação sexual.
Uma concessão cultural semelhante a esta têm sido historicamente rara entre as mulheres, mas, recentemente, foram toleradas mais do que seu equivalente masculino, em grande parte devido à sua ligação à algumas escolas do feminismo.

origem: wikipédia.


Andreh CarvalhO*


Nenhum comentário:

Postar um comentário