quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

SUCESSO:Auto de Natal ‘Nasce o Príncipe da Paz’

Foi realizado na noite de ontem (20/12) no Salão Paroquial em São Mateus/MA, O Auto de Natal "Nasce o Príncipe da Paz" pelo acadêmicos do Curso de Letras-DarcyIrbeiro-UEMA.


Confiras alguns momentos e parte do roteiro:
Falar sobre o Natal não é tarefa fácil em nosso país, nem no nosso estado e muito menos em nossa cidade, principalmente porque tantas pessoas são marginalizadas, tantas ficaram sem família por aí a fora, onde vidas foram ceifadas impiedosamente, a essas pessoas só fica uma certeza, a de que um dia toda dor terá um fim.
A turma de Letras da Universidade Estadual do Maranhão / Programa Darcy Ribeiro do Polo São Mateus do Maranhão tem a honra de apresentar o Auto de Natal ‘Nasce o Príncipe da Paz’, com base bíblica e na literatura infanto juvenil e crítica, recontaremos os fatos numa linguagem simplista e que de forma alguma desrespeitará os princípios religiosos e as bases sociais e culturais.

E assim aconteceu...

*As profecias do Menino Rei
Justiça: É tu, Belém Efrata, posto que pequena entre as milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor de Israel, cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Portanto entregará até ao tempo em que esta de parto estiver dado a luz; então, os restos de seus irmãos voltará com os filhos de Israel. E ele permanecerá e apascentará o povo na força do Senhor, na excelência do Senhor seu Deus, e eles permanecerão porque agora será ele engrandecido até os fins da terra.

Gênero Literário: É! Será preciso que o Menino Rei nasça, um filho ao mundo seja dado e um principado esteja sobre os seus ombros;
E seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.

*A Anunciação
E no sexto mês, foi o mensageiro enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazeré, a uma virgem prometida com um varão chamado José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria. E entrando o anjo onde ela estava lhe disse: Salve agraciado o Senhor é contigo, e bendita és tu entre as mulheres.

*Maria conta a José sobre a visita do Anjo
Maria foi até a casa de José lhe contar tudo o quanto o mensageiro havia lhe falado.
Gênero Literário: Quanta angustia teve a virgem, mas não negou seu sim à voz de Deus.

*José recebe a visita de um anjo
Então José, como era justo e não queria difamá-lo, tentou deixá-la secretamente e projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do senhor dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria como tua esposa, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.

*Maria visita Isabel
Naqueles dias, Maria se levantou e foi correndo para a região montanhosa de Judá, entrou na casa de Zacarias e saudou a Isabel.

*O recenseamento
E aconteceu que naqueles dias, saiu um decreto de César Augusto, para que todos se alistassem em sua cidade de origem. E subiu da Galiléia, José, da cidade de Nazaré, à Judéia a cidade de Davi chamada Belém, a fim de alistar-se com Maria, sua mulher que estava grávida.
Gênero Literário: A peregrinação começa a acontecer...
Olhe para dentro de você e veja se está realmente preparado para hospedar Aquele que é rei entre todas as nações, e se você tem sido hospitaleiro com aqueles que mais necessitam. 

*José e Maria procuram hospedagens
De um lado para o outro andava o carpinteiro e a esposa, sem um lugar para passar a noite.

*Os pastores visitam Jesus
Ora, havia naquela mesma comarca, pastores que estavam no campo guardando o seu rebanho, eis que lhe aparece um mensageiro

E foram e acharam Maria, José e o Menino, e divulgaram a todos o que o mensageiro lhes disse e adoraram o Menino Rei.

*Os magos e Herodes
Estando eles ali, completaram-se os dias de Maria e ela deu a luz a seu filho primogênito. Tendo, pois nascido em Belém da Judéia no tempo do Herodes, eis que magos do oriente vieram a Jerusalém, guiado por uma estrela.
Os reis seguiram a estrela e encontram a mãe e o menino e prostrando-se, o adoram e ofereceram seus presentes.
A alegria encheu todos os corações, pois todas as profecias tinham se cumprido, o menino rei descansava na noite mais célebre que a humanidade já teve.
Gênero Literário:  Triste sina terá meu Rei... Mas nem tudo está perdido, ele salvará seu povo, será um Rei que governará os céus e a terra, e triunfará sobre a morte.
E nascerá sempre nos corações daqueles que o buscam incessantemente.
Nesta Noite, não vamos chorar, vamos dar glórias porque Ele nasceu! Nasceu o PRÍNCIPE DA PAZ... Alelulia! Aleluia!

Texto/Direção:José Ribamar Moura

Realização:Acadêmicos de Letras
Programa Darcy Ribeiro - UEMA


BASTIDORES:
[Mayco Braga:Narrador Oficial] 
[Andréia Galeno:Maquiadora]
[Flagra...foto horrível, kkk]
[Luciana Sousa: Nossa Emília] 
 
[Robert Emanuel, o Chicó] 
[Valdéria Lopes: A nossa Justiça]
[Josué Rosales: O nosso José]

Gênero Literário por Andreh Carvalho
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
[Professor Irineu] 
 
 
[Lucas Carvalho] 
[Com Irineu e os blogueiros: Jônatas Carlos (esquerda) e Cleyton Lima (Direita]
Obrigado á todos os patrocinadores que contribuiram
para a realização deste evento, à imprensa
e a todo o público que se fez presente


Valeu gente!


Andreh Carvalho

2 comentários: