quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Missão Verão:'Aprenda exercícios para chapar a barriga e endurecer o bumbum'

Não tem como evitar! O Verão vem chegando e começa a bater aquele desespero para eliminar as gordurinhas acumuladas ao longo do ano. 
Ninguém gosta de estar acima do peso e não existem métodos milagrosos para emagrecer a não ser se submeter a uma dieta saudável com alimentos leves, beber muita água para se manter hidratado (ajuda a combater a retenção de líquido, o que alivia o inchaço, e contribui para o bom funcionamento do seu intestino) e fazer exercícios físicos. 
Claro que não é necessário se matar na academia, mas é fundamental ter disciplina para alcançar o resultado esperado praticando exercícios regularmente.

A barriguinha é, na maioria das vezes, uma das parte do corpo que mais incomoda quando se está acima do peso. Nem pense em mergulhar em uma dieta radical que só vai prejudicar a sua saúde. Conquistar o abdômen dos sonhos é possível sem abusar dos comes e bebes (corte as doses exageradas de sal, açúcar e bebidas alcoólicas) e alterar exercícios aeróbicos (esteira, bicicleta, corrida ao ar livre...) com uma boa dose de exercícios localizados (ver galeria de imagens). É importante ter em mente que o resultado não chega da noite para o dia e portanto, paciência é fundamental! 

Outro desejo de consumo de todas as mulheres é um bumbum redondo, empinado, durinho e sem celulite para arrasar na praia e na piscina.  A tentação de aumentar os glúteos e deixá-lo perfeito faz até com que pessoas apelem para próteses de silicone, mas isso não é necessário se você se dedicar a exercícios específicos (ver galeria de imagens) também alternados com exercícios aeróbicos e dieta adequada.

O professor Edio Carvalho montou para você uma série fácil de exercícios para te ajudar a conquistar a boa forma para o Verão. Veja galeria de imagens!

Reto Abdominal - Deitado decúbito dorsal (de costas), com as pernas flexionadas, pés no chão, mãos cruzadas à frente do peito ou atrás da nuca. Flexione o Tronco (no máximo 45 °) sem tirar a região lombar do chão. Retorne à posição inicial. Alunos iniciantes devem fazer duas séries de 15 a 20 repetições.

Reto Abdominal com ajuda da bola - Indicado para quem sente dores na lombar - Com os pés apoiados sobre a bola de Fitball, posicione as mãos cruzadas à frente do peito ou atrás da nuca. Flexione o Tronco (no máximo 45 °) sem tirar a região lombar do chão. Retorne à posição inicial. Alunos iniciantes devem fazer duas séries de 15 a 20 repetições.

Flexione as pernas e as mantenha paradas (isometria), posicione as mãos cruzadas à frente do peito ou atrás da nuca. Flexione o Tronco (no máximo 45 °) sem tirar a região lombar do chão. Retorne à posição inicial. Alunos iniciantes devem fazer duas séries de 15 a 20 repetições. Esse exercício aumenta a resistência e intensifica o resultado do abdominal.

Deite, posicione os braços na lateral do corpo, estique as pernas, as eleve e em seguida as abaixe sem encostá-las no chão (devem ficar numa distância de uns 20 cm do chão neste exercício). Faça duas séries de 15 a 20 repetições.

Eleve as pernas, apoie as mãos atrás da nuca e flexione o tronco (cont na próxima foto)

Flexione as pernas e o tronco de modo que o ombro direito vá em encontro ao joelho esquerdo. Vá alternando a posição para trabalhar os dois lados do corpo (cont na próxima foto).

Flexione as pernas e o tronco de modo que o ombro esquerdo vá em encontro ao joelho direito e assim por diante. Faça duas séries de 15 a 20 repetições.


Prancha (exercício isométrico) - Posicione o corpo de modo que o tronco fique numa posição reta. Apoie as pontas dos pés no chão, assim como os antebraços. contraia o abdomem. Faça três ou quatro séries de 15 a 20 segundos cada. “No exercício isométrico, apesar da ausência de movimentos, é utilizado grande esforço dos músculos abdominais para manter o corpo em determinada posição. Trabalha o abdômen de forma intensa", diz o preparador físico Edio Carvalho.

Deite lateralmente com um braço apoiado no chão e o outro no corpo. Eleve o corpo e mantenha a posição de 10 a 15 segundos (faça três ou quatro séries). Troque o lado do corpo e repita o exercício.

Deite, posicione os braços na lateral do corpo, e com a bola, estique as pernas, as eleve e em seguida as abaixe sem encostá-las no chão (as pernas devem ficar numa distância de uns 20 cm do chão neste exercício). Faça duas séries de 15 a 20 repetições (Cont. na próxima foto)

Deite, posicione os braços na lateral do corpo, e com a bola, estique as pernas, as eleve e em seguida as abaixe sem encostá-las no chão (as pernas devem ficar numa distância de uns 20 cm do chão neste exercício). Faça duas séries de 15 a 20 repetições.

Sentada, desloque os quadris para a frente, até apoiar a região lombar na bola. Flexione o tronco, tentando levá-lo em direção às coxas. Volte à posição inicial, apoiando a lombar na bola, e leve os ombros um pouco para trás, curvando a coluna, mas sem chegar numa posição desconfortável para as costas. Faça três ou quatro séries de 15 a 20 repetições. "Só vá até a posição em que a lombar mantém o contato com a bola. Não flexione os quadris, sentando-se na bola", diz o professor Edio. (Veja a próxima foto)

Sentada, desloque os quadris para a frente, até apoiar a região lombar na bola. Flexione o tronco, tentando levá-lo em direção às coxas. Volte à posição inicial, apoiando a lombar na bola, e leve os ombros um pouco para trás, curvando a coluna, mas sem chegar numa posição desconfortável para as costas. Faça três ou quatro séries de 15 a 20 repetições.

Na mesma posição do exercício anterior, flexione o tronco para a frente e faça uma pequena rotação, levando o ombro em direção à coxa oposta. Repita do outro lado.

Agora vamos começar a série de exercícios para os gluteos. Fique apoiada em seus cotovelos e posicione uma das pernas de forma a lhe dar apoio - a ponta do pé deve ficar encostada no chão e o corpo todo estendido. Eleve flexionando apenas uma das pernas para trás, fazendo a hiperextensão do quadril com os joelhos estendidos. Volte a perna paralela à outra (mas não a encoste no chão) e repita o movimento de 10 a 15 vezes. Alterne os membros.

Fique na mesma posição do exercício anterior, mas ao invés de flexionar a perna e elevá-la, a mantenha esticada. Faça movimentos para cima e para baixo e repita de 10 a 15 vezes. Alterne os membros.

Estenda o corpo no chão, posicione as mãos na lateral. Todo tronco deve estar apoiado (Cont na próxima foto).

Eleve o quadril do chão contraindo os glúteos e desça em seguida. Repita de 10 a 15 vezes.

Fique apoiada em seus cotovelos e posicione uma das pernas de forma a lhe dar apoio - a ponta do pé deve ficar encostada no chão e o corpo todo estendido. Eleve uma das pernas lateralmente e em seguida volte a perna para a posição inicial e a eleve (Cont na próxima foto).

A perna deve ser elevada lateralmente (Cont. na próxima foto)

... e depois a perna deve elevada em linha reta. Faça três séries de 15 a 20 repetições. Alterne os membros.


Edio Carvalho é preparador físico na Academia Runner que fica na Rua Bem-te-vi, 86 em São Paulo. Daniele Costa é modelo e realizou a série de exercícios preparada pelo professor.


Vamos lá gente, final de ano tá chegando
e o corpinho tem que tá com tudo em cima


E em Dezembro tem
para o público evangélico

Valeu!

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário