sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sexta-feira 13:'Mitos e superstições ainda perseguem este dia'

Quando falamos em sexta-feira 13 a reação é comum:polêmica, mesmo que seja para defender e contar suas experiências ou tentar convencer de que tudo não passa de mero mito e superstição, adquirida com o passar do tempo por nossa cultura. Cruzar com gato preto, passar debaixo de uma escada ou quebrar espelho, são ações proibidas em uma sexta-feira 13.
O mito engloba várias teorias de como surgiu à lenda de que a sexta-feira 13 seria o dia mais azarento de todo ano, algumas pessoas do passado levavam o dia tão a sério que nem saiam de suas casas. A crença de grande parte da população relaciona o número 13 com azar. Em contrapartida, para os místicos este dia está associado a evolução de todo ser e também é um dos dias mais poderosos, pois o número 13 somado é igual a 4 ( 1+3=4 ) e o número 4 significa o tudo existente, os quatro elementos, água, fogo, terra e ar, já no tarô a carta 13 significa morte.
Acreditando ou não, a data passa a ser propicia para comerciais e sessões de filmes que sempre aderem séries assustadoras, embasadas na velha lenda da sexta-feira 13. Taiane Souza em nossa página do facebook Oriobranco.net, conta que leva o dia a sério “Pode até parecer coincidência, mas há 8 anos tentei suicídio em uma sexta- feira 13.Até hoje minha mãe tem pesadelos com essa data e não me deixa ficar longe dela neste dia!”.
Em bate papo em nossa rede social, a maioria das pessoas posicionaram-se defendendo o dia, dito como tão azarado.Acreditam que não passa de lenda e é uma sexta-feira, como outra qualquer, como a que você teve semana passada. Sérgio Carvalho prefere ser mais subjetivo: "eu não acredito nas bruxas, mas que elas existem, existem", cita o internauta.
A questão é que as pessoas, mesmo as que se dizem incrédulas na suposta má sorte deste dia, preferem não arriscar e querendo ou não sempre acabam comparando a sexta feira 13, com os outros dias. E você? Como enfrenta este dia carregado de mau agouro por alguns?
Quais são as teorias sobre a sexta-feira 13?
Na mitologia nórdica conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados, Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.
Além das lendas nórdicas, diversas culturas consideram o dia como de mau agouro, alguns pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu em uma sexta-feira, assim como a morte de Cristo. Inclusive, marinheiros ingleses evitam zarpar seus navios deste dia, recorda-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.
E por fim, temos a teoria do cristianismo, explicado no livro Código da Vinci por Dan Brown, onde há o relato de que em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia e a cultura moderna, ainda conserva vestígios dessa tragédia, por isso que  até hoje, sexta-feira 13 é considerado um dia de má sorte.
Por Tácita Muniz
http://www.oriobranco.net/component/content/article/29-destaque/22045-mitos-e-supersticoes-ainda-perseguem-sexta-feira-13.html
E você, acredita que o dia hoje seja de azar?!
Claro que não não!
Por isso hoje tem balada
Bayle Sexta-Feira 13
A gente se vê por lá!
Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário