Quando o assunto é cabelo, todo mundo parece ter um conselho para dar. "Misture pílula anticoncepcional ao xampu para que os fios cresçam", "Não durma de cabelo molhado, ele pode mofar!" são alguns deles. Mas será que tudo que se diz por aí é verdade mesmo?
Já sabemos, por exemplo, que as fases da lua nada têm a ver com o resultado do corte – mito frequente que deve deixar os donos de salões de beleza de cabelo em pé. Para desmistificar as crenças populares, consultamos os cabeleireiros Marina Marques, do Crystal Hair; e Wagner Lisboa, da Ophicina do Cabelo.
Veja os esclarecimentos abaixo:
1- 'Colocar pílula anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer'
MITO. Marina Marques explica que o couro cabeludo não é capaz de absorver a pílula anticoncepcional, o que invalida a teoria de que os cabelos crescem e ficam mais fortes se ela for misturada ao xampu.
MITO. Wagner Lisboa esclarece que os fios precisam do condicionador para selar as cutículas após o uso do xampu. Portanto, não é prejudicial e, sim, necessário. Mas atenção: o produto não deve ser aplicado na raiz. Isso pode entupir os bulbos capilares e causar uma série de complicações como dermatite e caspa.
VERDADE. Segundo Marina, o couro cabeludo, assim como os fios, demora para secar completamente. A umidade causa a proliferação de bactérias e fungos, o que pode ocasionar seborreia, caspa e outros tipos de doenças, que, em alguns casos, podem provocar até a queda capilar.
MITO. "Este é um mito frequente", diz Wagner. Na verdade, o que acontece é o acúmulo de resíduos de xampu e condicionador nos fios, o que deixa os cabelos mais opacos e sem vida. Para isso, um xampu de limpeza profunda é aconselhável uma vez por semana – menos para quem tem cabelo descolorido ou tingido, porque resseca e desbota a cor.
MITO. O que acontece, como explica Wagner, é que os fios de cabelo começam a ficar brancos gradativamente, o que dá a impressão de que outros fios também ficam brancos depois que se começa a "arrancá-los". Mas o fato de remover os brancos não tem relação alguma com o crescimento deles.
MITO. Marina diz que a crença não passa de um mito, já que os fios de cabelos crescem pela raiz e não pelas pontas. No entanto, aparar o cabelo regularmente é aconselhável para evitar pontas duplas.
VERDADE. Marina explica que eles podem quebrar, sim, pois os fios úmidos são mais frágeis e vulneráveis. Por isso, deve-se usar sempre um creme para pentear e um pente com dentes largos.
Tá aí meninas, agora você sabe
o que é ou não verdade no que dizem
sobre os cabelos
Andreh Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário