sexta-feira, 22 de março de 2013

Whey Protein: benefícios e dicas de receitas práticas

O macronutriente proteína historicamente sempre foi a preferência de atletas e pessoas fisicamente ativas. Traduzindo do grego PROTÍDEOS significa “de primordial importância”. Diz a lenda que os lutadores do Império Romano eram ávidos em ingerir grandes quantidades de carne vermelha com o intuito de ganhar mais massa muscular e força.
Atualmente, o mercado de suplementos alimentares cresce exponencialmente a cada ano. Isso também influência na variedade de marcas e produtos com diferentes objetivos. Assim, no começo da década de 90, alguns produtos com proteínas isoladas foram lançados no mercado da nutrição esportiva. Dentre estes produtos temos a albumina (proteína da clara do ovo), uma das pioneiras com relação a suplementos de proteínas isoladas em pó, e também o caseinato de cálcio, que marcaram esta primeira época da suplementação esportiva.
Em especial, o leite contém proteínas de alto valor biológico (significa que oferece aminoácidos essenciais ao corpo humano). Dentre as proteínas do leite temos a caseína (80%) e a proteína do soro do leite (20%). Esta última, quando isolada em forma de suplementos em pó, representa uma das mais completas fontes proteícas da natureza. As proteínas do soro são extraídas da porção aquosa do leite, gerada durante o processo de fabricação do queijo. Durante décadas, essa parte do leite era dispensada pela indústria de alimentos. Vale lembrar que no Brasil não existe fábricas de whey protein em escala comercial, assim a material prima usada em produtos brasileiros tem de ser importada de industrias internacionais.
Em 1971, o Dr. Paavo Airola foi o pioneiro a descrever a importância da whey protein como parte no tratamento e prevenção de flatulências, prisão de ventre e putrefação intestinal. Evidências recentes sugerem que as proteínas do soro, além de seu alto valor biológico, possuem peptídeos bioativos, que atuam como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores da função imune, assim como fatores de crescimento. As frações, ou peptídeos do soro, são constituídas de: beta-lactoglobulina, alfa-lactoalbumina, albumina do soro bovino, imunoglobulinas e glicomacropeptídeos.
Para se ter uma idéia, 30 gramas desta proteína, possui cerca de 6 gramas de aminoácidos de cadeia ramificada (ACR) e 5 gramas de glutamina, além dos aminoácidos essenciais que o ser humano não consegue produzir por si só. A disponibilidade deste tipo de proteína aumenta cada vez mais em formas isoladas e hidrolisadas.
whey protein é unanimidade em trabalhos científicos que comprovaram que seu uso antes e depois dos treinos de musculação pode acelerar o processo de síntese proteica muscular, resultando assim em um aumento de massa muscular. A explicação científica é que a disponibilidade de aminoácidos contidas nesta proteína é de rápida absorção e isso faz com que os nutrientes cheguem mais rápido para os tecidos, agilizando, assim, a ativação das vias anabólicas musculares.
Para se ter uma idéia, 150 gramas de bife grelhado possui 25 gramas de proteína e 18 gramas de gordura. Porém, nosso processo digestivo demora aproximadamente 2 horas para disponibilizar esses aminoácidos no sangue, sendo que 30 gramas de whey protein contém os mesmos 25 gramas de proteína sem a gordura e, por ser de rápida absorção, os aminoácidos ficam disponível cerca de 20-30 minutos depois da ingestão. Esse tempo faz uma grande diferença no processo de síntese proteica muscular. Resumindo, seus benefícios sobre o ganho de massa muscular estão relacionados ao perfil de aminoácidos, principalmente da leucina (um importante desencadeador da síntese protéica), à rápida absorção intestinal de seus aminoácidos e peptídeos e à sua ação sobre a liberação de hormônios anabólicos, como, por exemplo, a insulina.
Os artigos científicos mostram que 20 gramas antes e 20 gramas imediatamente depois dos treinos são doses eficazes para o objetivo de aumento de massa muscular. Assim, o nutricionista esportivo quando prescreve a dieta, a quantidade de suplementos devem individualizadas e prescritas de forma pensada, para que o atleta alcance os seus objetivos.
http://kilorias.virgula.uol.com.br/2012/10/whey-protein-beneficios-e-dicas-de-receitas-praticas/
E aí? Vai encarar?!?

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário