segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Oniomania:'o transtorno do comprador compulsivo'

oniomania é um novo termo para definir um distúrbio psicológico caracterizado pelo desejo urgente de comprar. Ela também é conhecida como transtorno do comprador compulsivo.
O fato de alguém ser adicto às compras pode ser alvo de risos e piadas, porém trata-se de uma condição bastante séria que, do mesmo modo que outras adicções e transtornos, provoca estragos a nível pessoal,familiar e financeiro.

Estudos mostram que a oniomania está frequentemente acompanhada por depressão, ansiedade e outro tipo de emoções negativas. De fato, as pessoas afetadas por esse transtorno costumam apresentar uma tensão inconfortável que é aliviada – temporariamente – comprando.
Apesar desse alívio temporário, muitas pessoas com essa mania por compras se sentem desconcertadas consigo mesmas e deprimidas pela aparente falta de controle sobre seus próprios comportamentos.

Entre os itens muito comumente adquiridos por compradores compulsivos, podemos encontrar: roupas, sapatos, joias e artefatos do lar. A maior parte dos sujeitos que sofrem de oniomania prefere ir às compras só, já que sente uma vergonha enorme de comprar compulsivamente na frente de outras pessoas.
Para eles, a aquisição ou compra de um objeto é um mecanismo de escape para se sobreporem a frustrações, tristezas ou situações incômodas, assim como também para obterem uma sensação de prazer e autoaceitação ou combaterem a solidão.
As características do transtorno do comprador compulsivo incluem:
·         Preocupação por comprar itens desnecessário.
·         Passar uma grande parte de seu tempo procurando artigos cobiçados.
·         Dificuldade de resistir à compra de itens dos quais não necessita.
·         Dificuldades financeiras causadas por comprar descontroladamente.
·         Problemas no trabalho, a escola ou o lar por causa dessas compras.

Se você se sentir identificado com algumas dessas características ou conhecer alguém cuja vida tenha ficado mais complicada por causa das compras, é recomendável que consulte um psicólogo. Existem terapias que lhe permitirão se sobrepor, pouco a pouco, a esse transtorno e, assim, recuperar o bem-estar e levar uma vida normal.
http://www.saudeviver.com/

Se você é um deles, tome cuidado, hein?


e AMANHÃ - 20/12 - 19h30Salão Paroquial - São Mateus/MA
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Não percam!

Beijos, amores

Andreh Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário