segunda-feira, 12 de março de 2012

Música para malhação:'a batida certa faz o exercício render mais'

O pesquisador Costas Karageorghis, da universidade de Brunel, de Londres, é um especialista em música e exercício. Segundo uma pesquisa coordenada por ele, ouvir música durante uma atividade física pode aumentar o rendimento em até 15%. 

Uma das explicações para isso é a distração. “O estímulo das batidas da música bloqueia algumas das mensagens que a musculatura e alguns órgãos vitais enviam para o cérebro e isso acaba reduzindo a percepção do esforço”, diz ele. “Numa intensidade baixa e moderada de exercício, essa queda pode ser de até 12%.”
Ou seja, enquanto seu corpo tenta avisar que você já está cansado e que ainda falta muito para completar os 10 km de corrida, o cérebro está ocupado prestando atenção (mais ainda se você estiver até cantando junto, o que não é raro) na música do Black Eyed Peas. O mesmo efeito pode acontecer na frente da TV – uma opção que muitos gostam durante a esteira ou a ergométrica, por exemplo. “A combinação de imagem com som é mais eficaz ainda do que a música sozinha”, diz Karageorghis.

Segundo ele, há apenas um momento do exercício em que as batidas de qualquer artista que seja podem ser ineficazes: quando sua capacidade aeróbica exceder 75%. “Neste ponto, há uma mudança involuntária de atenção do externo [música] para o interno [não tem como ignorar que as pernas passam a pesar como troncos de árvore]”, explica. Nessa hora, diz, o silêncio vale ouro.
Além do fator distração, seguindo a pesquisa de Karageorghis, as batidas musicais podem impulsionar o humor, tornando o exercício mais divertido – o que significa que você fica mais propenso a praticá-lo por mais tempo. A música também é indicada para motivar, especialmente se as letras trouxerem frases como “push it” [empurre] ou “work it” [trabalhe]. Se ela tiver as batidas sincronizadas com o ritmo do exercício, melhor ainda.

A sugestão de Karageorghis é colocar no iPod faixas que são de um a dois batimentos por minuto acima da sua passada. Isso significa que, para caminhada, a velocidade ideal é entre 115-125 bpm e na corrida entre 130-140 bpm. Já num treino de força, como a musculação, o ideal é escolher músicas que fiquem entre 120/135 bpm. Além, é claro, de algumas mais calmas para o alongamento e o relaxamento pós-exercício. “É uma nova área de pesquisa ainda, mas a música pode ter um efeito também na recuperação. Quanto mais lento e calmo o ritmo nessa hora, melhor. O ideal é procurar bpm igual ou abaixo da sua frequência cardíaca de repouso”, diz Karageorghis.

Eu só consigo malhar ouvindo música, pois dá aquele impulso!
Aproveitem que hoje é segunda para se exercitarem!
Obrigado amores!

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário