sexta-feira, 4 de março de 2011

4. Transexualismo

 É a condição considerada pela OMS como um tipo de transtorno de identidade de gênero, mas pode ser considerada apenas um extremo do espectro de transtorno de identidade de gênero.
Refere-se à condição do indivíduo que possui uma identidade de gênero diferente a designado no nascimento, tendo o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto.
 Usualmente o homens e a mulheres transexuais apresentam uma sensação de desconforto ou impropriedade de seu próprio sexo anatômico, desejam fazer uma transição de seu sexo de nascimento para o sexo oposto (sexo-alvo) com alguma ajuda médica (terapia de reatribuição de gênero) para seu corpo.
 A explicação estereotipada é de "uma mulher presa em um corpo masculino" ou vice-versa, ainda que muitos membros da comunidade transexual, assim como pessoas de fora da comunidade, rejeitem esta formulação.Na França, deixou de ser considerada como transtorno mental em 2010 e foi o primeiro país a tomar esta decisão.
Terminologia

O gênero dos termos usados para descrever pessoas transexuais sempre se refere ao gênero-alvo. Por exemplo, um homem transexual é alguém que foi identificado como fêmea no nascimento em virtude de seus genitais, mas identifica-se como um homem que está em transição para um papel social de gênero masculino e um corpo reatribuído como masculino (um termo alternativo usado em inglês é transexual FfM - female-to-male transsexual - ou homem transexual).
[Roberta Close: A mais famosa transexual do Brasil]
 Todos os que pesquisam o assunto precisam estar atentos para o fato de que alguns textos médicos antigos fazem referência ao sexo original da pessoa, em vez de ao sexo-alvo; em outras palavras, referindo-se a uma transexual MtF (Masculino para Feminino) como "um transexual masculino". Essa forma está fortemente em desuso e é considerada inadequada e ofensiva.
 A utilização de "transexual" como substantivo, em vez de adjetivo (homem transexual, mulher transexual, pessoa transexual), também é considerada desumanizadora, e está a cair em desuso.
 Certas pessoas preferem o termo transexuado sobre transexual, pois consideram que a palavra "sexual" encontrada em transexual é um erro.
Outra justificativa feita para tal preferência é que sentem que esta está mais próxima do termo intersexo.

Muitos grupos transexuais abriram espaço para intersexos porque sentem que ambos os grupos possuem muito em comum.
Por algumas definições é possível ser tanto intersexuado como transexuado. Outras tentativas de evitar interpretações errôneas do sufixo -sexual têm tornado aceitável o uso de "transgênero".

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
[Ariadna: Ex BBB11]
[Léa T: Modelo]
Depois de polêmica aparição de Ariadna (Ex -BBB11) e da Top Model Lea T –
O TRANSEXUALISMO virou alvo de comentários de todos os tipos na mídia.

E por aqui vou encerrando minha seção “orientação sexual” rs

Bjos amores
+ de 13 mil acessos agora!!!

Já chegou o CARNAVAL 2011
 vamos nos divertir com Segurança na Cama e na Avenida*rs

André Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário