Há o poledance artístico, que visa mais ao lado acrobático e é incorporado principalmente em espetáculos de performance, no circo etc. E também o poledance sensual ou erótico, que é o que se vê nos strip clubs e que visam mais ao lado erótico e sensual.
Tem sua origem ligada à prática do mallakhamb (homem de força), uma espécie de ioga praticado num poste de madeira e com cordas, ginástica tradicional indiana. Também é relacionado ao pole dance o mallastambha, onde os lutadores de luta livre ganhavam massa muscular.
O pole dance é considerado uma forma reconhecida de exercício e pode ser utilizado como uma ginástica. Reconhecidas escolas de ginástica estão agregando este baile como parte de seu repertório elevando assim sua popularidade. Também é catalogado por alguns como uma arte cênica. Um exemplo de pole dance com desempenho de arte cênica pode ser visto em Montreal, concretamente no Cirque du Soleil. Neste circo, acrobatas vestidos de múltiplas cores realizam esta prática, que inclui movimentos que implicam numa grande quantidade de força e habilidade.
Pole dance na mídia
Comum em filmes americanos eróticos, tais como Striptease, protagonizado por Demi Moore e I Know Who Killed Me, com Lindsay Lohan, o pole dance também foi destaque em novelas brasileiras. A novela Dance, Dance, Dance, exibida na Band, teve, em seu último capítulo, uma cena onde Sofia (Juliana Baroni) dançava pole dance para salvar a Fundação Verônica Marques.
Flávia Alessandra, na novela Duas Caras, da Globo, teve seu personagem Alzira dançando em uma barra, utilizando um tapa-sexo de couro.
A top model Kate Moss dançou no mastro em um videoclipe do grupo de rock White Stripes. O pole dance também já apareceu no clipe Gimme More da cantora pop Britney Spears.
Na Romênia, em Bucareste, uma stripper foi destaque na mídia ao aparecer dançando num metrô utilizando os canos do transporte na sua performance. Ela se despia ao som do filme Ou tudo ou nada e pedia dinheiro no final da apresentação.
Madonna, nos shows ocorridos em dezembro de 2008 nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, efetuou movimentos numa barra no palco ao ritmo do hit Into the Groove.
Miley Cyrus também fez movimentos no cano na apresentação do single Party in the USA no Teen Choice Awards de 2009.
A designer Heather Thomson, na Semana da Moda de Nova Iorque, ocorrida em setembro de 2008 em Manhattan, escolheu dançarinas da região para desfilar sua linha de lingerie Yummie Tummie. As dançarinas trabalhavam em stripclubs.
Barra de show
As barras disponíveis para uso nos clubes proporcionam efeitos visuais. Estes postes podem ser decorados com plástico ou tinta, contêm água, brilho e materiais especiais que aparecem quando se utiliza em conjunto com a iluminação estroboscópica, assim como a iluminação oculta em sua base de vigas. Geralmente, as barras são feitas de aço inox.
O pole dance tem se transformado em uma nova e cada vez mais popular forma de exercício, no qual as mulheres (e às vezes os homens) usam como rotina de ginástica. Esta forma de exercício aumenta a força superior do corpo (utilizando o próprio organismo como resistência), trabalha a flexibilidade e a coordenação motora e também tonifica o corpo como um todo, trabalhando de forma mais intensa panturrilha, abdômen, bíceps, tríceps e coxas.
Como qualquer arte marcial, dança ou atividade física, o pole dance também possui uma nomenclatura para os movimentos, com algumas diferenças de um país para outro, mas mantendo aproximadamente o mesmo significado. O pole dance tem por volta de 300 movimentos[1] e combinações, sendo que cada uma desenvolve a seu tempo. As turmas são divididas em básico, intermediário e avançado. (I,II,III E MASTER).
Abaixo, de maneira não exaustiva, alguns dos movimentos:
Básico
É o primeiro contato com a barra, onde se aprendem as posturas. Com os giros, a musculatura vai sendo fortalecida para o próximo nível.
- Fireman Básico e Cruzado
- Chair ou Cadeira
- Carrousel
- Seat básico
- Seat glamour
- Back Hook
Esse é o nível onde se iniciam as inversões e quando as mudanças no corpo começam a se tornarem significativas.
- Inversão Básica
- Inversão split
- Crucifixo invertido
- Cradle Split ou Berço Split
- Seat Split ou pernas brincalhonas
Nesse nível, começam os movimentos mais difíceis, movimentos conjugados onde a performance já é bem notável.
- Escorpião
- Geminis
- Butterfly
- Basic Teddy
- Hand Stand: atitude e flecha inclinada, entre outros.
Neste nível, os movimentos exigem extrema força, resistência, flexibilidade e técnica. São movimentos que requerem muito treino e muita prática.
- Death Lay
- flag pole
- starfish
- twisted handspring lift
Street Pole Dance
O street pole dance é uma modalidade de pole dance praticada na área urbana, utilizando os postes que sustentam as placas de sinalização de trânsito. Nessa modalidade, as dançarinas utilizam roupa adequada para não machucar a pele nos postes pintados, como a calça jeans e tênis.
Menos comum mas também praticada é o street pole dance em meios de transporte urbanos. Geralmente é realizado em metrôs ou trens devido à existência de barras metalizadas com a finalidade de apoio e segurança aos passageiros. As pole dançarinas penduram-se nos canos e realizam os movimentos ao redor das pessoas que usam o meio de transporte rotineiramente.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pole Dance é muito legal, além de brincar com Sensualidade,
deve dar muita força física...
Tente fazer...Mas com cuidado pra não cair, por favor...kkk
tt: @andreh_carvalho
Boa Tarde!
Feliz Aniversário
Zilfa Pacheco...Adoro você, amor! Bjão
Andreh Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário