quarta-feira, 25 de abril de 2012

Celine Dion - A diva


Céline Marie Claudette Dion, OC, OQ, (nascida em 30 de março de 1968) é cantora, compositora e empresária canadense. Nascida numa família numerosa de Charlemagne, Quebec, Dion surgiu como uma estrela teen no mundo francófono na década de 80 , depois que seu empresário e futuro marido, René Angélil, hipotecou sua casa para financiar o seu primeiro disco. Em 1990, ela lançou o álbum em Inglês Unison, estabelecendo-se como uma grande artista pop na América do Norte e outras áreas de língua inglesa no mundo.

Dion ganhou reconhecimento internacional pela primeira vez em 1980, ao ganhar o Mundial 1982 Yamaha Popular Song Festival, e no Festival Eurovisão da Canção 1988. Após uma série de álbuns franceses no início dos anos 1980, ela assinou com a CBS Records em 1986. Durante a década de 1990, alcançou enorme fama mundial depois de assinar com a Epic Records e lançar vários álbuns em Inglês, e dando sequência aos álbuns franceses, tornou-se a artista mais bem sucedida da história da música pop adulto. No entanto, em 1999, no auge de seu sucesso, Dion anunciou um hiato de entretenimento, a fim de começar uma família e passar o tempo com seu marido, que tinha sido diagnosticado com câncer. Ela voltou ao topo da música pop em 2002 e assinou um contrato de três anos (mais tarde alargado a quase cinco anos, devido enorme sucesso)para se apresentar todas as noites em seu próprio Coliseu no Colosseum do Caesars Palace, em Las Vegas.
A música de Celine foi influenciada por gêneros que vão do pop, rock, R&B ao gospel e música clássica. Possui álbuns de vendagens jamais vistas até então por uma cantora canadense. Ela é conhecida por sua voz extremamente poderosa e tecnicamente perfeita .

Céline é a artista canadense mais bem sucedida de todos os tempos e a maior artista feminina de vendas no mundo durante a era Nielsen SoundScan, e é a única artista feminina a ter dois singles que já venderam mais de três milhões de cópias no Reino Unido. Além disso, ela é autora de D'eux, que é o álbum em francês mais vendido de todos os tempos. Em 2004, após ultrapassar 175 milhões em vendas de álbuns em todo o mundo, ela foi presenteada com o Diamond Award no World Music Awards sendo considerada pela cerimônia a maior artista feminina de todos os tempos. De acordo com a Sony Music Entertainment, Céline Dion já vendeu mais de 180 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo uma das artistas que mais vendeu discos em todos os tempos.

Biografia

Céline, a mais nova de quatorze filhos de Adhemar Dion e Thérèse Thanguay (que deu a Céline este nome em homenagem a uma canção que escutava enquanto estava grávida), cresceu numa casa pobre, mas segundo ela, feliz, na pequena localidade de Charlemagne. Começou a apreciar música cantando, com suas irmãs mais velhas, quando tinha apenas cinco anos de idade, num pequeno bar pertencente a seus parentes. Numa entrevista de 1992 com a revista People, ela disse: "Eu sentia falta da minha família e do meu lar, mas não me arrependo de ter perdido a minha adolescência. Eu tinha apenas um sonho: ser uma cantora reconhecida."

Carreira

Início e primeiras gravações

Com doze anos de idade, Céline colaborou com sua mãe e um de seus irmãos na composição da canção "Ce n'était qu'un rêve" (português: Foi apenas um sonho). O seu irmão Michel enviou a canção para o empresário René Angélil, cujo nome ele descobriu no verso de um álbum de Ginette Reno. Angélil percebeu imediatamente que Céline se tornaria uma estrela internacional, e decidiu hipotecar sua própria casa para poder conseguir fundos para o primeiro álbum dela. Em 1981, eles lançaram La Voix Du Bon Dieu (português: A voz do bom Deus), que se tornou o mais vendido no mercado local e transformou Céline numa estrela instantânea no Quebec.

