domingo, 7 de agosto de 2011

*Veja dicas para 'aumentar a segurança' da sua conta do Orkut*


Apesar de ser destinado à interação entre os usuários e utilizado como uma ferramenta para conhecer novas pessoas, o Orkut, assim como qualquer outro ambiente da web, pode ser um local propício à ação de pessoas mal intencionadas se não tomarmos os cuidados necessários com nossas informações.
Depois de mostrar algumas dicas para proteger o seu computador da invasão de hackers, o TechTudo preparou algumas dicas para que você possa proteger a sua conta do Orkut e dificultar a utilização indevida das informações disponibilizadas no site de relacionamento. Fique atento e evite cair em ciladas.

*Escolha senhas fortes e altere-as regularmente:
Um dos principais erros que os usuários cometem com relação à segurança está relacionado a uma etapa básica: a definição da senha de acesso. Conforme citado no nosso Guia de Segurança Digital, a senha 123456 ainda é uma das mais utilizadas por usuários de todo o mundo, bem como suas variações (654321, 12345 etc.) Portanto, se você não quer que alguém "adivinhe" a sua senha e acesse a sua conta sem autorização, evite esse tipo de código.

*Password:
Senhas contendo números de telefone, datas de nascimento (sua ou de pessoas próximas), ou quaisquer outras informações que possam ser facilmente descobertas por pessoas que tenham contato com você também representam uma ameaça às informações pessoais. Em vez disso, opte por utilizar senhas alfa-numéricas (letras e números) e com maiúsculas e minúsculas.
Outra prática que deve ser adotada pelos usuários e que ajuda a aumentar a segurança de sua conta é a alteração regular da senha de acesso. Você pode definir dois ou mais códigos diferentes e, de tempos em tempos, realizar a alteração da sua senha, reduzindo as chances de elas serem descobertas.

*Não forneça suas informações em sites "suspeitos" e locais não seguros:
As ameaças à segurança não estão relacionadas, diretamente, somente a ações de pessoas. Muitas vezes, softwares e sites maliciosos podem ser os responsáveis por fornecer o acesso às informações de nossas contas. As práticas mais comuns são o phishing (links que redirecionam para páginas falsas, muitas vezes semelhantes à original), o envio de spams e a presença oculta de vírus e spywares em sites e aplicações.

*Segurança virtual:
Para fugir desses perigos, evite acessar sites que não possuem uma procedência confiável, bem como "logar" sua conta em locais públicos ou com computadores compartilhados com muitos usuários. Além disso, jamais digite seu nome de usuário e senha em locais que não sejam o próprio Orkut ou outras páginas de propriedade do Google.

Caso você tenha fornecido suas informações em algum ambiente não seguro ou desconfie que alguém pode estar acessando os seus dados, altere sua senha imediatamente. Se achar que o seu perfil já foi comprometido, envie uma denúncia à central de recuperação do Google, comprove que você é o proprietário da conta, e realize os procedimentos necessários.

*Utilize as configurações de privacidade do Orkut e evite adicionar desconhecidos:
Na verdade, o ideal é que compartilhemos apenas informações básicas, evitando divulgar dados pessoais e confidenciais. Porém, para aumentar a segurança, utilize também as configurações de privacidade, oferecidas pelo próprio Orkut para que os usuários possam controlar quem acessa seu perfil e que informações podem ser visualizadas por outros usuários.

Apesar de ser uma das propostas do site de relacionamento do Google, tome muito cuidado ao adicionar desconhecidos à sua lista de amigos e desconfie de atitudes suspeitas. Muitas pessoas mal intencionadas utilizam um perfil fake para obter informações pessoais dos usuários e, posteriormente, utilizá-las sem a autorização dos mesmos para finalidades ilícitas.

Evite utilizar scripts (códigos) e clicar em links recebidos por e-mail ou em outros sites
Devido ao grande sucesso do Orkut entre os internautas, muitos scripts foram desenvolvidos para as mais diversas finalidades. Porém, em alguns casos, esses códigos prometem uma coisa mas, na verdade, são ferramentas utilizadas por hackers e que contém um código malicioso que é ativado quando o copiamos e colamos em nossos navegadores.

O Orkut não utiliza o e-mail para enviar links, solicitar que você faça downloads, ou para qualquer outra finalidade que não esteja relacionada a avisos e notificações da rede social - essa é uma informação divulgada pelo próprio Google com o objetivo de evitar fraudes e danos aos seus usuários. Por esse motivo, jamais clique em links recebidos por e-mail (mesmo que pareçam ser realmente do orkut), eles podem conter trojans, vírus e outros tipos de pragas virtuais.

Configure a "Verificação em Duas Etapas"

A verificação em duas etapas é uma opção oferecida pelo Google para que os internautas tenham mais segurança ao acessar os serviços da empresa. Por meio dela, você pode fornecer o número do seu celuar para receber um código de confirmação sempre que for fazer o login em sua conta.

Verificação em duas etapas: o código enviado para o celular deve ser informado para continuar
Dessa forma, além de fornecer a senha, você deve informar também o código recebido no celular, o que impede que outras pessoas acessem sua conta, mesmo que descubram sua senha. Acesse a página de configuração de contas e ative a verificação em duas etapas.
 
Faça o logoff sempre que terminar de usar o Orkut
Essa dica é válida não só para o Orkut, mas também para qualquer outro serviço em que você precisa realizar login para ter acesso às funcionalidades e informações, tais como e-mails, sites bancários etc. Sempre que terminar de utilizar o site, clique em "Sair" para encerrar a sessão, principalmente se não estiver em casa.

http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/08/veja-dicas-para-aumentar-seguranca-da-sua-conta-do-orkut.html

Claro que você não fica imune aos  roubos de senhas e acessos,
Mas com essas precauções você pode amenizar esse risco.

Bjks amores!

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário