sexta-feira, 29 de junho de 2012

'Disfunções Sexuais' - Conheça-as

Antigamente o assunto “sexo” era visto como tabu. A mulher não podia comentar nada sobre o assunto e sequer sentir prazer. Hoje percebemos que os direitos são iguais e que tanto o homem quanto a mulher podem expressar seus desejos e até escolher seus parceiros. Vemos cada vez mais em campanhas publicitárias o tema “sexo”sendo abordado, seja em cenas de novelas ou em filmes, demonstrando que o sexo está implícito numa “relação” a dois.

O sexo é inerente ao ser humano, o desejo instintivo de se relacionar intimamente com outra pessoa passa pelo crivo de cada indivíduo, sendo este formado por princípios morais, sociais, educacionais e religiosos que podem ser fatores que interferem na atitude da pessoa, principalmente na hora “H”.
Cobramos de nós mesmos ter sempre um bom desempenho na cama, dar prazer ao outro, sentir prazer na relação sexual, mas e quando isso não acontece?

Para alguns teóricos o ciclo sexual é formado por quatro fases bem distintas:
1. Excitação: quando se iniciam as sensações sexuais;
2. Platô: organismo estabiliza-se excitado;
3. Orgasmo: descarga das tensões acumuladas
4. Resolução: quando o organismo volta a fase de repouso

Quando há ausência de uma dessas fases, consideramos que há uma disfunção sexual. É importante ressaltar que nem sempre o orgasmo é garantia de prazer, pois há relações sexuais que completam essas quatro fases presentes que podem não valer tanto quanto um episódio de sedução.
Nos dias de hoje a busca pelo orgasmo tornou-se quase uma obsessão e assim, o prazer acaba sendo consequência do orgasmo, entretanto, prazer e orgasmo são entidades distintas e o conceito de prazer é extremamente pessoal. Muitas pessoas podem sentir prazer intenso sem mesmo ter penetração ou chegar ao orgasmo, é um mito achar que só se teve prazer se chegou ao orgasmo.
Não conseguir ereção, não chegar ao orgasmo, ter o desejo sexual diminuído, são algumas das disfunções sexuais existentes, porém, é importante levar em consideração o tempo e a situação que vem ocorrendo a disfunção, veja abaixo os tipos:
1. Disfunções do desejo: Frigidez, baixa libido (baixo desejo sexual) ou inibição do desejo sexual;
2. Disfunções da excitação: Disfunções de ereção, de lubrificação ou “impotência”;
3.Disfunções do orgasmo: Disfunções ejaculatórias: – ejaculação precoce/prematura, retardada, anorgasmia (falta de sensação orgásmica no coito com ejaculação), anejaculação (falta de ejaculação, grande dificuldade de ejacular no coito);
4. Dispareunia e vaginismo: A dispareunia (coito doloroso, contração involuntária, recorrente ou persistente dos músculos do períneo, causando dor vaginal) e o vaginismo (dor ocorre quando é forçada a penetração, pois a musculatura pelvica encontra-se contraida.
Diversas causas estão associadas às disfunçoes sexuais, sejam elas, hormonais, neurológicas, psicológicas, ginecológicas, obesidade, uso de drogas, cigarro, álcool, medicações como anti-hipertensivos, anticoncepcionais, diabetes, estresse, ansiedade e depressão.
As condições psicológicas são fatores bastante frequentes nas disfunções sexuais, 
sendo o medo do desempenho e a antecipação do fracasso
as principais causadoras desse tipo de queixa.

O medo ou a vergonha de procurar o tratamento adequado são alguns dos principais fatores que impedem que estas pessoas se livrem de suas dificuldades. É essencial que o indivíduo procure um médico ginecologista ou urologista para conversar sobre o problema assim como também um psicólogo. O diálogo com o parceiro é crucial, a fim de evitar desconfianças, atritos e o fim do relacionamento.
Lais Loureiro
Psicóloga Clínica Cognitivo Comportamental
CRP 13/599
http://www.bloguesia.com.br/category/psicologia/page/4/

Vivendo e aprendendo
Entre 4 Paredes é assim!
 kkk

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário