sábado, 30 de junho de 2012

'Médicos e nutricionistas elegem as dez piores dietas da moda'

Jejum de sexta a domingo. Pratos que só podem ter uma cor. Alimentação à base de sopa. As receitas para um emagrecimento quase instantâneo se multiplicam a cada dia. Enquanto reduzem as medidas, entretanto, algumas dietas da moda também eliminam do cardápio nutrientes essenciais ao organismo. O EXTRA ouviu cinco especialistas. Eles apontaram as dez dietas que são as grandes vilãs da saúde, já que podem causar desde cansaço e indisposição a depressão, em casos mais graves.
Se você já tentou - ou ainda está tentando - perder peso com as dietas da Proteína, da Bíblia, do Tomate, da Melancia, da Sopa, dos 3 Dias, do Vinagre, do Tipo Metabólico, do Tipo sanguíneo ou das Cores: cuidado! É melhor procurar um endocrinologista e um nutricionista para garantir a boa forma com saúde.
- As dietas muito restritivas não são boas para a saúde. Elas vão fazer emagrecer num curto espaço de tempo, mas sem mudar o hábito alimentar da pessoa. Em um mês, ela acaba engordando de novo - explica a nutricionista e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Vilma Blondet.

Carência de vitaminas
Os danos são diversos. Eliminar completamente as gorduras do cardápio, por exemplo, compromete a absorção das vitaminas A, D, E e K. A falta delas pode causar perda de massa óssea, problemas de coagulação sanguínea, distúrbios de visão e envelhecimento precoce, além de interferir no sistema de defesa do corpo.
- A falta de proteínas também é grave. Se você não ingere esse nutriente, o corpo, em catabolismo, começa a perder músculos. Por outro lado, o excesso também é negativo. É preciso equilíbrio - alerta o ex-presidente da Sociedade Brasileira de En$e Metabologia, Amélio Godoy.

A professora universitária Cristiane de Oliveira, de 42 anos, sentiu diferença quando trocou as dietas da moda pela reeducação alimentar. A mudança foi aprovada.
- Quando fiz 40 anos, decidi que precisava emagrecer do jeito cero. Procurei um endocrinologista, uma nutricionista e entrei na natação. Em seis meses, perdi dez quilos e foi muito mais fácil do que nas dietas exageradas que eu fazia - conta Cristiane, que já foi adepta das dietas da proteína e da sopa.
CONHEÇA AS DIETAS:
Dieta da proteína
O QUE É: a pessoa só come carnes, leite, queijos, ovos e outros derivados
POR QUE É RUIM : diminui a absorção de cálcio e, aumentando os riscos de osteoporose. Altera o PH do sangue (muda o funcionamento das células), e aumenta o acúmulo de gordura no fígado. Pobre em vitaminas, fibras, minerais.

Dieta da bíblia
O QUE É: a pessoa pode comer de tudo, mas a ingestão de calorias diárias é de, no máximo, 600 kcal (menos da metade do recomedado).
POR QUE É RUIM: De sexta-feira à noite até domingo de manhã não se pode comer nada (assim como nos jejuns da bíblia). O hábito é prejudicial à saúde e o número de calorias do restante da semana é muito baixo.

Dieta do tipo sangüíneo
O QUE É: o que se deve ou não comer é determinado pelo grupo sanguíneos (A, B, AB e O). Para o tipo A, por exemplo, é indicado não comer carne de frango ou vaca, nem laticínios.
POR QUE É RUIM: A dieta não possui comprovação científica, restringe grupos alimentares importantes e pode levar a carências nutricionais. Não determina a quantidade de alimentos que devem ser cosnumidos.
Dieta das cores
O QUE É: em cada dia da dieta come-se apenas uma cor de alimentos.
POR QUE É RUIM: Não promove reeducação alimentar. A redução do peso ocorre por perda de massa muscular e não de gordura. A falta de alguns alimentos pode causar dores de cabeça, hipoglicemia e tonturas.

Dieta do tomate
O QUE É: apenas três grupos de alimentos são permitidos: frutas, hortaliças e carnes e derivados. Gorduras, açúcares, cereais e leguminosas são proibidos.
PORQUE É RUIM: Muito restritiva. O baixo teor de carboidratos pode causar cansaço e indisposição, e a falta de gordura reduz a absorção de algumas vitaminas. Predispõe à flacidez.

Dieta da melancia
O QUE É: durante sete dias, só é permitido comer melancia.Nos outros sete, a alimentação é normal.
POR QUE É RUIM: Não promove reeducação alimentar e o valor calórico atingido pela dieta é insuficiente para suprir as necessidades energéticas. O baixo teor de nutrientes (proteínas, gorduras e Carboidratos), pode causar cansaço, indisposição e carências nutricionais.

Dieta do vinagre
O QUE É: indica o uso de vinagre em todas as refeições.
POR QUE É RUIM: Não existem evidências científicas a respeito da dieta, que não aborda nenhum princípio básico da alimentação saudável. Pode causar gastrite e úlcera, devido à acidez. Não há orientação para o consumo de alimentos ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais.
Dieta do tipo metabólico
O QUE É: um teste indica qual o "tipo metabólico" da pessoa e se ela deve comer mais carboidratos, proteínas, ou os dois.
POR QUE É RUIM: Assim como as outras, limita ou restringe a ingestão de grupos alimentares importantes para a manutenção da saúde. Não existem evidências científicas.

Dieta da sopa
O QUE É: durante pouco mais de uma semana só se toma uma sopa com receita pré-definida. Nenhum outro alimento é permitido.
POR QUE É RUIM: É muito restritiva, de baixa caloria, impede a queima de gorduras. Causa baixa de humor, depressão e falta de energia.

Dieta dos 3 dias
O QUE É: O cardápio é baseado em frutas, chás, sucos, bolachas de água e sal e torradas. São permitidas seis refeições diárias.
POR QUE É RUIM: Não leva em consideração as necessidades nutricionais do indivíduo, Pode causar cansaço, indisposição e carências nutricionais. O emagrecimento é basicamente provocado pela desidratação.
Thamyres Dias
http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/medicos-nutricionistas-elegem-as-dez-piores-dietas-da-moda-5299111.html


Geeente, existe dieta de todas as formas, hein!?
#oremos...kkk

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário