domingo, 29 de maio de 2011

*A MODA por Gustavo Sarti*


Estreou neste último domingo o quadro "Raio X da Moda" no "Tudo é Possível". da Rede Record. 
Assinado por Gustavo Sarti, "Raio X" falará da moda das celebridades, julgando-as corretas ou erradas em relação ao momento e horário de se usar certas roupas.

Gustavo já passou praticamente pelas maiores emissoras do país. Começou em 2003 com Adriane Galisteu, na Record e teve passagens memoráveis no "Atualíssima", de Leão Lobo e Rosana Hermann, na Band, em 2008. "O que sempre priorizei é a responsabilidade diante da informação e em criar formatos em que o telespectador possa aprender a lidar com a moda para ser mais feliz", explica.
Sobre Ana Maria Braga, tida por muitos como uma pessoa sem noção ao escolher o seu figurino, Gustavo concorda e explica. "Ela escorrega algumas vezes ao ousar com peças justas demais ou curtas e é criticada por estar em um programa matutino", conta. 

Confira a entrevista:

Pra você, o que significa a palavra ‘moda’?
 Moda é tudo aquilo que representa um estilo de vida. São símbolos como a roupa, a decoração e o design. Tudo isso faz parte do universo da moda. Mas “estar na moda” é diferente! Significa usar da moda a favor do seu tipo físico valorizando seus pontos fortes e escondendo pontos fracos. Também é estar vestido de acordo com o contexto e situação e saber usar do estilo a favor de sua imagem profissional. Moda é tudo o que é criado e “Estar na Moda” é uma questão de escolher o que fica bem em você levando em conta seu estilo de vida.

A televisão é um poderoso veículo de comunicação, que durante todo o tempo define o que o brasileiro vai usar, que brinco combina mais, que sapato fica melhor... Para você, qual o limite para a intervenção da TV na “moda” dos brasileiros?
Não há dimensão desse limite já que a grande maioria das pessoas se informa e busca entretenimento através da Tv aberta o que a faz servir de referência. O importante é ensinar o telespectador a filtrar e escolher. Afinal, o tipo físico ou o estilo de vida da telespectadora pode não ser o mesmo de quem está no vídeo, especialmente nos figurinos de novela ou de apresentadoras.
Eu acho que minha responsabilidade – como consultor de moda da segunda maior emissora do país – é bem mais do que informar o que está em alta. É mostrar que tipo de pessoa terá seu corpo valorizado e atentar a todos que a moda das passarelas não é algo impositivo. Ao contrário, o poder está na mão do consumidor em escolher e abdicar do que não lhe convém. Ninguém deve aderir a uma moda que não lhe favorece!
Além disso, moda não é uma ciência exata e há diferentes interpretações e pontos de vista. Faço questão de fazer do meu blog um espaço democrático onde todos podem opinar, concordar ou discordar. Esse é o verdadeiro cenário da moda, que trata cada um diferente do outro.

De 2003, quando você trabalhava, na Record, ao lado de Adriane Galisteu, até hoje, 2011, o que mudou? O Brasil evoluiu no figurino usado pelo povo?
A moda evoluiu muito em várias frentes.
Do ponto de vista mercadológico a concorrência fez com que as tendências de moda se popularizassem e deu mais acesso às diferentes classes sociais. Moda hoje não é uma condição apenas da classe média/alta. Todos podem se vestir bem e ter acesso ao chamado fast-fashion (moda que se renova constantemente).
Em termos de qualidade houve um salto significativo especialmente nas tecnologias dos tecidos e diferentes aplicações. E nesse aspecto o Brasil não está atrás de nenhum país do mundo. Temos ótimas indústrias com qualidade inquestionável. A moda brasileira ainda é cara pela carga tributária, como tudo em nosso país.

Você já participou da Rede Globo, com Ana Maria Braga, que é dita por muitos como ‘brega’. Qual a sua opinião sobre o que é ser “brega” num país com tanta variedade cultural?
Ser brega é não ter noção do seu corpo ou de sua função na sociedade. É usar uma peça das passarelas sem perceber que não combina em nada com seu biótipo ou ignorar os padrões que a sociedade espera de determinados profissionais. Ana Maria não é brega. Ela escorrega algumas vezes ao ousar peças mais justas demais ou curtas e é criticada por estar em um programa matutino. Evidente que a Hebe não poderia usar suas produções em uma atração vespertina, isso seria brega. Mas a noite, em um programa glamuroso, cabe usar brilho de forma exagerada. Tudo é uma questão de contexto.

Você tem um dos maiores portais de moda do país. Como a internet pode influenciar no tipo de moda que o brasileiro decide adotar?
A internet é o segundo maior veículo na busca de informações no mundo, permite atualização rápida em tempo real e a moda cada vez muda mais rápido! Mas, na minha opinião a maior vantagem da internet é a interatividade. Adoro saber a opinião dos milhões de internautas que acessam meu blog no R7 e perceber a diversidade de opiniões e estilos.  É muito bom contar com um espaço democrático, já que na Tv as pessoas apenas recebem nossa informação sem poder ponderar suas próprias percepções.

Band, Record, Globo, SBT. Você já passou pelas maiores emissoras de televisão do Brasil com seus quadros. Qual a abordagem e o espaço que cada uma dá ao tema?
Moda é um assunto presente em todos os veículos de comunicação. Cada um tem sua linha editorial e forma de tratar o tema. Penso ser muito válida essa diversidade já que é um assunto subjetivo que permite várias interpretações. Na Record temos muitas possibilidades (que vão desde o jornalismo até os programas de entretenimento). O que sempre priorizei é a responsabilidade diante da informação e em criar formatos em que o telespectador possa aprender a lidar com a moda para ser mais feliz e nas suas relações com a sociedade. Tenho muito orgulho em estar na Record e poder levar conteúdo à casa de milhões de brasileiros.
Para finalizar, e fazendo um rápido trocadilho com o nome do seu livro, basicamente, "o que toda mulher precisa saber de moda"?
Não existe uma regra genérica. O mais importante é conhecer o próprio corpo para identificar o que pode valorizá-lo e reconhecer que a moda pode servir como referência de sua personalidade e de suas intenções. Portanto, saber comunicar a imagem correta é muito importante.

Fonte:
http://portalps.virgula.uol.com.br/noticias/exclusivo/8284/ana-maria-braga-ousa-num-horario-que-nao-poderia-ousar-diz-colunista-do-tudo-e-possivel-ao-portalps.html

É, realmente o cara "manja' de MODA!
Sabe tudo!

Bjks
Andreh Carvalho

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