segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

‘The Voice’: Liah Soares revela: ‘Cantar naquele palco foi uma das experiências mais difíceis e mais emocionantes’

Nascida no Pará em uma família conservadora, Eliane Soares, mais conhecida como Liah, só tem motivos para comemorar. No último domingo, na estreia de “The Voice”, a morena conquistou os quatro jurados e foi aplaudida de pé.
Com 32 anos de idade, Liah já coleciona sucessos. Além de possuir uma bela voz, a cantora paraense se consagrou como compositora e tem sucessos interpretados nas vozes de Sandy & Junior, com Nada É Por Acaso, Pedro & Thiago, com Decidi, Wanessa, com De Onde Você Vai Surgir, e KLB, com Um Dia Acontece.
Como foi saber que estava selecionada para o 'The Voice'?
Passou um filme da minha vida inteira na minha cabeça, todas as cidades que morei, as dificuldades que passei, o preço que pago por insistir viver de música, como por exemplo ficar longe da minha familia que até hoje reside no interior do Pará. Conviver com toda essa gente talentosa que está no programa já é algo maravilhoso e ter a oportunidade de cantar e mostrar a minha verdade pro Brasil inteiro então é um sonho!!
Você esperava tamanho sucesso com os jurados?
Sinceramente antes de subir naquele palco sabendo que ia ser julgada por artistas tão renomados e que eles não saberiam absolutamente nada da trajetória de cada participante, fiquei tão ansiosa que preferi não pensar no que eles falariam e não esperar nada. Subi sem criar expectativas pra não deixar o medo dominar a minha emoção… Me concentrei na música e quando todos eles viraram foi uma surpresa e uma alegria tão grande que fiquei sem palavras… Cantar naquele palco foi uma das experiências mais difíceis e mais emocionantes da minha vida.
Foi difícil escolher um para ser seu técnico?
Muito difícil escolher entre artistas que você admira e que vem acompanhando há tempos… Eles são únicos e tão diferentes um do outro, e eu sei que cada um tem muito pra me passar e acrescentar… E tudo isso depois daquele turbilhão de alegria misturado com ansiedade ouvindo o que cada um tinha pra dizer sobre o que minha voz e interpretação transmitia... Realmente era muita informação pra digerir em minutos e ainda ter escolher quem seria meu tutor.
Porque escolheu o Daniel como técnico?
O Carlinhos Brown e o Lulu Santos são gênios que eu respeito profundamente, sou fascinada pela artista que Cláudia Leite é e na maneira como se reinventa e hipnotiza as multidões, mas na hora eu senti que o romantismo e até mesmo a dramaticidade do Daniel tem mais haver com o meu trabalho artístico, e por isso eu acredito que ele vai entender melhor a minha voz.
O que está representando em sua carreira a participação no 'The Voice'
Desde a seleção inicial o “The Voice” frisava que não era um programa de calouros e eu percebi que muitos dos candidatos que estão ali já tem uma trajetória antes do programa, são profissionais, que assim como eu tem a humildade de reconhecer que sempre temos muito a aprender. Então estou encarando essa oportunidade como mais uma passagem da minha trajetória musical que vai continuar depois disso, apesar de ter consciência de que esta é, com certeza, uma passagem muito, mas muito importante!
Qual a expectativa para o programa?
Já na primeira etapa do “The Voice” deu pra perceber que é um programa inovador, que joga pra música com muita elegancia e qualidade! Toda a produção, palco, luz, produtores musicais e fora o fato de que a banda é composta pelos melhores músicos do Brasil! E isso me deixa muito animada! Sei que tenho muito a aprender e é claro que quero ficar o máximo que conseguir! Apesar de ter composições de sucesso nas vozes de artistas consagrados, meu desafio ali é justamente mostrar que também sou uma intérprete e sinto que esta é uma oportunidade maravilhosa de realizar meu maior sonho: alcançar o grande público através da minha voz! O Brasil é um país de muitos talentos e poucos espaços, e com isso a idéia de revelar e/ou destacar essas vozes no programa é genial!
- Pode nos contar um pouco sobre como começou sua carreira na música e com quantos anos?
Canto desde criança e sou uma curiosa nata por instrumentos musicais, então comecei cedo a tocar cavaquinho, depois violao, o primeiro festival de música que participei com uma composiçao minha eu tinha apenas 12 anos. Minha escola musical vem da vida mesmo, tocando na noite, barzinhos, mas cheguei a estudar violão classico e canto gregoriano.
Profissionalmente ganhei destaque como compositora por ter conseguido emplacar sucessos nas vozes de artistas consagrados, mas paralelo a isso venho cantando e gravando discos e recentemente também comecei uma viagem musical com um pedal de loop, que possibilita gravar vozes, instrumentos ou o que a sua imaginação mandar elaborando arranjos pras minhas musicas em performances ao vivo. Ainda é algo novo aqui no Brasil, mas cheguei a participar de um festival internacional e ganhei até um premio especial em Frankfurt fazendo loop!
Por Aline Nobre
http://extra.globo.com/tv-e-lazer/the-voice-liah-soares-revela-cantar-naquele-palco-foi-uma-das-experiencias-mais-dificeis-mais-emocionantes-6211005.html

Liah Soares - Completa!
Esta sim deveria ter ganho o The Voice Brasil!
#achariamaisdigno

Andreh Carvalho

Um comentário: