quarta-feira, 16 de março de 2011

*Morfossintaxe da Língua Latina Por RONDINEY ALVES*

Enquanto os outros cursos estão lindamente de Férias, aparece, como que um castigo, uma tal disciplina, aquela que talvez seja a pior de todo o Curso de Letras: Morfossintaxe da Língua Latina.
Disciplina nojenta com um professor de multi fases: Ora um anjo, ora nada disso. Uma metodologia só dele, diferente de todos, ou você prestava atenção no que ele dizia, ou, como diz Rejane, tava lascado ou enganchado mesmo.rs

Disciplina esta que apesar do curso ser o de Letras vai ficar é na História, na mente de todos, que nos perturbou muito e nos tirou até o sono – A língua morta que na verdade quis foi nos matar! Fez recém chegado desistir e veteranos pensar muito no caso de fazer o mesmo.
Rondiney de Sousa Alves: É uma incógnita em sala de aula, não sabíamos até onde levar a brincadeira com ele, mas como nossa turma é famosa por “atrevimentos”, íamos até o fundo (sem duplos sentidos), o assunto de tão complicado ele repetia, repetia, repetia e a gente?!? Naaada! Kkk.

Ele: Meio sério, meio tímido, rígido, brincalhão, implacável discreto, percebido até por suas camisas monocromáticas e sem detalhes por sinal muito bonitas. Tão bonzinho (em todos os sentidos) e tão ruinzinho ao mesmo tempo; Uma hora dava uma raiva dele, mas era apenas momentâneo logo ele nos levava na coversa. Grosso?! Isso foi ele quem disse; Chato?! Às vezes; Paciente?! Nem tanto, Bonito?! Também!(com todo respeito, rs), mas o que mexia mesmo com ele era quando alguém passava em frente ao data-show ligado, faltava ter um infarto.

Passava praticamente a semana inteira longe de casa, nos tratava carinhosamente por “Crianças”, e mesmo com alguns desentendimentos em sala, eu em particular gostei e gosto muito dele, já do Latim nem um pouco.rs

Latim este que para nós tava mais era pra Grego, que eu juro: Queria matar com minhas próprias mãos quem inventou de colocar esta bendita cadeira neste curso.
Se Morfologia e Sintaxe sozinhas já são um terror imagine as duas juntas, e o que é pior, na Língua Latina (ninguém merece tanto).

No dia da 1ª avaliação vem o choque: Eu olhei pra ela, ela olhou pra mim, e falei pra mim mesmo: - É André “véi” Tú tá é mooorto – Parecia 3 vezes pior que a 1ª de Marco Aurélio (professor carrasco de disciplinas anteriores), que surgiu até a hipótese de serem irmão gêmeos, e não é que a cabeça funcionou novamente, e a briga do Tico sozinho (já que o Teco sumiu há muito tempo) gerou um suado 7. Ufa! Graça à Deus!

Até o nosso saudoso Gidalthi, quem diria, teve dificuldades com o Latim dái se tira o resultado de que o bicho é bruto mesmo; Rose, assim como na Língua Inglesa, foi atração da festa, a tradução era com ela mesma: Parissílabas era de mulher parida; Genitivo era dos genitais; Língua Hitita era Língua da Fatita.
Eu sempre disse eu alto e bom som que, se conseguirmos passar por essa “coisa” chamada “Latim”, certamente chegaremos à formatura! Sorte teve quem dessitiu desde o Marco Aurélio, esses hoje estão com as cabeças um gelo só!

Enfim, Filiae. Reginae, Coronae (– desculpe a expressão) do “Carae”! fixou mesmo e o jeito foi meter na cabeça a importância de nossa língua materna, que com tantas “Declinações” queria mesmo era nos declinar também,mas não conseguiu e só agüentamos até o fim por causa dele: Rondiney.

Professor: - Desculpe-nos qualquer coisa, pois admitimos que para nos agüentar tem que ser “O professor”, foram 2 semanas longas e cansativas porem muito proveitosas, agradecemos a você pela grande parcela de contribuição para o nosso curso e para nossa vida.
Valeu!
(Andreh Carvalho e demais Acadêmicos do Curso de Letras - Prog. Darcy Ribeiro –
São Mateus do Maranhão – 27/08/2010)

Carta lida no encerramnto da disciplina Morfossintaxe da Língua Latina - Prof. Rondiney Alves no ano passado - Pense em um professor Mara!

Abrção querido, Saudades de vc!
Singela homenagem*

Andreh CarvalhO*

Nenhum comentário:

Postar um comentário