segunda-feira, 4 de março de 2013

'Impressora 3D é coisa do passado. Conheça a impressão 4D'

Pesquisadores do MIT não seguem tendências, eles as criam. Por isso, enquanto a gente está todo empolgadinho com as maravilhas da impressão 3D, eles lançam um olhar desdenhoso pra todo esse hype e anunciam: “dá uma licencinha que a gente está criando a impressora 4D, ok?”
Ok, claro. Mas o que vem a ser e como opera um aparelho que imprime coisas em 4 dimensões? A impressora 4D, na verdade, produz uma espécie de cordão, em que cada elo que o forma é programável. A pessoa cria os comandos e aquele objeto se transforma em outros objetos. De um cubo para uma pirâmide, sem que você precise encostar em nada, ele se transforma sozinho.
A tecnologia ainda está muito no começo, mas os pesquisadores acreditam que ela tem potencial para atingir escalas tão imensas quanto arranha-céus e naves espaciais. Durante uma fala no TED, Skylar Tibbits, criador e coordenador do projeto, resumiu a coisa toda da seguinte maneira: “O que isso nos diz sobre o futuro? Acho que está dizendo que há novas possibilidades de automontagem, replicação em reparação em nossas estruturas físicas, nossos prédios, máquinas. Imagine se nossos prédios, pontes, máquinas, todos nossos tijolos pudessem realmente computar?” 
Via Popular Science
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI332060-17770,00-IMPRESSORA+D+E+COISA+DO+PASSADO+CONHECA+A+IMPRESSAO+D.html
E cada se inovando tudo!
#achodigno
Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário