quarta-feira, 18 de abril de 2012

'Prazer após a gravidez'

Depois da gravidez, a mulher está com a atenção mais voltada para o bebê e o sexo acaba sendo deixado de lado. Novas responsabilidades, adaptação à rotina, um bebê que precisa de sua dedicação e um hormônio que diminui a sua libido. E agora, o que fazer? 

A relação sexual geralmente é permitida após o período de resguardo, que dura normalmente um mês. E, durante esse período, não esqueça de que a sexualidade vai além da penetração. “Que tal apostar num jantar romântico à luz de velas, numa voltinha rápida no calçadão de mãos dadas pra ver a Lua ou em carícias mais ousadas? O prazer deve estar em jogo, não o sexo em si”, orienta a psicóloga e sexóloga Ana Paula Veiga.
O corpo da mulher muda: os órgãos precisam de um tempo para voltar ao estado normal. No organismo dela, estão hormônios como prolactina, responsável pela produção de leite, que colabora na diminuição do desejo. “Mas vamos combinar que, quando a mulher se excita, pode até sair leite do seio dela, e essa não é uma cena muito sexy, né? Então, são várias coisas que contribuem para um momento em que ambos possam estar mais voltados para o bebê, sem que isso prejudique o casal, pelo contrário”, explica a especialista. 

Segundo a sexóloga, são vários fatores que contribuem para a falta de desejo. A participação do parceiro na rotina diária pode deixar a mulher menos cansada e mais envolvida com ele. “Além da questão hormonal, pode rolar um medo de que vai doer ou de que seu corpo não está na sua melhor forma. Fora isso, há um enorme cansaço pela adaptação da nova rotina. O bebê demanda muita energia e o parceiro não pode se transformar num segundo filho querendo sua parte da brincadeira”, diz Ana Paula. 
Mas não fique preocupada: a vontade de fazer sexo vai voltar de maneira natural, sem grandes cobranças. “A dica principal é não achar que o sexo é obrigatório em qualquer fase da vida. Respeite o momento que está vivendo. Sexo é bom, é gostoso, mas quando é feito com vontade e sem obrigação. Respeitar o corpo e o seu desejo é se colocar por inteira dentro de uma relação. E, também, não vamos esquecer de que sexo é uma coisa e sexualidade é outra” garante a psicóloga.

Sexo antes, durante e depois, é sempre bom!
#achojusto

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário