sexta-feira, 18 de março de 2011

Legião Urbana: Um MITO*

“Legião Urbana a tudo vence”, este era o lema da melhor banda da história da música brasileira. A frase que estava presente em todos os discos da Legião Urbana (com exceção do ultimo CD da carreira, “A Tempestade”) era uma adaptação da frase do ditador romano Julio César, “Romana Legio Omnia Vincit” que significa, “Legionários Romanos a tudo vencem”.

A banda Legião Urbana, um verdadeiro MITO da história da música nacional, era comandada pelo maior poeta do rock brasileiro, a messiânica e imortal criatura, Renato Russo.
Renato Manfredini Júnior, além de grande músico, foi um dos melhores letristas que o Brasil já teve. Suas magníficas letras iam de críticas políticas e sociais até as mais românticas, profundas e delicadas composições já feitas.
Amor, morte, dor, sofrimento, política e sociedade eram alguns dos assuntos colocados em questão nas letras de Renato Russo.

Ao analisar suas composições, descobre-se que cada detalhe é perfeito e significativo, nada está ali por acaso e tudo nasce de questões filosóficas, literárias ou até bíblicas, aliás, muitas de suas canções intertextualizam através de paráfrases, paródias e citações, outros diversos MITOS da história.
Em sua música “Monte Castelo”, ele consegue através de citações do soneto número 11 de Luis Vaz de Camões (“Amor é fogo que arde sem se ver”) e do capítulo 13 de Coríntios (livro da bíblia), homenagear os “heróis” brasileiros mortos e feridos na batalha de Monte Castelo (no norte da Itália), que ocorreu no final da segunda guerra mundial e teve participação da Força Expedicionária Brasileira.

Tudo em suas canções não são do jeito que parecem ser e tem significados que não são compreendidos se a música for levada ao pé da letra. Para ouvir “Legião” é preciso ter uma sensibilidade muito grande, é preciso estar preparado.
Em sua composição Índios, além de demonstrar sua insegurança e desespero em relação ao futuro de nosso país, coloca em sutis palavras sua tentativa de suicídio ao cortar os pulsos, dias antes de compor a música: “Eu quis o perigo e até sangrei sozinho, entenda...”. Como ele mesmo definiu a própria canção: “Essa música não fala de Índios. Ela fala de “Índios”. Outra canção de grande impacto da banda que vale a pena ser citada é: “Metal contra as nuvens”, que além de se referir curiosamente à santa inquisição como “O Sopro do Dragão”, faz analogias com fatos medievais que são vivenciados por ele mesmo nos dias de hoje, como ter suas músicas presas pelos direitos autorais no mandato do presidente Collor.

Entre tantas outras canções sensacionais, “Pais e Filhos” que aborda de forma impressionante todas as relações possíveis e todos os conflitos que pode haver em uma família, ou a música “Faroeste Caboclo” que contém 159 versos, nos quais nenhum se repete, ou até a sensibilíssima “Vento no Litoral”, que trata da perda de um grande amor do cantor, devem ser lembradas.

Questões curiosas como estas, são encontradas em praticamente todas as letras do eterno compositor, portanto precisaríamos de um grande livro e não uma simples matéria para abordar todas elas.
A banda Legião Urbana é eterna e o Renato Russo... É um MITO.
“Nós estamos aqui no palco... mas a verdadeira Legião Urbana... são vocês!” – (Renato Russo)

Arthur Ordones.
Fonte:
-As músicas são todas perfeitas, tocam a fundo e certamente tem uma que marcou a vida de alguém...Renato Russo era um expert para “tocar” às pessoas.
A minha preferida é Vento no Litoral...Ma-ra-vi-lho-sa!

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário