quinta-feira, 17 de maio de 2012

BOA FORMA:'Dicas para usar bem a suplementação de proteínas'

A suplementação de proteínas tem-se tornado uma prática cada vez mais comum em busca do corpo perfeito e definido entre os freqüentadores de academia e atletas. O incremento da massa muscular é cada vez mais almejado principalmente pelos homens, sendo fortemente influenciado pela mídia. Entretanto, esta prática deve ser cuidadosamente acompanhada pelos profissionais de saúde, uma vez que o consumo protéico excessivo pode ocasionar sobrecarga renal, promovendo danos renais irreversíveis.
No mercado existem diversos suplementos à base de proteína, que incluem suplemento em pós, barras e líquidos. Além disso, existem os suplementos de proteína intacta e de aminoácidos. O consumo de suplementos à base de proteínas intactas, como é o caso da albumina e caseína, apresentam lenta digestibilidade, portanto deve ser feito em períodos de repouso. Por outro lado, a suplementação à base de proteolisados e aminoácidos, como é o caso do whey protein hidrolisado e BCAA, apresenta rápida digestibilidade, pois existem transportadores intestinais específicos para os peptídeos e aminoácidos. 
Por isso, o consumo deste tipo de suplemento é recomendado nos períodos em que a proteína é mais requisitada, como por exemplo, logo após ao acordar. O consumo dos proteolisados, imediantamente após o treino também é comum, como forma de potencializar o processo anabólico deste período. A escolha do suplemento deve ser feita de acordo com a rotina e disponibilidade do indivíduo.
Existem alguns suplementos que são orientados a substituírem as refeições, entretanto, do ponto de vista nutricional, não é uma boa opção. As refeições devem ser completas e devem conter todos os macro e micro nutrientes, e não apenas a fonte protéica, uma vez que os demais nutrientes são essenciais à diversos processos metabólicos e funções do organismo.
Cabe pontuar que a maioria da ingestão protéica diária deve ser proveniente de fontes alimentares, como carnes magras em geral (aves, peixes e carne vermelha), ovos, leites e seus derivados.  Entretanto, em algumas ocasiões, a utilização de suplementos alimentares pode proporcionar alguns benefícios, como aumentar a velocidade de absorção intestinal. Apesar disso, a suplementação de proteína não é indicada para todos os praticantes de exercício físico. Normalmente, recomenda-se a suplementação de proteínas para praticantes de exercícios de resistência e de força, que necessitam incrementar sua performance.
A fim de evitar um uso inadequado de suplementos protéicos, o acompanhamento por nutricionista se faz fundamental para se avaliar de forma cautelosa a necessidade de suplementação, bem como o padrão alimentar habitual, levando-se em consideração ás necessidades de cada indivíduo.
http://kilorias.virgula.uol.com.br/2012/05/saiba-mais-sobre-suplementacao-de-proteinas/


Que sejam bem vindos então, né?
Com saúde, é claro!

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário