terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Cerveja dá barriga? Anabolizante causa impotência? Esclareça essas e outras dúvidas!

Todos nós sabemos que masturbação não dá espinhas, muito menos provoca pêlo nas mãos. Esse mito, que surge na adolescência, é rapidamente identificado. Afinal, se masturbar é umas das práticas mais comuns entre os adolescentes.

Mas, ao longo da vida, vão surgindo outros mitos e a preocupação com o corpo e a saúde só aumentam. É por isso que reunimos dúvidas ligadas ao imaginário popular e desvendamos, desde os mais absurdos questionamentos, até as mais improváveis verdades.
Portanto, se você ainda se pergunta: almoçar e beber refrigerante engorda? Calça jeans aumenta as estrias? Aquela soneca após as refeições pode pesar na balança? Seu lugar é aqui!

A nutricionista Cristiana Grandjean, do Spa Igaratá, é quem nos tranquiliza na primeira e grande dúvida: Beber cerveja dá barriga?
"Isso é mais mito. A explicação correta é que a barriga é, simplesmente, o local em que nosso organismo mais gosta de armazenar suas reservas. Os acompanhamentos e petiscos (geralmente frituras) associados à cerveja é que são os grandes vilões da famosa barriguinha de chopp". Ufa, menos mal!

COMER BANANA REDUZ A CÃIBRA?
Verdade. Em tese as cãibras são causadas por diversos motivos, entre eles a falta de potássio - e a banana é rica nisso. Então, cuidado, ela pode ajudar, mas não é o único remédio. O ideal é sempre alongar e cuidar da hidratação.

ALMOÇAR TOMANDO REFRIGERANTE PODE AUMENTAR AINDA MAIS A GORDURA?

Mito. Afirmar que ingerir refrigerante durante as refeições engorda ou aumenta a barriga é mentira. O que acontece é que o excesso de líquido misturado aos alimentos pode dilatar o estômago, provocando uma sensação de "inchaço abdominal", o que muitas vezes é confundido com o aumento da barriga.

COMER CHOCOLATE CAUSA ESPINHAS?

Mito. Não existe nenhuma referência, na literatura médica, que comprove que o chocolate cause espinhas. O que se sabe é que a Acne, popularmente conhecida como cravos ou espinhas, é uma doença inflamatória da pele.  O aumento da produção de sebo, causada pela elevação de hormônios sexuais, principalmente na adolescência, obstrui o canal de secreção da glândula sebácea.

COMER E LOGO EM SEGUIDA DORMIR, ENGORDA?

Verdade. O que é mito nesta história é não poder comer carboidrato após às 18h. O problema está no horário em que a pessoa vai dormir. Ela deve aguardar obrigatoriamente duas horas para se deitar.

PROTEÍNA REALMENTE AJUDA NA FORMAÇÃO DOS MÚSCULOS?

Verdade. Realmente as proteínas têm a função de reparar as microlesões que ocorrem como um processo fisiológico normal quando se pratica atividade física e proporciona a sua regeneração e formação de novas células musculares. Elas também têm o papel fundamental para a formação de hormônios em geral e transporte de nutrientes pelo corpo.

ANABOLIZANTES CAUSAM IMPOTÊNCIA SEXUAL? PODEM ENGORDAR DEPOIS QUE PARA DE USAR?

O uso de anabolizantes não é indicado, ainda mais sem acompanhamento médico. Seu uso pode causar inúmeros efeitos colaterais, impotência sexual é uma delas. Engordar também.

AMENDOIM E OVO DE CODORNA SÃO ESTIMULANTES SEXUAIS?

Mito. Não existe nenhuma comprovação científica a respeito desta teoria. O que se sabe é que alguns alimentos possuem nutrientes que auxiliam no bom desempenho sexual ou que, devido ao seu aroma, podem despertar o poder da imaginação. Como é o caso do amendoim e ovo de codorna. 

Agora falando de beleza, a esteticista Jacqueline Wataki esclarece o que você deve ou não fazer. A primeira dúvida, aflige, em geral, boa parte da população masculina. Usar boné aumenta a calvície? "Sim, os bonés aumentam a oleosidade e só devem ser usados como proteção ao sol".


CALÇA JEANS CAUSA ESTRIAS?
Não é certo dizer que causa, mas elas podem sim contribuir para o aparecimento da estrias e celulite. Isso acontece porque o surgimento de celulite está diretamente relacionado à má circulação, que costuma acontecer com o uso de calças muito justas ao corpo. Além disso, é no quadril que as células de gordura de maior tamanho se concentram.

ESTRIAS PODEM SUMIR COM O USO DE CREMES?
Não somem, mas podem melhorar a aparência.

CÂMARAS DE BRONZEAMENTO FAZEM MAL À PELE? 
Verdade. A exposição aos raios ultra violeta provenientes do sol ou das câmaras de bronzeamento são danosos à pele, desencadeando o fotoenvelhecimento e predispondo-a ao câncer de pele.

LAVAR O CABELO TODO DIA O DEIXA MAIS OLEOSO? LEVA À QUEDA?

Se deixa mais oleoso, ou não, dependerá muito do tipo de cabelo. Agora, se leva a queda, isso é besteira. No geral, a frequência adequada é lavar em dias alternados ou a cada dois dias. Mas é quase impossível para algumas pessoas se adaptarem a este tipo de hábito.

RAPAR A BARBA TODO DIA ESTIMULA O SEU CRESCIMENTO?
Mito. Raspar a barba todo dia não vai estimular o crescimento de novos pêlos nem engrossar os que já existem. Essa prática não afeta a raiz do pêlo, responsável pelo seu desenvolvimento.

ARRANCAR UM FIO DE CABELO BRANCO FAZ CRESCER DOIS NO LUGAR?
Mito. Fios de cabelo que começam a ficar brancos geram um processo gradativo, ou seja, outros fios vão ficar brancos também.

BANHOS QUENTES AUMENTA A OLEOSIDADE DA PELE?
Mito. Banhos quentes ressecam a pele.

NEGROS DEMORAM MAIS PRA ENVELHECER?

Verdade. Os sinais de envelhecimento demoram muito a aparecer e quando aparecem são sulcos mais pronunciados, já denotando uma reabsorção de gordura, colágeno e marcas de expressão. 

http://acapa.virgula.uol.com.br/lifestyle/cerveja-da-barriga-anabolizante-causa-impotencia-esclareca-essas-e-outras-duvidas!/1/7/21223

Mitos desvendados!
#achodigno
Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário