quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A culpa é do caneco - Não é mais desculpa: psicólogos britânicos garantem que formato do copo é responsável por você beber cerveja rápido demais


Gostou, né? Finalmente, agora você pode trocar a ficção pela ciência na hora de explicar o vexame que deu durante aquela bebedeira brava. Virou todas de uma vez? O AreaH te entende, pois estando ou não bêbado, dizer que o culpado foi o copo é extremamente plausível -- pelo menos é o que garantem pesquisadores do Reino Unido.

Como na terra dos pubs a molecada vêm tomando todas e tocando o terror nos centros das cidades, a Universidade de Bristol decidiu averiguar de que maneira o formato dos copos afeta os goles rumo ao porre. Uma equipe de psicólogos reuniu 160 jovens universitários (nenhum alcoólatra) e distribuiu canecas retas e com curvas de 354 mL e outras de apenas 177 mL. Enquanto os participantes assistiam um filme e bebiam cerveja ou refrigerante, os pesquisadores mediam quanto tempo cada um levava para finalizar o drinque. 
Conclusão? O grupo dos que receberam copos curvos levou apenas 8 minutos pra enxugá-los -- já o time dos copos retos só foi terminar 5 minutos depois, completando 13 minutos.
A explicação é pura física. De acordo com os especialistas, a ilusão de ótica gerada pelo vidro curvo acontece por seu ponto médio ser ambíguo, fazendo com que as pessoas não saibam exatamente se já beberam ou não metade do copo. Isto porque, quando bebe socialmente, o indivíduo tende a calcular a velocidade de sua “sede” apenas observando o volume no recipiente. 

Segundo a líder do estudo,  Angela Attwood, a solução para não sair da happy hour “trançando” as pernas ou ligando pra ex seria marcar a metade do copo de acordo com seu porte. “Não dá para impedir alguém de beber, mas podemos proporcionar um pouco mais de controle”, sugere Attwood.
POR: Danilo Barba
http://virgula.areah.com.br/vibe/comportamento/materia/25532/1/pagina_1/a-culpa-e-do-caneco.aspx?key=virgula

É cada uma que povo inventa!
kkk

Andreh Carvalhoé

Nenhum comentário:

Postar um comentário