O seu reconhecimento logo iria se espalhar para outras áreas do mundo, já que em 1982 ela concorreu no Concurso Yamahade Canção em Tóquio, Japão e ganhou a medalha de ouro e o Prémio dos Músicos como a "Melhor Actuação". Em 1987, os compositores suíços Atilla Şereftuğ e Nella Martinetti aproximaram-se de Céline e pediram-lhe para que ela representasse a Suíça no Festival Eurovisão da Canção 1988. Céline ganhou o concurso em Dublin, na Irlanda, recebendo um grande reconhecimento em sua carreira na Europa, Ásia e Austrália, embora a canção com que ela venceu (Ne partez sans moi) não tenha sido um sucesso.
No fim da década de 1980, Céline estabeleceu-se como uma das maiores cantoras da história do Canadá, ganhando vários prémios Felix e aparecendo constantemente na televisão local. Foi nessa época que ela se tornou a primeira artista canadense a receber um Disco de Ouro na França.
Aos dezoito anos, após ver uma performance de Michael Jackson na televisão, ela disse a René que queria ser uma estrela internacional como aquele. Apesar de não duvidar dos talentos dela, Angélil percebeu que para fazer sucesso no mercado mundial, a sua imagem precisava ser mudada. Mandou-a então para um curso de inglês a fim de melhorar as habilidades dela naquela língua. Ela empenhou-se nos estudos e aprendeu tudo o que precisava (no curso intensivo) e em pouco mais de três meses já dominava a nova língua.

Reconhecimento Mundial
Um ano depois de ter aprendido a falar inglês, Céline fez uma muito bem sucedida entrada no mercado estadounidense e britânico. Ela trabalhou com músicos estabelecidos como David Foster e Vito Luprano. O álbum Unison foi fortemente influenciado pelo soft rock dos anos 1980 e servia propriamente para ser executado nas rádios de música mais adulta; esse estilo permaneceria em vários álbuns futuros. Aclamado pela crítica quando lançado, o álbum teve excelentes vendas nos países anglófonos. O single "Where Does My Heart Beat Now" foi 4º. no Hot 100 e 2º. no Hot Adult Contemporary Tracks da Revista Billboard nos Estados Unidos. Unison vendeu 3 milhões de cópias e foi o início de Céline como uma grande estrela musical em ascensão em vários lugares do mundo.
Em 1991, é lançado "Dion chante Plamondon", em que Céline canta clássicos do famoso compositor de língua francesa Luc Plamondon, conseguindo vários hits na França, como "L'Amour existe Encore" e "Ziggy" (clássico da música francesa).

Quando Céline gravou em dueto com Peabo Brysona canção Beauty and the Beast do filme da Disney- A bela e a fera- , acabou se tornando uma grande estrela. O single não só entrou no topo da lista dos mais vendidos da Billboard, como também ganhou o Oscar de "Melhor Canção Original" e 3 Grammys, incluindo de "Dueto do Ano". Beauty and the Beast foi lançado como single do segundo álbum de língua inglesa da cantora, o Céline Dion, que se tornou um sucesso instantâneo de vendas do ano de 1992, vendendo mais de 5 milhões de cópias e trazendo grandes hits além de Beauty and The Beast: If You Asked Me To (topo nas rádios norte-americanas), Love Can Move Mountains, Nothing broken but my Heart e Water from the Moon.

No fim do ano de 1992, as aparições de Céline na televisão e os seus dois bem sucedidos álbuns a transformaram na maior estrela do ano, nosEstados Unidos e no Reino Unido. Ela conseguiu o que havia pensado: cantar para todos, entrar no mercado musical norte-americano e estabelecer grande fama.
Naquele momento, certo segredo da vida pessoal de Céline era escondido, já que ela se encontrava apaixonada pelo seu agente, Rene Angélil. O relacionamento foi mantido em segredo do público, já que René era 26 anos mais velho e a cantora temia que seus fãs pudessem ser contra o casal, porém, quando o relacionamento dos dois foi descoberto, os seus fãs acolheram muito bem os dois.

No fim do ano de 1993, é lançado o álbum "The Colour of my Love", considerado pelos críticos um dos mais belos trabalhos da década de 90, em que Céline, declara seu amor até então escondido pelo seu empresário, no interior da capa do álbum. Nessa altura, tornara-se numa das maiores cantoras populares de todos os tempos . "The Colour of my Love" vendeu mais de 20 milhões de cópias e nele se encontra grandes sucessos , como , número 1 na Billboard "The Power of Love" e "Think Twice" (número 1 no Reino Unido). Céline ganhou diversos prémios durante esse ano, como American Music Awards, World Music Awards, várias nomeações para Grammys, e a nomeação para 2 Oscar com When I Fall in Love (tema do filme Sintonia de Amor) .
Em 1995, Céline dedicou-se aos seus fãs de língua francesa, lançando D'eux/The French álbum, que se tornou o álbum mais vendido de toda história da música francesa. Céline conseguiu um feito inédito: ficar no topo das rádios de língua inglesa com uma música em francês.
Em 1996, Céline é convidada a cantar o tema dos Jogos Olímpicos de Verão de 1996, em Atlanta, "The Power of the Dream".
Fonte: wikipedia

Post Especialmente dedicado aos meus queridos amigos
Paulo Vasconcelos e Marcos Franklin

Valeu

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário