sábado, 9 de fevereiro de 2013

Nutrição:'Quais substâncias você ingere nas bebidas energéticas?'

O consumo de bebidas energéticas tem aumentado, principalmente, entre os adolescentes. Por isto, um estudo realizado com adolescentes que ingeriam bebidas energética mostrou este crescente popularismo destas bebidas. Do ano de 2003 para o ano de 2008, o percentual de consumo aumentou de 16% para 35%. Este ano, a mesma pesquisa documentou a relação da bebida com mortes de adolescentes, alertando os consumidores e a Food and Drug Administration (FDA).

Porém, o que estas bebidas têm de tão prejudicial para a saúde?
A quantidade de cafeína adicionada nas bebidas energéticas não é regulada pelo FDA e, muitas vezes, os valores indicados, se eles estiverem escritos no rótulo, são imprecisos. Os pesquisadores dividiram os ingredientes mais comuns encontrados em bebidas energéticas e analisaram cada um deles. Vejam a seguir:

Cafeína
Este é o principal ingrediente encontrado em bebidas energéticas e os seus níveis podem variar largamente. As bebidas energéticas não se enquadram na mesma categoria regulamentar, como os refrigerantes, e, muitas vezes, têm níveis mais elevados de estimulantes do que os indicados. Para comparação, uma xícara de café contém cerca de 80 a 120 mg de cafeína, o chá mate tem cerca de 50 mg e uma latinha de coca-cola não pode ter mais 65 mg.

As bebidas energéticas têm valores significativamente mais elevados, com a maioria de marcas conhecidas contendo cerca de 170 mg em uma lata grande algumas marcas de energéticos. Não há nenhum limite de consumo de cafeína estipulado oficialmente, porém, quando consumida em excesso, pode estar associada a diversos efeitos adversos, como hipertensão, parto prematuro e tem até indícios de morte súbita.

Guaraná
O guaraná é uma planta da América do Sul que contém um composto chamado guaranina cafeína. Um grama de guaraná é igual a 40 mg de cafeína, mas, mesmo que seja em bebidas energéticas, não é normalmente incluídos na contagem total de cafeína. A FDA não avaliou guaraná, pois os riscos e benefícios permanecem desconhecidos.


Açúcares
O teor de açúcar varia a partir de 21 g a 34 g em uma latinha e pode vir sob a forma de sacarose, glucose ou xarope de milho rico em frutose. Os usuários que consomem duas ou três bebidas energéticas podem ingerir  de 120 mg a 180 mg de açúcar, que é de 4 a 6 vezes a dose máxima recomendada ingestão diária. Lembre-se que estas bebidas energéticas, quando consumidas indiscriminadamente, pode causar obesidade em adolescentes.


Taurina
Como um dos ácidos aminados mais comuns no corpo, a taurina pode ajuda no desenvolvimento cerebral e regula os níveis de minerais e água do corpo e pode até mesmo melhorar o desempenho atlético. É encontrado naturalmente em frutos do mar, carnes e leite. Os autores do estudo mostraram que a quantidade de taurina consumida a partir de bebidas energéticas é maior do que a de uma dieta normal. Até agora, não há evidência de que esta não é saudável, mas também não há evidências de que o consumo em grandes quantidades é benéfico para o organismo.


Ginseng
Há alegações de que o ginseng aumenta a performance atlética, fortalece o sistema imunológico e melhora o humor. Entretanto, os pesquisadores do estudo dizem que há poucas comprovações científicas, não sendo suficientes para mostrar o benefício. A raiz também tem sido associada ao aumento do risco de dor de cabeça, insônia e hipertensão, por isto deve ser usado com cautela, pois pode causar efeitos colaterais indesejáveis em doses elevadas e pode até ser perigoso.


Vitaminas B e outros aditivos
Estudos sugerem que as vitaminas B podem melhorar o humor e até mesmo combater doenças cardíacas e câncer, mas, a quantidade contida em cada bebida energética, não é suficiente para sugerir qualquer efeito significativo.

O estudo também destaca o fato de que muitos adolescentes misturar bebidas energéticas com álcool, o que pode mascarar os efeitos do álcool e dar a impressão para os consumidores de que eles consumiram menos do que eles.

Por isto, tudo na vida deve ser consumido com moderação até mesmo a bebidas energéticas. Procure um médico ou nutricionista para melhor orientação.
Fonte: Time
http://kilorias.virgula.uol.com.br/2013/02/quais-substancias-voce-ingere-nas-bebidas-energeticas/

Bom saber né?
Já que agora no Carnaval elas são bem consumidas

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário