quarta-feira, 11 de maio de 2011

*MODA: Melissa MANIA*

Melissa é uma linha de calçados de plástico produzidas pela Grendene e que ficaram muito populares no Brasil. Foi lançada em 1979, e o primeiro modelo recebeu o nome de Aranha, tendo como inspiração as sandálias usadas pelos pescadores da Riviera Francesa.

Melissa é identificada como o primeiro grande exemplo de merchandising na televisão brasileira, pois as sandálias eram usadas por boa parte do elenco da telenovela Dancin' Days.
Durante muito tempo, Melissa fez sucesso junto ao público adulto e, a partir de 1986 começou a fazer também junto ao público infantil, com o lançamento das Melissinhas, modelos para crianças e que vinham sempre acompanhados de um acessório especial. 

O primeiro comercial apresentava o conceito "A Melissinha que vem com a pochetezinha" (Estrelados pela atriz Eliete Cigarini que faz o papel da Professora, e a menina ruiva Jéssica Canoletti).

Após um período de estagnação, em 1994 as sandálias Melissa foram relançadas. No período de 1994 a 1998 a marca buscou um reposicionamento no mercado e, no início dos anos 2000, a marca voltou a crescer, ganhando novamente bastante destaque no mundo da moda.
Vários designers/estilistas famosos foram convidados a desenhar/customizar modelos para a Melissa, dentre eles o artista plástico Romero Britto, o estilista Alexandre Herchcovitch, os irmãos Fernando e Humberto Campana, o stylist inglês Judy Blame, o estilista Marcelo Sommer e recentemente a arquiteta iraniana Zaha Hadid.
Melissa e seus caminhos

Melissa é a celebração e a democratização do design.
A marca brasileira que atua no mercado há quase três décadas, é reconhecida em todo o mundo pelo seu trabalho inovador com o plástico, buscando, lançando e recriando tendência.
O design de plástico tem chamado a atenção de renomados estilistas e suas marcas pelo mundo. A Melissa hoje é referência e grandes nomes da moda mundial lançaram produtos em plástico, o que reforça o pioneirismo da marca como lançadora de tendências na moda e o seu posicionamento como líder no segmento de calçados em plástico.
Desde a década de 80, a Melissa convida grandes nomes, nacionais e internacionais, para desenvolver seus produtos. No começo, nomes como Jean Paul Gaultier, Patrick Cox e Thierry Mugler fizeram criações que chamaram a atenção por sua inovação e ousadia. 

Nos últimos anos a Melissa fez parcerias com o designer egípcio Karim Rashid, os irmãos Campana e os stylists britânicos J. Maskrey e Judy Blame. Em 2008, duas mulheres extraordinárias se juntam à lista. A estilista britânica Vivienne Westwood e a arquiteta iraquiana Zaha Hadid.
Publicações internacionais estão atentas a esse movimento e a marca brasileira vem ganhando espaços expressivos editoriais. Em 2007, a marca mereceu destaque no jornal The Washington Post, apelidando a Melissa de “Brazilian Jelly Giant”. 

Em 2008 foi a vez do renomado International Herald Tribune, na página da poderosa editora Suzy Menkes, dedicar meia página à Melissa e dizer que os sapatos de plástico ditam estilo.
O acessório de moda mais desejado do país também passeou pelo mundo nas páginas da Vogue Itália, da francesa Numero, na japonesa Pen, na alemã Zoo Magazine, WWD, Time Out, I-D, Elle Portugal, Elle Americana, Style.com, The Independent, entre muitas outras publicações internacionais de moda e também de decoração. 

Em 2008, a Melissa lançou sua primeira campanha internacional com anúncios em revistas e um site exclusivo para esse mercado.
A Galeria Melissa

A Galeria Melissa revolucionou o conceito de flagship store, levando conteúdo e cultura para suas instalações. Projetada por Muti Randolph, é um espaço onde diferentes universos, como a arquitetura, a arte, o design e a moda, convivem lado a lado. A Galeria foi idealizada como um canal de comunicação e reúne diferentes colaboradores, paixões, inspirações e desejos.

A loja conceito da marca abriga mostras de importantes nomes do cenário nacional e internacional, passeando pela moda, design, arquitetura, música e artes plásticas.
Numa breve retrospectiva, a Galeria já sediou exposições do designer egípcio Karim Rashid, dos renomados irmãos Fernando e Humberto Campana, da vocalista da banda ‘Cansei de Ser Sexy’, LoveFoxxx, do estilista Alexandre Herchcovitch, da ilustradora Carla Barth, do artista plástico e ilustrador chileno Andrés Sandoval, da designer de toy art Leila Voodoo, além de trabalhos dos designers Daniela Ktenas e Domenico Salas, da artista plástica Mana Bernardes, da estilista inglesa Vivienne Westwood e da arquiteta iraquiana Zaha Hadid.
A cada temporada a Melissa convida um artista para assinar a fachada da Galeria. Nomes como Marcelo Rosenbaum, Muti Randolph, a cantora Love Foxxx, Andres Sandoval, Zaha Hadid e os Irmãos Campana já deixaram suas marcas na fachada mais badalada de São Paulo.
Melissa no mundo

Nesses quase 30 anos, a Melissa criou mais de 500 diferentes modelos, fabricou mais de 50 milhões de pares, exportou outros 20 milhões para mais de 80 países e produziu sapatos para as mais renomadas figuras da moda.
Os templos da moda mundial se rendem a Melissa com seu inconfundível design em plástico e consagram a marca como objeto de desejo. 

Na França, as criações da marca brasileira estão nas badaladas Colette e L’ Éclaireur, Galerie Lafayette, 58M e na department store Le Bon Marche. Em Londres vendia-se, na poderosa Harvey Nichols, Browns Focus, Matches e na moderna Dover Street Market,porem nao encontra-se mais. No Japão, Beams, United Arrows, Loveless, Barneys e L’Éclaireur.
Nos EUA, a Melissa ocupa as prateleiras das mais renomadas lojas das Costas Leste e Oeste, sem esquecer de Miami Beach. 
A marca está na Opening Ceremony (NY), Kitson (LA), Base (Miami), Forty Five Ten (Dallas), Saks e Nordstrom. Em Portugal a Melissa está na Clube Chocolate, na Itália na Biffi e na Banner em Milão e na Turquia na Harvey & Nichols e Nude, em Istambul. 
Na Grécia, a marca está na vitrine da Observatory em Atenas e na Bélgica na Clinic (Antuérpia) e Ferrent (Bruxelas).
Há mais de três anos, a Melissa integra o calendário das principais feiras nos mercados europeu, asiático e americano e comemora a excelente repercussão, a cada nova coleção. Os destaques ficam por conta da participação na Tranöi (Paris), White (Milão), Bread and Butter (Barcelona), Project (Las Vegas), Pure (Londres) e Who’s Next (Nova Iorque).
Tecnologia

A Melissa é apaixonada pelo novo e seu principal desafio é aliar tecnologia de ponta ao design, dando aos seus produtos novas formas, cores e acabamentos.
Hoje, a Melissa utiliza o Melflex em sua fabricação. Esse material é o melhor termomoldável flexível que existe, pois além de resistente, o MelflexÒ oferece muito mais conforto e suavidade ao toque.
Os acabamentos também mereceram atenção especial, e o processo 3DBÒ é hoje empregado na fabricação dos modelos da marca. 
Este é o processo que torna possível estampar conteúdo na superfície dos diversos produtos da Melissa. 

Outra novidade foi o flocado, presente em inúmeros lançamentos do Inverno 08 da marca, a cobertura aveludada dá um ar muito mais sofisticado e inovador.
Vale ressaltar ainda, um patrimônio da Melissa, seu inconfundível “cheirinho”. Motivo de orgulho,é a única empresa de calçados no mundo que aplica aroma no produto.
  Post dedicado especialmente a minha amiga pop*:

*Yara Castro* (tt: @yaracatroSLZ)

Que é praticamente “a-l-u-c-i-n-a-d-a” por estas tais Melissas,
Deve ter quase todos os modelos...kkk

Bjo amore,

Bom dia!

Andreh Carvalho

Um comentário:

  1. uhahsuahuah genteee ameiii!!!!! olha pq tu não me falou que eu te mandava uma foto da minha colê. =)

    ResponderExcluir