quinta-feira, 22 de março de 2012

DÚVIDAS?:'13 perguntas respondidas sobre SEXO'

Respondemos 13 dúvidas com a ajuda da ginecologista, obstetra e sexóloga Carolina Ambrogini.

Qual o melhor método para evitar filhos?

Existem vários métodos à disposição do casal que quer evitar filhos. Não existe o melhor e sim o que mais se adapta às necessidades do casal. Os pontos abaixo devem ser levados em consideração.
Métodos definitivos ou não: Aqui se incluem a vasectomia e a esterilização tubária que tem uma taxa de falha de 3% em 10 anos. Podem ser revertidas, mas a um alto custo e sem garantias de sucesso.
Posologia e via de uso: Não adianta ser um ótimo método se a mulher vive esquecendo-se de usar ou se sente desconfortável com o uso. Os métodos hormonais que aqui incluem a pílula, os injetáveis, o adesivo, os implantes subdérmicos, o anel vaginal e o DIU hormonal, por exemplo, têm baixos índices de falhas (ao redor de 1% ao ano), mas dependem do uso regular e adequado pela mulher.
Efeitos colaterais: Ao usar um método contraceptivo, a intenção é burlar a natureza, então os efeitos colaterais podem sempre existir em qualquer método com exceção dos naturais (mas estes, como a tabelinha, têm altos índices de falha). O ideal é que estes efeitos sejam bem toleráveis ou tenham um baixo impacto na qualidade de vida.
Contraindicações: Apenas o médico pode avaliar, de acordo com o histórico de cada paciente, qual o método indicado para cada casal. Alguns métodos são incompatíveis com algumas situações clínicas e outros devem ser utilizados com parcimônia. Exemplo: métodos hormonais em tabagistas. O custo deve ser acessível principalmente se for utilizado por longo prazo.

Quais as dificuldades de desempenho sexual mais frequente em homens e mulheres?


Nas mulheres, a principal queixa sexual é a diminuição da libido ou desejo sexual. Nos homens, a mais comum é a disfunção erétil. Mas por que, às vezes, falta desejo sexual no homem e na mulher?
O desejo sexual é multifatorial. Tanto em homens como em mulheres pode depender de questões físicas como os índices de hormônios sexuais, por exemplo; de fatores psicológicos como uma educação sexual repressora, um início de vida sexual traumático ou simplesmente um relacionamento sem erotismo. Os fatores culturais e religiosos também contam de forma que podem existir várias causas para uma diminuição do desejo sexual.

As fantasias sexuais são saudáveis para a relação?
Sim, são vitais! As fantasias sexuais levam os parceiros sexuais para um sexo infinitamente mais interessante e estimulante. Muitas pessoas, no entanto, têm dificuldade de fantasiar, se prendem ao concreto e não buscam estímulos para as fantasias. No dia a dia do casal tudo pode virar ideia para uma fantasia sexual, basta procurar e usar a imaginação.

Quais as principais razões para os homens falharem na cama?

Existem os fatores físicos que dificultam a ereção como o diabetes, o tabagismo e os problemas vasculares. Estes aumentam proporcionalmente com a idade do homem. Os fatores psicológicos também são muito relevantes como insegurança, falta de autoestima, ansiedade de desempenho e o próprio medo de falhar. Para que o homem consiga diferenciar uma causa física de uma psicológica é importante perceber se consegue ter ereções matutinas e se tem disfunção erétil em todas as situações ou apenas em determinadas.

Por que as pessoas traem?

Existem algumas razões. Os que traem por hábito onde, geralmente, não há queixas do relacionamento e que não desejam se separar do (a) parceiro (a). Há os traidores situacionais, que são aqueles que não resistiram a uma determinada situação tentadora. Geralmente são os que se arrependem, contam ao parceiro (a) e pedem perdão. E os com problemas no relacionamento traem porque estão insatisfeitos com o relacionamento e que buscam outro amor. Geralmente, quando o encontram, decidem se separar.

Orgasmos múltiplos realmente existem nas mulheres?

Sim e podem ocorrer numa relação sexual mais intensa e com alto grau de excitação. No entanto, não devem ser perseguidos incansavelmente. O que importa numa relação sexual é que ambos os parceiros saiam satisfeitos.

O que é uma mulher frígida?

É aquela que não tem desejo sexual, que não responde aos estímulos sexuais ao seu redor e que costuma não achar graça no sexo.

Excitar-se imaginando coisas proibidas é normal?

Depende do que é proibido e se a pessoa somente se excita com aquilo. Classificamos o desejo sexual como anormal apenas quando é direcionado a animais e seres mortos, por exemplo.

O tamanho do pênis influencia no prazer?

Não. O prazer feminino depende muito mais dos estímulos e fantasias sexuais. Se o parceiro caprichar nas preliminares, ouvir sua parceira e souber esperar o tempo dela, é o necessário para ser bom de cama.

Sexo oral pode causar doenças?

Sim. Pode causar todas as doenças sexualmente transmissíveis, porém as chances de contágios são mais baixas devido ao atrito ser menor com exceção de algumas onde só o contato é necessário como o HPV (Papiloma Vírus Humano) e o Herpes, por exemplo. 

Qual a diferença entre orgasmos e ejaculação?

É importante diferenciar ejaculação de orgasmo. A ejaculação é a expulsão do líquido espermático pela uretra quando o homem atinge o orgasmo. As mulheres raramente ejaculam, isto é, eliminam um líquido pela uretra. Pode acontecer quando tem um orgasmo muito intenso. Já o orgasmo é a sensação máxima de prazer, que o homem costuma atingir mais rapidamente porque não precisa de tantos estímulos excitatórios como a mulher. Mas é importante não generalizar.

Cigarro pode provocar a impotência sexual?

Sim, pode porque influencia na vascularização do pênis e causa uma dificuldade de ereção por obstruir os vasos sanguíneos deste órgão. É mais comum causar isto quando associado às outras doenças e também em fumantes de longa data.

Qual a média de relações sexuais do brasileiro?

Depende da região do país, mas a média é de 3 vezes por semana, segundo o Estudo da Vida Sexual do Brasileiro. No entanto, é importante ressaltar que não existe uma frequência normal e sim uma 'satisfatória' para ambos os parceiros.
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/amor-e-sexo/fotos.aspx?cp-documentid=32659015#image=1

Algumas dessas dúvidas fazia parte das suas!?
Valeu amores!

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário